Uma paisagem pincelada de verde onde o ar que se respira purifica o corpo e a alma, Sistelo é tudo isto… e muito mais!
Deambule pelas ruelas de Sistelo e aprecie a Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo, a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as Capelas de Santo António, de São João Evangelista, da Senhora dos Remédios e da Senhora do Carmo.
Sistelo é vencedora nacional das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Rural, em mais uma distinção da sua originalidade e encanto. Sistelo , antiga póvoa medieval, guarda ainda toda a beleza rural ancestral.
Conhecida como o pequeno Tibete português, tem nos seus fabulosos socalcos uma marca identitária única em todo o país; moldados durante centenas de anos pela intervenção humana, são o ex-líbris da povoação e verdadeiros símbolos do convívio secular entre Homem e Natureza, criando uma paisagem de características e únicas.
A aldeia tem cerca de 300 habitantes e um cenário marcado por moinhos, espigueiros, caminhos, calçadas, cortelhos, habitações de granito e os socalcos, sendo estes elementos exemplo da forma como as populações, durante séculos, ultrapassaram as difíceis condições orográficas naquele vale encaixado no rio Vez. Para além deste património edificado, com indiscutível valor histórico, cultural e estético, a população de Sistelo é guardiã de conhecimentos, de práticas comunitárias e da historia