10 países mais antigos do mundo

10 países mais antigos do mundo

No dia 5 de outubro de 1143 o Rei Afonso VII de Leão e Castela reconheceu oficialmente a independência do reino forjado à sua custa por D. Afonso Henriques. Desta data nasceu o ditado, que durante anos os alunos eram obrigados a memorizar: 1143, quem não conhece esta data não é bom português

Na história da independência de Portugal existem duas grandes datas. A primeira diz respeito ao reconhecimento por parte de Afonso VII, de Leão e Castela. A segunda, celebrada esta quinta-feira, é a do reconhecimento papal.

 Segundo esta contagem, Portugal está neste momento a caminho dos 845 anos

A verdade, porém, é que aos olhos do mundo de então o mero acordo entre dois reis não tinha valor enquanto não fosse selado com reconhecimento papal. Depois de 1143 a emergente diplomacia portuguesa pôs-se no terreno para obter essa bênção, com D. Afonso Henriques a declarar-se vassalo do sucessor de Pedro. Entretanto, na faixa Atlântica da Península Ibérica procedia-se à reconquista, expulsando os mouros, sabendo que quanto mais esse projeto avançasse, maior o reino, menor a ameaça futura e mais provável seria o Papa ver o novo país como consolidado.

 

Foi no dia 23 de maio de 1179, há precisamente 844 anos, que chegou a tão aguardada bula papal, conhecida pelo nome Manifestis Probatum” em que o Papa Alexandre III, eleito 20 anos antes, deu finalmente o seu assento ao Reino de Portugal.

 

1- Japão

Japão é o país mais antigo do mundo, tendo sido formado em 660 a.C.

 

2- China

O país mais populoso do mundo, a China, é o segundo país mais antigo do mundo. A unificação do país aconteceu no ano de 221 a.C.

 

3- França

Com uma população de quase 70 milhões de pessoas, a França é o terceiro país mais antigo do mundo. O Tratado de Verdun, assinado em 843, determinou sua criação.

 

4- Dinamarca

Dinamarca tem uma população total de 5 milhões de pessoas e alcançou a independência em 958. Em 2001, o porto de Copenhagen, capital do país, se fundiu com o porto de Malmö para criar o Copenhagen Malmö Port, que se destaca atualmente como destino de cruzeiros.

 

5- Áustria

A população total da Áustria é mais de 8 milhões de pessoas. As origens da Áustria moderna remontam ao tempo da dinastia de Habsburg, quando a maioria do país estava sob o Sacro Império Romano. A Áustria é independente desde 976.

 

6- Hungria

A população total da Hungria é de quase 10 milhões. O povo húngaro tem vários subgrupos, segundo suas características linguísticas e culturais locais. O país é independente desde o ano 1000.

 

7- Portugal

Portugal tem atualmente cerca de 10 milhões de habitantes. Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique, D. Afonso Henriques afirma-se como rei de Portugal e com o apoio dos nobres portugueses é aclamado como rei soberano. Nascia, em 1139, o Reino de Portugal. O sétimo país mais antigo do mundo. A independência de Portugal foi consolidada em 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora.

 

8- Mongólia

Independente desde 1206, a Mongólia tem pouco mais de 3 milhões de pessoas e não possui costa marítima, está localizado na Ásia Oriental e Central. Ulan Bator atualmente é a capital e cidade mais populosa do país!

 

9- Tailândia

Tailândia tem mais de 68 milhões de pessoas. A população do país é em grande parte rural, e é concentrada nas áreas de cultivo de arroz. O país alcançou a independência em 1238.

 

10- Andorra

Andorra é um dos menores países da Europa e está situada entre a fronteira espanhola e francesa. Sua população total é de cerca de 72 mil pessoas. Tornou-se independente em 1278.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa

Os 18 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa

Praia de Ferragudo AlgarveCom o seu casario branco, que desce até às margens do rio Arade, Ferragudo é uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente a Portimão, localidade com a qual em tempos idos partilhava a responsabilidade da defesa da costa. Esta tarefa estava atribuída às fort...
O que visitar em Guimarães os 15 melhores locais

O que visitar em Guimarães os 15 melhores locais

Castelo de Guimares, onde tudo comeou aqui nasceu PortugalSituada no distrito de Braga, a pitoresca cidade de Guimarães é um dos mais importantes destinos históricos do país. D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, escolheu esta antiga cidade romana como capital do Reino de Portugal após a sua vit&oacut...
Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos

Os 9 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos

Praia da Batata Lagos AlgarveA poucos metros do centro histórico da cidade de Lagos, a acolhedora Praia da Batata é ideal para quem não gosta de se sentir isolado. Com ótimas infraestruturas de apoio e rodeada de diversos equipamentos de lazer, entre os quais o Clube de Vela de Lagos, esta praia é palco de regatas...
As 15 melhores actividades para fazer e visitar em Faro

As 15 melhores actividades para fazer e visitar em Faro

Praia da Culatra Parque Natural da Ria Formosa Faro Algarventegrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que separam o mar da Ria. Sendo apenas acessível por barco a partir de Olhão, não se encontram aqui veículos motorizados, reinando a paz e tranquilidade num ambiente prop...