As Caraíbas portuguesa o segredo mais bem guardado de Portugal

As Caraíbas portuguesa o segredo mais bem guardado de Portugal

Ria Formosa tudo o que escrevermos corre o risco de, rapidamente, estar desatualizado: é que o Parque é formado um sistema de lagoas único e em permanente mudança, dependente do movimento contínuo dos ventos, das correntes e das marés.

 

Foi recentemente eleito como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e essa distinção já nos poupa muitas palavras: as suas cinco ilhas e as duas penínsulas são de uma beleza ímpar e é obrigatório visitá-las se estiverem pelo Algarve.

 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por IgersPortugal (@igersportugal)

 

 

 

Esta diversidade de ecossistemas atrai uma fauna variada que inclui numerosas espécies de aves como a galinha-sultana, símbolo do Parque Natural. Se quiser admirar esta ave de plumagem vistosa e saber tudo sobre a área protegida, comece a sua visita pelo Centro de Educação Ambiental de Marim, que lhe indicará os trilhos pedestres mais apropriados e os observatórios onde se pode esconder para apreciar o dia-a-dia das várias espécies. O Parque organiza também passeios numa barca tradicional antigamente utilizada na pesca do atum.




 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Algarve Shots (@algarveshots.pt)

 

Uma das espécies mais simpáticas que aqui pode encontrar, é o cão de água português. Trata-se de uma raça de cães de pelo comprido, que ajudavam os pescadores na sua faina, mergulhando e apanhando o peixe que ficava preso nas redes.

Além da pesca, a extração de sal e a apanha de moluscos e bivalves são as atividades tradicionais das populações da Ria que, com sabedoria e arte, criaram deliciosas especialidades gastronómicas, como a sopa de peixe ou o arroz de lingueirão, que poderá saborear tranquilamente nos restaurantes à beira-mar.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Cristina Lira (@portugalmechama)

 

A Ria Formosa é um sapal situado na região do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 km desde a praia do Ancão até à praia da Manta Rota.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 15 melhores locais para visitar em Lagoa

Os 15 melhores locais para visitar em Lagoa

Praia do Barranco (Lagoa) AlgarveAs águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviço...
Os 10 melhores lugares para visitar em Braga

Os 10 melhores lugares para visitar em Braga

Museu Regional de Arqueologia Dom Diogo de Sousa BragaO Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa é um museu de arqueologia localizado em Braga, Portugal. Criado em 1918 e revitalizado em 1980, o Museu D. Diogo de Sousa é um museu de arqueologia, aberto ao público desde Junho de 2007 num edifício construído de r...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Beja

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Beja

Fluvirio de Mora aqurio AlentejoO Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento e importância da sua biodiversidade, e sua relação com a humanidade. Situa-se no Parque Ecológico do Gameiro, freguesia de Cabeção...
7 principais pontos turisticos de Bragança

7 principais pontos turisticos de Bragança

Castelo de BraganaO Castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança, em Portugal. Em Trás-os-Montes, no extremo nordeste do paí­s, à margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos po...