Tem 50 habitantes aldeia que acorda cheia de neve no interior de Portugal

Tem 50 habitantes aldeia que acorda cheia de neve no interior de Portugal

Portugal de branco. onde neva em Portugal Vila Real ficou debaixo de um manto de neve e os monumentos esconderam-se, locais onde neva em Portugal.

As previsões detalhadas e fiáveis destas quedas intensas de neve são muito importantes, especialmente para os serviços de inverno. Os experientes meteorologistas da Central meteorológica adaptam continuamente as previsões de queda intensa de neve para Portugal de forma manual, garantindo assim que elas estejam sempre atualizadas




Piódão

 

A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”. 

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Piódão NaTour (@piodao_natour)

 

Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais. A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local.

 

Chegados à Serra do Açor, o Piódão, é o postal ilustrado perfeito do Inverno português. A encosta, a sua igreja branca a brilhar, as luzes nas janelas das casas em patamares e a alvura da neve, criam um cenário único e irrepetível. Visite anda Foz D’ Égua, a 4km, uma aldeia num belíssimo estado de conservação, no cruzamento de vários rios e ribeiras.

 

 




Enquanto percorremos a Serra do Açor, ao mesmo tempo que nos deixamos encantar pelo aspecto majestoso e puro da paisagem, a curiosidade e a impaciência invadem-nos. Piódão teima em permanecer escondido para, inesperadamente, deslumbrar com a sua arquitectura, que tão bem exemplifica a capacidade que temos para de forma harmoniosa nos adaptarmos aos mais inóspitos e também mais sublimes locais. Como se de um presépio se tratasse, as casas distribuem-se em redor dos socalcos, nas quais pontuam o azul e o negro xisto, por entre sinuosas e estreitas ruelas, que em cada canto escondem a história da Aldeia Histórica de Piódão.

 

O Piódão, aldeia esta encaixada na Serra do Açor, na escarpa abrupta moldada numa estrutura de malha cerrada e traçado sinuoso, bem adaptada à rugosidade do espaço envolvente. As pastagens da Serra de São Pedro do Açor, recheada de nascentes, atraíram os pastores lusitanos que ali alimentaram os seus rebanhos. Na época medieval, formou-se um pequeno povoado a que foi dado o nome de Casal Piodam, depois transferido para a actual localização, talvez devido à instalação de um Mosteiro de Cister, de que já não restam vestígios, o que fará remontar o lugar ao séc. XIII. A este mosteiro poderá estar

 

A quase totalidade das casas em xisto, com portas e aros azuis nas janelas, confere uma cor escura e, ao mesmo tempo, luminosa à aldeia que nos recebe com uma lindíssima igreja branca e azul com torres cilíndricas rematadas por cones, logo à chegada. É a igreja matriz, que parece um convite para entrar num conto de fadas!

Disposta em socalcos, em redor da encosta íngreme onde se insere, constitui um cenário ímpar cheio de belos lugares para visitar: a Eira e a vista a partir dela, a Fonte dos Algares, o forno do pão, a capela de São Pedro, o museu onde também funciona o posto de turismo, todas as escadarias e ladeiras.

As casas têm habitualmente dois pisos, sendo o de baixo dedicado à loja (para arrumos dos produtos agrícolas ainda hoje cultivados e colhidos pela população já muito envelhecida) e o piso superior correspondendo à habitação. Se vir cruzes nas portas, as mesmas invocam Santa Bárbara que protege dos trovões.

 

A população que aqui vive e se instalou a partir do século XV ainda pasta os seus rebanhos, espalha os cereais no local comunitário junto da Eira, sobe a calçada estreita, que recorda os tempos medievais e produz os sabores da terra, nomeadamente o licor de castanha e a aguardente de mel. Tem de os provar e levar para casa!

Visite esta aldeia e sinta-se parte desta população tão hospitaleira. Se for no verão, dê uns mergulhos na agradável praia fluvial.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores locais para visitar em Matosinhos

Os 10 melhores locais para visitar em Matosinhos

Praia do Cabo do Mundo Perafita - Matosinhos Rodeada de dunas atravessadas por passadiços de madeira que facilitam o acesso ao areal, a Praia do Cabo do Mundo tem a particularidade de possuir uma zona rochosa que parece fazer a separação entre o mar e a areia e lhe acrescenta uma beleza especial. A Praia do Cabo do Mundo tem ...
Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Museu de Arte Popular LisboaO Museu de Arte Popular localiza-se junto ao rio Tejo, entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, na freguesia de Belém, concelho e Distrito de Lisboa, em Portugal. De 2014 a 2016 as salas de exposição estiveram encerradas, encontrando-se apenas aberta a loja. No dia 14 de d...
Os 9 melhores lugares para visitar na Ilha de São Miguel

Os 9 melhores lugares para visitar na Ilha de São Miguel

Praia de Corpo Santo Ilha de So MiguelCom o casario de Vila Franca do Campo como cenário de fundo, a Praia do Corpo Santo tem acesso direto a partir do centro da localidade. Com um areal pequeno e aconchegado, esta praia é segura e ideal para crianças. Mesmo em frente e acessível por uma curta viagem de barco, situa-se ...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Vila do Bispo

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Vila do Bispo

Praia da Figueira Vila do Bispo, AlgarveA Praia da Figueira é uma praia na freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, Algarve, em Portugal. Está localizada a oeste da Praia da Salema. O acesso por automóvel implica deixar o carro a cerca de 500m da praia, sendo o posterior acesso pedonal feito através de um trilho ...