As 7 melhores coisas para fazer no inverno em Lamego
Praia fluvial de Fornelos aldeia de Fornelos Santa Marta de Penaguião
A Praia Fluvial de Fornelos localiza-se na aldeia de Fornelos (Santa Marta de Penaguião), Vila Real tendo sido inaugurada em 1998.
A Praia Fluvial de Fornelos é um local idílico e aprazível, junto às águas límpidas do Rio Aguilhão que divide a Freguesia de Fornelos e Louredo. Embora no lugar de Barreiro (freguesia de Louredo) na margem esquerda daquele rio, os proprietários dos terrenos são de Fornelos. As autarquias fizeram valioso investimento para as populações do Concelho (as destinatárias do progresso) e também para as de fora dele. É que a praia fluvial também tem utentes de Vila Real. A Praia Fluvial de Fornelos foi inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, em 12 de Julho de 1998. E é um belíssimo espaço de lazer, de agradável frescura, com um açude no rio que serve de piscina natural. Na zona envolvente (e vedada) uma parte relvada para banhos de sol, e as estruturas de apoio: casas de banho, lavabos, e um bar. Um pólo (e centralidade turística) que serve com maior vantagem as duas freguesias vizinhas e amigas de Louredo e Fornelos.
Sé de Lamego
A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitectura reflecte as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.
Escadarias mais impressionantes do mundo Escadaria da Barragem de Varosa fica em Portugal
The dam of Varosa is near Lamego and was built in 1976. They are so steep stairs that the difference between running or climbing is not big !! Arriving at the east end of this concrete engineering, we see, on the opposite side, a disorderly snake rising and falling, a cut-out cut into a steep, well-framed granite valley.
Ponte da Cavada Velha
Pela quantidade de pontos de interesse que encerra, Castro Laboreiro merece que lhe dispense algum do seu tempo… A Ponte da Cava da Velha, também conhecida como Ponte Nova, é um desses locais.
Esta ponte romana ergue-se sobre o rio Laboreiro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Foi originalmente construída por volta do século I e mais tarde, na época medieval, foi adaptada, sendo transformada numa ponte com tabuleiro em cavalete e dois arcos. Desta construção medieval pode-se ainda vislumbrar o pavimento composto por grandes lajes e guardas de cantaria que ligam, dos dois lados, a uma calçada romana.
É o santuário mais bonito de Portugal Nossa Senhora dos Remédios
Dos tempos medievais dão testemunho o castelo, no alto da cidade. Com vista para a cidade o sumptuoso e monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios, que no alto dos seus 600 metros responde ao apelo dos crentes aflitos, concedendo remédio para os seus males.
Castelo de Lamego
O Castelo de Lamego, no Riba-Douro, localiza-se na freguesia de Almacave, cidade e concelho de Lamego, distrito de Viseu em Portugal.
Castelo originalmente de montanha, atualmente os seus dois panos de muralha, interna e externa, inserem-se na malha urbana. Ex-libris da cidade, do alto de seus muros podem-se avistar as águas dos rios Coura, Balsemão e Varosa.
Sobre a antiguidade do Castelo de Lamego, quase todos os autores consultados referem que o castelo "é obra de mouros" e anterior à fundação da nacionalidade. Do primitivo, apenas subsistem a torre de menagem (séc. XII), parte da velha muralha e a cisterna (séc. XIII).
Museu de Lamego no centro histórico da cidade de Lamego
O Museu de Lamego encontra-se no centro histórico da cidade de Lamego, no antigo Paço Episcopal, um edifício reconstruído na segunda metade do século XVIII, sob o patrocínio do bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira.
Hoje o Museu de Lamego é uma importante referência no panorama regional, nacional, e mesmo internacional, dada a qualidade e a singularidade de algumas das obras de arte que possui, assumindo especial relevância os objetos classificados em 2006 pelo Estado Português como Tesouros Nacionais: um sarcófago medieval, decorado com uma cena de caça, em baixo-relevo; os painéis que Vasco Fernandes pintou para a Sé de Lamego, entre 1506-1511; o conjunto de tapeçarias flamengas, tecidas em Bruxelas na primeira metade do século XVI, e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII.
O Museu de Lamego encontra-se instalado no antigo paço episcopal, num imponente edifício que se situa no largo de Camões, na «baixa» da cidade, onde se concentram diversos edifícios de significado histórico – constituindo a Catedral a norte do edifício o mais importante – e diversas casas solarengas dos séculos XVII e XVIII que albergam atualmente diferentes serviços.
Em frente ao largo de Camões situa-se uma das principais artérias da cidade, que se estende por um jardim e avenida arborizados que culminam no arranque do monte de santo Estêvão, dominado pelo monumental escadório, que faz a ligação do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios à cidade.
À direita, situam-se o antigo Seminário Jesus, Maria, Ana, um edifício dos séculos XVIII e XIX que é atualmente propriedade do Exército Português, e o Teatro Ribeiro Conceição, que ocupa um palacete setecentista, que foi Hospital da Misericórdia.