Os 10 melhores mercados de Natal de Portugal

Os 10 melhores mercados de Natal de Portugal

Todos os anos as nossas casas enchem-se de pinheiros e iluminações para celebrar o Natal. Além disso, as cidades de norte a sul do país são preparadas para receber a temporada festiva. Contudo, com inúmeras propostas, muitas famílias ainda não sabem o que fazer ou visitar neste Natal em Portugal.

No último mês do ano, pais e filhos partem à descoberta das principais atrações turísticas de Natal em Portugal. Há quem goste de caminhar por entre as luzes de Natal, outros preferem descobrir os presépios gigantes e há ainda quem privilegie o calor humano sentido nos tão pitorescos mercados de Natal.

Seja qual for a escolha, temos a certeza que o Natal em Portugal é a festa mais desejada por todos, pois permite viver momentos de contínua partilha e alegria. Toma nota das nossas sugestões sobre o que fazer no Natal e desfruta de cada minuto.

Atrações de Natal em Lisboa

Há muitas atrações de Natal em Lisboa  que te farão apreciar a magia desta época. O Natal em Lisboa é especial, não só pelos mercadinhos de Natal que reúnem milhares de pessoas, como pelo facto das praças mais simbólicas receberem iluminações.

Podes, por exemplo, planear com entes queridos um roteiro para conhecer as decorações de Natal em Lisboa.

Luzes de Natal em Lisboa

As luzes de Natal em Lisboa têm ganho admiradores e fazem a capital brilhar mais intensamente. Este ano, as luzes de Natal acenderam no dia 19 de novembro e podem ser vistas um pouco por todo o centro histórico até inícios de janeiro. Podes começar por observar a enorme Árvore de Natal do Terreiro do Paço, com 30 metros de altura, e caminhar depois por entre as luzes de Natal do Chiado e do Rossio. Se tiveres tempo aproveita para subir a Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal.

iluminação de Natal em Lisboa demarca-se pela aposta na sustentabilidade, ao contar com 2 milhões de lâmpadas LED de baixo consumo. São mais 210 km de luzes que permitem colocar Lisboa no teu mapa de Natal.

Natal na Wonderland Lisboa

Gostas de parques temáticos de Natal? A Wonderland Lisboa, no Parque Eduardo VII, continua a ser uma das principais atrações turísticas de Natal em Portugal.

Para a edição conta com uma Roda Gigante, uma pista de patinagem no gelo, um mega trampolim do Buzz Lightyear, um comboio de Natal e uma aldeia de Natal com várias barracas onde podes saborear doces tipicamente portugueses.

 

Vila Natal em Óbidos 

A uma hora de Lisboa encontra-se um dos burgos medievais mais fascinantes da Península Ibérica: Óbidos. Durante a temporada natalícia, o local veste-se de costumes com a Vila Natal de Óbidos

Vila Natal em Óbidos é uma paragem obrigatória para quem sonha com as mais divertidas atividades em família. Há uma rampa de gelo para deslizar a altas velocidades, uma pista de gelo de grandes dimensões e também um carrossel. O Natal pode ser inclusive um período de aprendizagem, portanto fica atento aos diferentes workshops planeados no âmbito desta Vila Natal de Óbidos.

 

Se estiveres perdido, pede ajuda aos duendes e outros seres natalícios espalhados pela vila e diverte-te com jogos incríveis. Os bilhetes na Vila Natal de Óbidos

Cidade Natal Leiria

O feitiço de Natal está de regresso ao centro do país, mais precisamente na cidade Natal de Leiria. Até janeiro, Leiria recebe uma das exuberantes atrações de Natal em Portugal, conciliando a decoração das avenidas e praças - são mais de 1,25 milhões de lâmpadas - com dezenas de eventos. 

Os principais pontos do projeto Leiria Cidade Natal são o comboio de carril no Jardim Luís de Camões, onde também decorre a iniciativa Jardim Solitário, a pista de gelo no Largo Paulo VI ou a Casa do Pai Natal na Praça Rodrigues Lobo. 

O espetáculo de fogo de artifício do Leiria Cidade Natal é outra das razões pelas quais deverás colocar esta cidade no teu roteiro de Natal por Portugal.

O melhor presépio de Natal em Portugal 

Obviamente não poderemos falar de Natal sem presépio. Por isso, o que achas de visitar o presépio de Natal gigante no Sabugal? Este é o maior presépio de Portugal: está presente no Largo da Fonte da cidade e ocupa 1.100 metros quadrados (m2).

Além das icónicas personagens do presépio de Natal, a recriação tem elementos naturais, desde musgos a troncos de castanheiros, que ultrapassam as 500 toneladas. A par do Sabugal Presépio, decorre o mercadinho de Natal desta cidade de dezembro a janeiro, onde estarão à venda vários produtos e artesanato da região.

Circo de Natal no Porto

circo de Natal no Porto espalha diversão na cidade Invicta desde 1941, sendo precisamente uma das mais antigas atrações de Natal de Portugal. De de dezembro a janeiro, o Coliseu Porto Ageas recebe o Circo de Natal do Porto com momentos de dança, malabarismo, acrobacia, trapézio e claro de muitas gargalhadas. 

Circo de Natal no Porto inicia o seu espetáculo às 21h (com abertura das portas às 20h) e os preços variam entrem os 8€ e os 18€. 

É fácil perder a conta às atrações natalícias no Porto. Antes de entrar no circo podes desembrulhar as surpresas do centro histórico da cidade portuense, com um projeto de iluminação na Avenida das Tílias e com o lançamento de flocos de neve na Rua de Cedofeita e da Rua das Flores, uma novidade deste ano.

Aldeias de Natal: Valongo, Ermesinde e Cabeça

Entre as principais aldeias de Natal em Portugal, encontramos aquelas estabelecidas em Valongo, Ermesinde e Cabeça.

Nas aldeias de Natal de Valongo e Ermesinde irás deparar-te com a maior árvore de Natal do país, com uns arrebatadores 55 metros de altura ‘plantada’ no Parque Urbano de Ermesinde, e uma bola gigante de Valongo, na Praça Machado dos Santos. São locais de gentes hospitaleiras, que tornam o Natal no norte de Portugal mágico e incomparável.

Já a Aldeia de Natal de Cabeça, no concelho de Seia, permite vivenciar o interior do país de uma maneira autêntica, assente no espírito de comunhão. Designada como a Aldeia de Natal mais ecológica de Portugal, Cabeça utiliza exclusivamente material sustentável resultante da limpeza da floresta do Parque Natural da Serra da Estrela e tudo é preparado pelos seus 170 habitantes.

São eles que vão abrir as portas das suas casas para partilhar as mais cativantes memórias de Natal. Estes enfeites da Aldeia de Natal de Cabeça são dos mais originais do país e podem ser conhecidos de dezembro e  janeiro. Através deles poderás ganhar inspiração para as decorações de Natal da tua casa.

Os melhores mercados de Natal em Portugal

Em praticamente todas as cidades do território português podes saborear tradicionais comes e bebes nos mercados de Natal. Sem esquecer que são espaços ideais para quem pretende comprar os presentes mais criativos.

Entre os melhores mercados de Natal em Portugal destacamos o mercado de Natal do Ribatejo Interior, o mercado de Natal de Águeda onde encontras o mais pequeno Pai Natal do mundo o mercado de Natal “Castelo Mágico” no interior do Castelo de Montemor-o-Velho ou a Aldeia dos Sonhos em Loulé. Cada um destes mercados deixa transparecer o fascínio dos portugueses pelo Natal.

 
 
Se gostas de viagens de Natal fora do território continental, recomendamos a tão popular Noite do Mercado no Funchal, atração turística imbatível que decorre anualmente em dezembro e onde poderás comprar frutas exóticas e outros produtos tradicionais da Ilha da Madeira ou aquecer o espírito com uma poncha tradicional. Não nos faltam ideias de Natal para passares estas festividades como mereces.







O que visitar e conhecer em Portugal

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Setúbal

As 9 melhores coisas para fazer e visitar em Setúbal

Abul stio arqueolgico de Abul fica em Alccer do SalO sí­tio arqueológico de Abul fica situado na margem direita do rio Sado, na Herdade do Monte Novo de Palma, no municí­pio de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, a cerca de 40 quilómetros a sul de Setúbal. Em Abul encontra-se uma feitor...
As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Lagoa

As 10 melhores coisas para fazer no inverno em Lagoa

Praia do Barranco Lagoa AlgarveAs águas transparentes do litoral de Lagoa atraem milhares de visitantes aos aconchegantes areais, estirados ao longo dos seus 17 km de arribas calcárias. Ao longo das últimas décadas consolidou-se naturalmente o uso de algumas destas línguas de areia que, embora com serviços ...
Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Lagos

Os 15 melhores sitios para ver e visitar em Lagos

Praia do CamiloRodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontrios bastante interessantes. Com as suas guas calmas e cristalinas. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinho e Dona Ana. Esta praia tem camas de sol para aluguar, como tambm h um parque de estaciona...
Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Braga

Os 8 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Braga

Citnia de Briteiros na freguesia de Salvador de Briteiros GuimaresA citânia de Briteiros é um sí­tio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães (a cerca de 15km de distância a Noroeste desta cidade). F...