18 melhores coisas para fazer em Vila do Bispo no verão


Praia da Barriga Vila do Bispo Algarve





Esta é uma praia tranquila, com interessantes recantos originados pelo recorte das arribas. Caminhando para sul é possível alcançar na baixa-mar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com as suas lâminas sobrepostas intensamente dobradas e deformadas, testemunho das forças da natureza a que estas rochas foram sujeitas. 

A Barriga surge após uma curva apertada da estrada, no troço final de um vale largo e muito verde. Até alcançar o areal, atravessam-se relvados naturais que se estendem pela foz duma pequena ribeira e pelas dunas baixas que a circundam.

O areal é amplo, protegido por arribas altas e escuras, fazendo parte de uma faixa contínua de areias que se alonga até ao Castelejo, numa extensão de cerca de 3 km. Assim, caminhando para sul na baixa-mar, é possível alcançar a Praia do Castelejo, passando pela Cordoama, e observar as paredes rochosas, com os seus estratos intensamente dobrados e deformados, testemunho das forças incríveis a que estas rochas foram sujeitas.

Nas arribas, a vegetação é rasteira e resistente à salsugem e aos ventos fortes, substituindo os pinhais jovens que ladeiam o acesso até à praia. Esta é uma praia muito tranquila, com interessantes formações rochosas na linha da maré e muitos recantos originados pelo recorte das arribas.



Praia de Cacela Velha ou Praia da Fábrica Ria Formosa





A praia de Cacela ou praia de Cacela Velha, também designada Praia da Fábrica é uma praia que se situa na extremidade poente da antiga Pení­nsula de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o perí­odo estival e pela beleza das suas paisagens.

 

A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Cabanas, perto da barra de Cacela, e acede-se de barco a partir do Sítio da Fábrica em Cacela Velha. Esta vila histórica, onde vale a pena apreciar o casario muito branco ornamentado com o tradicional azul-cobalto, fez-se rodear por pomares de sequeiro que se estendem em colinas suaves até à ria.

A povoação cresceu em torno duma nora medieval e oferece uma magnífica vista altaneira sobre a Ria Formosa, junto ao Forte D. Paio Peres Correia. Atravessado o estreito braço de ria, o visitante depara-se com uma fina língua de areia, deserta e selvagem, em permanente mutação pela ação do mar e dos ventos. É na mais completa tranquilidade que se pode contemplar a rica flora dunar desta barreira arenosa, apenas interrompida nos locais onde o mar teima em galgar a muralha natural, e as inúmeras aves que nas dunas procuram refúgio, como o borrelho-de-coleira-interrompida, a rola-do-mar, ou a chilreta.



Praia da Baleeira (Vila do Bispo) Algarve





A Praia da Baleeira apresenta um areal de pequenas dimensões, localizado numa ampla baía.A zona Norte é menos propicia para idas a banhos devido aos seixos que tomam o lugar da areia.A Sul, a praia é delimitada por um dos pontões do Porto da Baleeira. 

Praia ventosa, com muitas rochas, localizada junto ao porto, a funcionar como estaleiro, o que faz com que a areia não seja muito limpa e, por isso, não seja muito procurada pelos banhistas. Está protegida pela Ponta da Atalaia, onde, em tempos, existiu uma fortaleza ou uma torre de vigia romana ou árabe, das quais são visíveis algumas ruínas



Praia dos Rebolinhos Vila do Bispo Algarve Costa Vicentina





O Martinhal situa-se para nascente da vila de Sagres e, embora ainda beneficie do abrigo proporcionado pela ponta da Baleeira, pode tornar-se bastante ventoso quando a nortada entra pelo amplo vale que antecede o areal. As águas são porém calmas e convidam à prática de windsurf e de mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos cénicos ilhotes de natureza calcária que se situam ao largo da praia, afamados pelas suas grutas submarinas e vida marinha.

A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro do praia e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale; apenas para nascente as arribas voltam a marcar a paisagem. Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe.

Para nascente do Martinhal, surge um pequeno areal deserto, com acesso pedonal através da urbanização do Martinhal. Trata-se da Praia dos Rebolinhos que deve o seu nome ao calhau rolado que a preenche, os chamados “rebolinhos”.



Praia do Mirouço Vila do Bispo





Se procura uma praia practicamente selvagem,isolada, o Mirouço é o local ideal. Embora seja de acesso dificil, compensa pela beleza e aspecto inóspito.Um local único, um areal pequeno, que não se pode esquecer de visitar quando estiver em Vila do Bispo. 

A Praia do Mirouço apresenta um areal extenso, cuja área diminui bastante durante a maré alta. Quem a frequentar deve prestar atenção aos períodos das marés.As enormes escarpas da falésia encobrem este pequeno paraíso escondido.O acesso é feito por um caminho de terra proveniente da Estrada Nacional 268. Chegado à praia, terá que descer por um trilho na falésia de dificuldade elevada, na zona Sul.



Praia da Manta Rota na Bai­a de Monte Gordo Ria Formosa Algarve





A praia da Manta Rota é uma praia integrada na Baí­a de Monte Gordo e situa-se na extremidade oriental do Parque Natural da Ria Formosa, na freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve, Portugal. É ladeada a nascente pela Praia da Lota e a poente pela Praia de Cacela Velha. Muito frequentada, dispõe de vigilância e equipamentos de apoio durante todo o perí­odo balnear.

Esta é uma praia ampla e de águas cálidas, associada à povoação da Manta Rota, surgindo na continuidade da barreira arenosa que delimita o sistema lagunar da Ria Formosa a nascente. Embora Manta Rota mantenha algum do seu caráter original de terra piscatória, atualmente assume-se como importante centro turístico.

Uma grande praça com zonas de estadia, estabelecimentos comerciais, um parque infantil, o mercado e um centro de artes, oferece muita animação, sobretudo no verão, e dá acesso a vários pontos da praia.A rede de passadeiras e passadiços sobrelevados que parte da praça leva o visitante a percorrer as dunas, permitindo a observação da vegetação dunar desde o interior, onde surgem plantas aromáticas como a perpétua-das-areias e arbustos como o piorno-branco (planta característica do sotavento arenoso), até à frente de mar, onde dominam o estorno e o cardo-marítimo. Embora muito frequentada, esta praia oferece ainda recantos tranquilos, sobretudo nas extremas do areal.



Praia da Almádena Vila do Bispo no Algarve





A Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luís de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau. É de pequena dimensão e estreita na maré cheia

Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.

O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.



Praia do Burgau Costa Vicentina





A Praia do Burgau é uma praia do Algarve, situada na localidade de Burgau, no municí­pio de Vila do Bispo, na sua costa sul, a leste da praia da Salema e a oeste da praia da Luz.

É também conhecida pelas suas argilas com propriedades medicinais.

Integrada na povoação do Burgau, é uma praia de caráter urbano e marca o limite poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório e onde ainda se praticam formas artesanais de pesca, sendo utilizadas artes como o alcatruz, a rede de amalhar ou o aparelho de anzol.Também aqui, à semelhança do que acontece na Salema, é possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o peixe fresco nos restaurantes da povoação.

Os utentes da praia dividem assim o areal com os barcos de pesca e com os equipamentos associadas à atividade piscatória. Para nascente, a arriba acinzentada eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas, marcando a paisagem. A orientação do areal e a disposição das arribas proporciona abrigo dos ventos dominantes e permite banhos tranquilos.



Praia do Castelejo Vila do Bispo





Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia do Castelejo apresenta uma beleza deslumbrante em que as rochas negras de xisto contrastam com as areias douradas. O mar, de ondulação forte, oferece excelentes condições para a prática de surf e bodyboard.

O concelho de Vila do Bispo, devido à sua localização geográfica, é o único concelho do país que possui dois tipos de costa: a costa meridional e a costa ocidental.  A costa meridional, que se estende até ao Cabo de S. Vicente, oferece enseadas e baías com boas condições de abrigo. Fazem parte desta costa, as praias do Burgau, Cabanas Velhas, Boca do Rio, Salema, Figueira, Furnas, Zavial, Ingrina, Barranco, Martinhal, Mareta, Tonel e Beliche. Telheiro, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, Barriga e Murração são as praias da costa ocidental, localizada a norte do Cabo de S. Vicente, sendo bastante recortada e composta por arribas.  

Praia da Mareta Vila do Bispo Sagres Algarve





É a primeira praia da costa meridional, inserindo-se na ampla baía que nasce para leste do cabo de S. Vicente, o que a protege dos ventos e ondulações dominantes. Inserida na vila de Sagres, a Mareta é uma praia urbana e muito frequentada, apreciada por proporcionar banhos calmos e um bom ponto de partida para fazer canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada.

O extenso areal, com quase 800 metros, encontra-se enquadrado por arribas calcárias que se elevam nas extremas da praia, assinalando-se o desenho retilíneo do cabo de S. Vicente a marcar a paisagem. Nestas formações rochosas distinguem-se enormes grutas e as plataformas de lapiás calcário colonizadas por plantas vistosas como o pampilho-marítimo. Caminhando para leste, o areal torna-se mais tranquilo.



Localização: Freguesia de Sagres – Praia Urbana (Sagres)

Acesso Viário: Estrada Pavimentada

Acesso Pedonal: Caminho Consolidado

Estacionamento: Pavimentado; Capacidade Aproximada de 170 Lugares

Tipo: Praia Marítima

Serviços: Cafés; Restaurantes; Aluguer de Cadeiras; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques

Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador

Areal: Areia Branca, com uma extensão de 700m

Dimensões com Praia-mar: 700m de comprimento x 50m de largura

Arribas: Calcários e Margas, abrigadas dos ventos predominantes (Noroeste)

Temperatura média da água: 22ºC – Verão

Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Surf; Bodyboard





Praia da Figueira Vila do Bispo, Algarve





A Praia da Figueira é uma praia na freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, Algarve, em Portugal. Está localizada a oeste da Praia da Salema.

O acesso por automóvel implica deixar o carro a cerca de 500m da praia, sendo o posterior acesso pedonal feito através de um trilho estreito que percorre um vale com encostas verdejantes, áreas de pinhal e afloramentos rochosos calcários onde se avistam grutas. A praia é muito tranquila e tem um ar isolado do mundo. Existe no lado nascente uma ruí­na de uma fortificação do século XV.

Na Figueira, os carros ficam a cerca de 800 metros da praia e o acesso pedonal é feito através de um trilho estreito que percorre um dos vales mais bonitos deste litoral. Nas encostas verdejantes revestidas por matos mediterrânicos e pinhais, surgem imponentes afloramentos rochosos calcários onde se avistam grutas.

Na várzea da pequena ribeira, o visitante encontra pomares, sobretudo com figueiras e oliveiras e muita passarada entretida com os frutos.

A praia é muito tranquila e tem um certo ar de fim de mundo, possivelmente devido à ausência de veículos na paisagem. O areal é delimitado por arribas de cores quentes com formas muito curiosas, onde se avistam, a nascente, as ruínas de uma fortificação do séc. XVI. Também aqui o calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento. Esta é uma praia tranquila e pouco frequentada.



Praia da Salema Vila do Bispo, Algarve





Praia da Salema, por vezes apenas Salema, é uma localidade piscatória da freguesia de Budens, concelho de Vila do Bispo, Algarve, em Portugal. Está localizada na base da arriba costeira em torno da povoação com o mesmo nome. A povoação apresenta marcas visí­veis da sua ligação í s artes da pesca, com ruelas sinuosas entre casas tradicionais pintadas de um branco. A povoação está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Salema, pequena vila piscatória, é um porto de pesca, estando a zona central da praia ocupada por embarcações e pelas suas artes de pesca, como o covo ou o aparelho de anzol. É possí­vel observar o regresso dos barcos à praia no final da faina e usufruir do resultado das pescas nos restaurantes da povoação. Na Salema existem também ruí­nas de uma u201cvillau201d romana e de uma fábrica de conservas de peixe, o que testemunha uma longa tradição piscatória. A praia tem um bonito passeio marginal e esplanadas sobre o mar. Para nascente torna-se mais selvagem e tranquila, e podem-se observar, nas paredes rochosas da arriba, pegadas de dinossauros bí­pedes carní­voros, que povoaram esta região há cerca de 140 milhões de anos.

A praia associa-se à povoação da Salema, pequena vila piscatória, e funciona também como porto de pesca, estando o troço central da praia ocupado por embarcações e respetivas artes de pesca (por exemplo os alcatruzes ou o aparelho de anzol). É assim possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o polvo, a moreia ou o sargo, nos restaurantes da povoação.



Praia do Martinhal Vila do Bispo Sagres Algarve





Situada a 2 km de Sagres, a Praia do Martinhal possui uma grande extensão de areia banhada por uma ondulação regular, muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf. Ao largo, alguns rochedos formam pequenas ilhotas, onde se abrigam várias espécies marinhas e conferem uma beleza diferente a este lugar.

O Martinhal situa-se para nascente da vila de Sagres e, embora ainda beneficie do abrigo proporcionado pela ponta da Baleeira, pode tornar-se bastante ventoso quando a nortada entra pelo amplo vale que antecede o areal.

As águas são porém calmas e convidam à prática de windsurf e de mergulho, sendo frequentes as visitas subaquáticas aos cénicos ilhotes de natureza calcária que se situam ao largo da praia, afamados pelas suas grutas submarinas e vida marinha.

A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro do praia e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale; apenas para nascente as arribas voltam a marcar a paisagem. Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe.

Para nascente do Martinhal, surge um pequeno areal deserto, com acesso pedonal através da urbanização do Martinhal. Trata-se da Praia dos Rebolinhos que deve o seu nome ao calhau rolado que a preenche, os chamados “rebolinhos”.

Acesso Viário: Estrada Pavimentada; Entrada na EN 268 a cerca de 100m da entrada da localidade de Sagres

 

Acesso Pedonal: Caminho Consolidado

Estacionamento: Não regularizado; Capacidade aproximada de 78 Lugares

Tipo: Praia Marítima

Serviços: Restaurantes; Escola de Windsurf; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques

Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador

Areal: Areia Branca, com uma extensão de 1000m

Dimensões com Praia-mar: 1000m de comprimento x 50m de largura

Arribas: Cordão dunar consiste no único abrigo ao vento predominante (Noroeste)

Temperatura média da água: 22ºC – Verão

Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Windsurf

Observações: Maior sistema dunar do concelho



Praia de Almádena Algarve





A Praia de Almádena, ou Praia de Cabanas Velhas é uma praia na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica do lado nascente do Forte de São Luí­s de Almádena, entre a Praia da Boca do Rio e a Praia do Burgau.

É de pequena dimensão e estreita na maré cheia. Rodeada por arribas calcárias muito erodidas e recortadas onde há numerosas reentrâncias e cavidades resultantes do escorregamento dos estratos que compõem a rocha. Há formações rochosas peculiares em ambos os extremos da praia. As encostas junto da praia estão cobertas por matos baixos, e há uma área de pinhal jovem na encosta ocidental. A praia é pouco frequentada por banhistas, sendo o pontão a nascente muito utilizado como local para pescar. É vigiada na época balnear.

Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.

O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.

 

Praia da Lota





A praia da Lota, também designada Praia do Alto ou Praia do Sí­tio do Alto, é uma praia situada na extremidade oriental da linha costeira da freguesia de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, no Algarve, Portugal. É ladeada a nascente pela Praia da Alagoa e a poente pela Praia da Manta Rota e constitui uma das praias da Baí­a de Monte Gordo.

Em 2015 tem atribuí­da a Bandeira Azul, atestando a boa qualidade das suas águas. Abonada por um mar calmo, a tí­pica aldeia piscatória rendeu-se ao turismo de massas.

A Praia da Lota surge na continuidade da Manta Rota, concentrando a atividade piscatória daquela povoação. Assim, e à medida que se atravessam os quase 200 metros de passadeira para alcançar o areal, observam-se diversas embarcações de pesca artesanal, casas de aprestos e as artes de pesca, trazendo a memória do tempo em que este areal era utilizado como lota e se vendia o peixe acabado de chegar da faina no mar.

A faina ainda se mantém, mas o uso do areal é agora essencialmente balnear, tratando-se duma praia imensa com diversos apoios ao lazer e uma área desportiva. As dunas são baixas tendo como vegetação dominante o estorno e o felpudo cordeirinho-da-praia, típicos da frente dunar. Mais para o interior abundam matagais dunares altos com o característico piorno-branco. A praia é relativamente tranquila, muito quente e luminosa, a rebentação é suave e os banhos mornos.



Praia da Cordoama Cabo de São Vicente





A Praia da Cordoama situa-se ao norte do Cabo de São Vicente, a leste da Praia do Castelejo e a oeste da Praia da Barriga. Possui acesso de carro por estrada alcatroada e dois parques de estacionamento. Tem um extenso areal rodeado de falésias e é muito tranquila. Na praia desagua um pequeno riacho. A praia é muito bonita e a bandeira costuma estar amarela, pois o mar é bastante ondulado

Possuindo um areal extenso que na maré baixa fica ligado às vizinhas Praias do Castelejo e da Barriga, a Praia da Cordoama faz parte de um trecho de litoral de grande beleza integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Esta é uma vasta praia, com areal a perder de vista. A visão das arribas em sucessivos recortes, progressivamente mais nebulosos, é deslumbrante. Pela extensão da praia, e apesar de ser frequentada por escolas de surf e bodyboard, é sempre possível encontrar alguma tranquilidade.

As arribas são altivas, atingindo mais de cem metros de altura, existindo nesta praia um morro que constitui um miradouro natural e a partir do qual é frequente realizarem-se saltos de parapente. Nas paredes rochosas viradas a norte, veem-se estratos esbranquiçados reluzentes que mais não são que extensas coberturas de líquenes. 



Praia da Ingrina Vila do Bispo, no Algarve





A Praia da Ingrina situa-se junto à aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena reentrância da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a oeste da vizinha Praia do Zavial e a leste da Praia do Barranco. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Enquanto se dirige para a praia, aproveite a oportunidade para admirar os extensos campos de cereais ondulantes e os muitos monumentos megalíticos que podem ser encontrados em toda a área, especialmente os menires esculpidos em calcário. Quando você chega à costa, a terra dá lugar à vegetação costeira do Mediterrâneo. 



Praia do Zavial





A Praia do Zavial situa-se a sul da aldeia de Raposeira, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, Portugal. Fica numa pequena baí­a da costa sul do concelho, ladeada por rochas, a leste da vizinha Praia da Ingrina. Dispõe de alguns serviços de apoio aos banhistas.

Segundo os especialistas, a sua onda comprida e tubular é ideal para o surf e bodyboard, mas a Praia do Zavial tem outros atrativos para oferecer.Estando rodeada por falésias altas e nalguns casos abruptas, que a abrigam de ventos fortes, é uma praia muito procurada que, no entanto, mantém uma área menos frequentada na sua parte oriental, onde por vezes se pratica naturismo.

   

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal