É português e é um dos melhores queijos do mundo

É português e é um dos melhores queijos do mundo

O queijo Serra da Estrela DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. É o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas. Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano.

 

Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente. Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. O Queijo Serra da Estrela, fabricado pelas mãos das povoações serranas há centenas de anos, é hoje em dia um dos queijos mais famosos e mais apreciados em todo o mundo.

Delicie-se com o seu sabor intenso e a sua pasta amanteigada. O Queijo Serra da Estrela coloca à mesa dos portugueses uma tradição artesanal ímpar e toda a generosidade da paisagem natural da Serra da Estrela.

 

Área de produção: A área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela DOP abrange os concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu, nos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco.

 

História: O Queijo Serra da Estrela DOP é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas.


Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano. Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente.
Em 1287, o Rei Dom Diniz criou a primeira queijaria no concelho de Celorico da Beira, na região da Serra da Estrela.
Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. Em 1885 chega às cidades de Lisboa e Porto, aumentando a sua fama.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Torres Vedras

Os 10 melhores sitios para ver e visitar em Torres Vedras

Praia do Navio Santa CruzUma das curiosidades que surge pelo nome da Praia do Navio, deve-se ao facto de ter encalhado nesta praia um navio de nacionalidade norueguesa no ano de 1929.  A designação de Praia do Navio deve-se ao facto de ter encalhado naquela praia, um navio de nacionalidade norueguesa, o Navio Hay, no dia 5 de Fe...
As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Real

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Vila Real

Forte de So Francisco de ChavesO Forte de Nossa Senhora do Rosário, melhor conhecido como Forte São Francisco de Chaves, localiza-se na cidade de mesmo nome, Freguesia de Stu00aa Maria Maior (Chaves), Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real, em Portugal. O Forte de Nossa Senhora do Rosário, melhor conhecido como F...
Os 15 melhores locais para visitar em Lisboa

Os 15 melhores locais para visitar em Lisboa

Museu da gua em LisboaO Museu da água localiza-se na freguesia de São Vicente, na cidade, concelho e distrito de Lisboa, em Portugal. É um museu histórico-cultural mantido pela empresa EPAL, cujo acervo versa sobre a história do abastecimento de água a Lisboa, e está instalado nas dependência...
Os 10 melhores locais para visitar em Almada

Os 10 melhores locais para visitar em Almada

Praia da Sereia ou Praia do Waikik Costa da CaparicaO nome confunde-se com o do popular restaurante da praia, o Waikiki, com mesas e cadeiras brancas. É a ideal para quem adora festas. O restaurante, durante o dia frequentado por famílias e surfistas, nas noites de Verão transforma-se em discoteca e ali até se costuma or...