É a ponte mais perigosa de Portugal tem mais de 60 anos

É a ponte mais perigosa de Portugal tem mais de 60 anos

A ponte do mineiro, sobre o rio Sabor, servia de passagem aos mineiros que faziam a travessia para trabalharem nas minas da Ribeira em coelhoso.

 

A ponte dos mineiros, uma ponte pensil, madeira e cordas, sobre o rio Sabor, foi construida em 1956 e diariamente utilizada por centenas de pessoas que trabalhava, noutras minas da região, nomeadamente as minas da Ribeira , na freguesia de Coelhoso. 

 

Tem cerca de 35 metros, é uma ponte suspensa sustentada por cabos de aço com tabuleiro em madeira. Foi alvo de recuperação recente.

 

 

 

 

A ponte metálica sobre o rio Sabor, a Ponte dos Mineiros, que em tempos era diariamente utilizada por centenas de pessoas da localidade, que trabalhavam nas minas da Ribeira, em Coelhoso, concelho de Bragança.

 

 

 
 
Percurso pedestre Rota dos Mineiros de Argozelo o percurso pedestre Rota dos Mineiros de Argozelo já se encontra implementado no terreno.
 
Com inicio no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo, passagem pelo Parque Mineiro, Ponte do Mineiro e Entrada das Minas, tem ainda, uma variante ao Santuário de São Bartolomeu.
 
 
Este percurso, era o utilizado pelos mineiros que trabalhavam nas Minas de Coelhoso. Leva-nos a apreciar um espólio industrial que fez parte da actividade mineira de exploração de volfrâmio, para além de podermos desfrutar de paisagens únicas.
 



Foto Paulo Rodrigues







 

A ponte tem 35 metros de comprimento e está suspensa a uma altura de 10 metros do leito do rio. Foi construída com cabos de aço e pequenas traves de madeira, que foram apodrecendo. Agora os habitantes colocaram um tabuleiro, pintaram-na para a aumentar o seu estado de conservação e introduziram-lhe alguns estabilizadores para abanar menos.

 

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa

As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Lagoa

Praia do Barranquinho Lagoa, AlgarveA Praia do Barranquinho é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. É conhecida pela sua tipologia rara, pois a extensão de areal entre o acesso e o mar é quase o dobro da distância que perfaz a linha de água. Encontra-se situad...
Os 7 melhores locais para visitar em Matosinhos

Os 7 melhores locais para visitar em Matosinhos

Praia de Lea da Palmeira em Matosinhos Com um areal extenso, banhado pelo mar de ondulação forte, a Praia de Leça da Palmeira oferece excelentes condições para a prática de surf, bodyboard e kitesurf, especialmente no seu extremo norte, onde vai confinar com a Praia do Aterro. Muito frequentada ...
Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Aljezur

Os 10 melhores pontos turisticos para visitar em Aljezur

Praia de Vale Figueiras Aljezur no AlgarveA Praia de Vale Figueira é uma praia do concelho de Aljezur, no Algarve, Portugal. A praia fica na costa ocidental, a noroeste do Algarve. A praia fica a 9,1 milhas a sudoeste da vila de Aljezur  Situada na zona das Alfambras (zona de povoamento disperso a meio caminho entre Aljezur e a Carrapa...
Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Aveiro

Os 10 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Aveiro

Ncleo Museolgico da Torre de MenagemNo cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, co...