A lagoa Portuguesa que esta a encantar os turistas a 800 metros de altitude

A lagoa Portuguesa que esta a encantar os turistas a 800 metros de altitude

Esta lagoa encontra-se na Serra Devassa alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 800 metros de altitude e está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias. Próximo desta lagoa encontra-se o Miradouro da Lagoa do Canário.

 

A Lagoa do Canário é uma lagoa portuguesa, localizada na ilha açoriana de São Miguel, arquipélago dos Açores, no município de Ponta Delgada e está relacionada com a formação vulcânica do Maciço das Sete Cidades.

 

Esta atração turística integra o Parque Florestal da Mata do Canário, com flora endémica típica da Macaronésia e uma das paisagens mais fascinantes da ilha.

A Lagoa do Canário está a 800 metros acima do nível do mar e o seu acesso é bastante fácil. Se desejar realizar o percurso a pé, poderá deixar a viatura no exterior do Parque onde está inserida a Lagoa.

 

 






O trajecto pelo meio da vegetação proporciona-lhe uma sensação de calma, dada a preciosa natureza, repleta de árvores, plantas e flores. Há também a opção de fazer o trajeto de carro, se assim o preferir, tendo de estacionar no parque junto à lagoa e aceder à mesma a péNo final do trajeto, a surpresa é gratificante, pois a vista da Lagoa do Canário é incrível e única.

No parque há ainda espaço e áreas destinadas a merendas, com mesas, cadeiras e zona de churrasco. O local possibilita a visita de pessoas de qualquer idade e com mobilidade reduzida, por isso, torna-se uma ótima opção para compartilhar momentos de lazer com a família e amigos.

 

 

A origem da Lagoa do Canário está relacionada com os fenómenos vulcânicos ocorridos em todo o arquipélago dos Açores no passado. A partir daí, o surgimento da lagoa deu-se por causa de uma cratera vulcânica formada no local, tendo à sua volta florestas típicas açorianas, como a laurissilva e criptomérias.

 

 

Isto fez com que a região da Lagoa do Canário fosse classificada pelo Governo dos Açores como Zona de Paisagem Protegida, devido à riqueza botânica de grande valor histórico e científico, a tornar a preservação fundamental para o património natural e paisagístico.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Celia Vicente (@celita_vicente)

 

Lagoa do Canário é o seu microclima, predominante no interior da sua vegetação. A humidade costuma ser tão grande que, ao juntar-se com as nuvens baixas ali presentes, forma uma espécie de chuva dentro da vegetação. Conhecida também como a Bruma dos Açores.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Viana do Castelo

Castelo de Mono Castelo medieval dos alvoresO Castelo de Monção, no Minho, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Descrição sumária: Castelo medieval dos alvores da nacionalidade cuja fundação se desconhece mas que ter&aacu...
Os 15 melhores locais para visitar em Museus

Os 15 melhores locais para visitar em Museus

Casa dos Patudos Alpiara SantarmA Casa dos Patudos é uma casa-museu situada em Alpiarça, no distrito de Santarém, Portugal. Foi inaugurada como museu em 15 de maio de 1960. A escolha do Arquiteto para casados Patudos não terá sido difícil. José...
Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Lisboa

Igreja de So Vicente de Fora LisboaA Igreja de São Vicente de Fora, também referida como Mosteiro de São Vicente de Fora, localiza-se no bairro histórico de Alfama, na cidade e Distrito de Lisboa, em Portugal. O atual edifício maneirista, de carácter monumental, harmonioso e simétrico, substituiu o...
7 praias para visitar em Portugal

7 praias para visitar em Portugal

Praia de FaroA praia de Faro parte da grande pennsula que faz fronteira com a Ria formosa, um ilhu que est ligado ao continente por uma pequena ponte de madeira.Praia da Foz Porto Numa das zonas nobres da cidade do Porto, a Praia da Foz é uma designação que abrange o conjunto formado pelas Praias do Ourigo, dos Ingleses e...