Esta lagoa encontra-se na Serra Devassa alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 800 metros de altitude e está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias. Próximo desta lagoa encontra-se o Miradouro da Lagoa do Canário.
A Lagoa do Canário é uma lagoa portuguesa, localizada na ilha açoriana de São Miguel, arquipélago dos Açores, no município de Ponta Delgada e está relacionada com a formação vulcânica do Maciço das Sete Cidades.
Esta atração turística integra o Parque Florestal da Mata do Canário, com flora endémica típica da Macaronésia e uma das paisagens mais fascinantes da ilha.
A Lagoa do Canário está a 800 metros acima do nível do mar e o seu acesso é bastante fácil. Se desejar realizar o percurso a pé, poderá deixar a viatura no exterior do Parque onde está inserida a Lagoa.
O trajecto pelo meio da vegetação proporciona-lhe uma sensação de calma, dada a preciosa natureza, repleta de árvores, plantas e flores. Há também a opção de fazer o trajeto de carro, se assim o preferir, tendo de estacionar no parque junto à lagoa e aceder à mesma a pé
. No final do trajeto, a surpresa é gratificante, pois a vista da Lagoa do Canário é incrível e única.
No parque há ainda espaço e áreas destinadas a merendas, com mesas, cadeiras e zona de churrasco. O local possibilita a visita de pessoas de qualquer idade e com mobilidade reduzida, por isso, torna-se uma ótima opção para compartilhar momentos de lazer com a família e amigos.
A origem da Lagoa do Canário está relacionada com os fenómenos vulcânicos ocorridos em todo o arquipélago dos Açores no passado. A partir daí, o surgimento da lagoa deu-se por causa de uma cratera vulcânica formada no local, tendo à sua volta florestas típicas açorianas, como a laurissilva e criptomérias.
Isto fez com que a região da Lagoa do Canário fosse classificada pelo Governo dos Açores como Zona de Paisagem Protegida, devido à riqueza botânica de grande valor histórico e científico, a tornar a preservação fundamental para o património natural e paisagístico.
Lagoa do Canário é o seu microclima, predominante no interior da sua vegetação. A humidade costuma ser tão grande que, ao juntar-se com as nuvens baixas ali presentes, forma uma espécie de chuva dentro da vegetação. Conhecida também como a Bruma dos Açores.