Fica a 800 metros de altitude a lagoa secreta Portuguesa que esta a encantar os turistas

Fica a 800 metros de altitude a lagoa secreta Portuguesa que esta a encantar os turistas

Esta lagoa encontra-se na Serra Devassa alojada numa cratera vulcânica. A sua cota de altitude em relação ao nível do mar encontra-se nos 800 metros de altitude e está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias. Próximo desta lagoa encontra-se o Miradouro da Lagoa do Canário.

 

A Lagoa do Canário é uma lagoa portuguesa, localizada na ilha açoriana de São Miguel, arquipélago dos Açores, no município de Ponta Delgada e está relacionada com a formação vulcânica do Maciço das Sete Cidades.

 

Esta atração turística integra o Parque Florestal da Mata do Canário, com flora endémica típica da Macaronésia e uma das paisagens mais fascinantes da ilha.

A Lagoa do Canário está a 800 metros acima do nível do mar e o seu acesso é bastante fácil. Se desejar realizar o percurso a pé, poderá deixar a viatura no exterior do Parque onde está inserida a Lagoa.

 

 






O trajecto pelo meio da vegetação proporciona-lhe uma sensação de calma, dada a preciosa natureza, repleta de árvores, plantas e flores. Há também a opção de fazer o trajeto de carro, se assim o preferir, tendo de estacionar no parque junto à lagoa e aceder à mesma a péNo final do trajeto, a surpresa é gratificante, pois a vista da Lagoa do Canário é incrível e única.

No parque há ainda espaço e áreas destinadas a merendas, com mesas, cadeiras e zona de churrasco. O local possibilita a visita de pessoas de qualquer idade e com mobilidade reduzida, por isso, torna-se uma ótima opção para compartilhar momentos de lazer com a família e amigos.

 

 

A origem da Lagoa do Canário está relacionada com os fenómenos vulcânicos ocorridos em todo o arquipélago dos Açores no passado. A partir daí, o surgimento da lagoa deu-se por causa de uma cratera vulcânica formada no local, tendo à sua volta florestas típicas açorianas, como a laurissilva e criptomérias.

 

 

Isto fez com que a região da Lagoa do Canário fosse classificada pelo Governo dos Açores como Zona de Paisagem Protegida, devido à riqueza botânica de grande valor histórico e científico, a tornar a preservação fundamental para o património natural e paisagístico.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Celia Vicente (@celita_vicente)

 

Lagoa do Canário é o seu microclima, predominante no interior da sua vegetação. A humidade costuma ser tão grande que, ao juntar-se com as nuvens baixas ali presentes, forma uma espécie de chuva dentro da vegetação. Conhecida também como a Bruma dos Açores.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Bragança

Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Bragança

Igreja Matriz de Freixo de Espada CintaA Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta ou Igreja de São Miguel é um templo no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco. É uma igreja salão de arquitetura manuelina. Igreja quinhentista de ...
Os 12 melhores locais para visitar em Braga

Os 12 melhores locais para visitar em Braga

Castelo de BragaO Castelo de Braga localizava-se na freguesia de São João do Souto, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal. Cidade com mais de dois mil anos de história, importante centro administrativo - civil e religioso -, as suas defesas, atravessaram diversas fases construtivas. A torre de menage...
Os 15 melhores locais para visitar em Almada

Os 15 melhores locais para visitar em Almada

Praia da Cabana do Pescador Costa da CaparicaAs praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo dos 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio. O comboio, a funcionar, unicamente nos meses de Verão passeia os veraneantes ao longo das praias. Prai...
Dicas dos 7 lugares grátis para visitar na Marinha Grande

Dicas dos 7 lugares grátis para visitar na Marinha Grande

Praia das Valeiras Marinha GrandeA Praia das Valeiras possui um areal muito extenso. A falésia é alta e de índole arenosa.O mar caracteriza-se pela sua agitação quase constante.Na zona Norte, junto a um curso de água, existe uma escadaria que, a avaliar pela sua aparência e o avançar ...