27 km 93 curvas estrada entre Régua e Pinhão eleita a melhor do mundo

27 km 93 curvas estrada entre Régua e Pinhão eleita a melhor do mundo

27 quilómetros, 93 curvas e vistas deslumbrantes sobre o Vale do Douro: a EN222 foi considerada a melhor estrada do mundo, do Peso da Régua ao Pinhão, na região vinícola de Portugal Uma fórmula definiu que a N222, que liga Peso da Régua ao Pinhão, é a melhor do planeta para conduzir.

 
A Estrada Nacional 222 é considerada uma das melhores estradas do mundo para se conduzir.

 

O troço da estrada nacional 222 que faz a ligação entre o Peso da Régua e o Pinhão foi considerado como a melhor estrada do mundo. Não há como negar que a paisagem única que acompanha a nacional 222 é de cortar a respiração. Estamos numa das mais belas regiões do mundo, classificada como património imaterial da Unesco: o Douro.

 

 

O cenário da estrada N222 é impecável, com vinhas e oliveiras a perder de vista, e os pássaros e a brisa que agita as árvores encarregues da banda sonora. Aquele azul do rio ombreia pelo protagonismo com a cinza do alcatrão, com a simpática concorrência do verde e castanho da vegetação na medida certa.

 

 

Os números e uma fórmula matemática é que o dizem: esta é a melhor estrada do mundo para conduzir. O estudo, que contou com candidatas dos quatro cantos do mundo, tinha em conta a aceleração, o raio das curvas e o comprimento das retas (digamos assim, para descomplicar, pois aquela fórmula impõe respeito)

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Tiago Viana (@viana7)

 

A paisagem também ajuda, claro. Ou seja, toda esta ginástica no cálculo serviu para definir a melhor estrada do mundo para guiar, pelo prazer, pelo desafio, pela relação direta entre retas e curvas.

 

 

Este troço da nacional 222, com 27 quilómetros, foi considerado, de acordo com a empresa que encomendou o estudo, o melhor do mundo para se conduzir, pelas suas características, que permitem não só uma excelente experiência de condução, como também apreciar a paisagem romântica que o rodeia.

 

 







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores lugares para visitar em Póvoa de Varzim

Os 10 melhores lugares para visitar em Póvoa de Varzim

Praia Verde (Pvoa de Varzim)A Praia Verde é uma pequena praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Salgueira e a Praia dos Beijinhos. A Praia Verde é uma praia bastante frequentada de areia branca com bastantes penedos. A praia é acedida pelo Alto de Martim Vaz na c...
As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Vila do Conde

As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Vila do Conde

Praia da rvoreSituada entre as Praias de Azurara e do Mindelo e a meio de um areal muito longo, a Praia da Árvore localiza-se junto do acesso ao Parque de Campismo e possui boas infraestruturas de apoio. Na parte sul do areal encontra-se uma faixa de dunas com cerca de um quilómetro de comprimento, área protegida, selvage...
9 lugares grátis para visitar em Odemira

9 lugares grátis para visitar em Odemira

Praia dos Alteirinhos OdemiraCom acesso por uma estrada de terra batida a sul da Zambujeira do Mar, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia dos Alteirinhos é uma praia tranquila, de areia fina e dourada. Abrigada por uma falésia alta, que a protege dos ventos, e no cimo da qual existe um parque de est...
O que fazer em Póvoa de Varzim os 10 melhores pontos turisticos

O que fazer em Póvoa de Varzim os 10 melhores pontos turisticos

Praia do Quio Pvoa de VarzimA Praia do Quião é uma extensa praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Coim e o Cabo de Santo André, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Quião é uma praia pouco frequentada de areia branca, de dimensão fina a média dependendo ...