Fica em Portugal Monte Brasil e é uma pérola quase desconhecida
A península do Monte Brasil localiza-se na freguesia da Sé, na cidade e concelho de Angra do Heroísmo, na costa sul da ilha Terceira, nos Açores.
Constitui-se no cone abatido de um antigo vulcão extinto, com origem no mar, composto por uma caldeira rodeada por quatro picos: o Pico das Cruzinhas, o Pico do Facho, o Pico da Quebrada (onde se situa a vigia da baleia) e o Pico do Zimbreiro. Mantém restos da cobertura vegetal original e encontra-se classificada como Reserva Florestal de Recreio.
Ver esta publicação no Instagram
Sempre presente ao sul da cidade estão os vestígios de um cone criado após a antiga erupção do vulcão Guilherme Moniz.
Se você tem um carro, pode chegar ao topo em questão de minutos, mas muitas pessoas optam por andar da cidade.
Ver esta publicação no Instagram
No ponto mais alto há uma coluna com uma cruz de Malta, comemorando a ocupação portuguesa dos Açores na Era dos Descobrimentos.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
A Este, subindo a Serra da Ribeirinha, vê-se a freguesia do mesmo nome, mais abaixo, junto ao mar o Porto Judeu surge, juntamente com a vista dos Ilhéus das Cabras. Olhando para o interior, descortina-se a maior elevação da ilha, a serra de Santa Bárbara, ao lado da Serra do Morião ou da Nasce Água.
Ver esta publicação no Instagram
Entre o final do século XVI e o início do XVII, foi quase que inteiramente rodeada pelos espanhóis por uma das maiores fortificações atlânticas da época: a Fortaleza de São João Baptista. Era ela que, juntamente com o Forte de São Sebastião, defendia a cidade e o porto de Angra dos ataques dos piratas e corsários que tentavam apoderar-se das riquezas trazidas pelas naus da Carreira da Índia.
No Monte Brasil existem outros locais de referência como é o caso da Ermida de Santo António, erguida em 1615.