Portugal descobriu diversos territórios durante a sua odisseia pelo mundo. Não é por acaso que Portugal ficou com metade do mundo na sequência do Tratado de Tordesilhas, ficando a outra metade para o reino de Espanha.

 

 

Ilhas Comores

 

 

Este país, localizado na África Oriental, foi descoberto por exploradores portugueses em 1505, mas a rota era já usada por árabes para a troca de escravos e de marfim.










Os exploradores portugueses visitaram primeiramente o arquipélago em 1503. As ilhas forneceram provisões ao forte português em Moçambique durante o século XVI.

 

A França estabeleceu pela primeira vez o domínio colonial nas Comores em 1841.

 Os primeiros colonizadores franceses desembarcaram em Maiote, e Andriantsoly (também conhecido como Andrian Tsouli, o Sakalava Dia-Ntsoli, o Sakalava de Boina, e o rei malgaxe de Maiote) assinaram o Tratado de Abril de 1841, que cedeu a ilha às autoridades francesas

 

 







As Comores serviram como uma estação de caminho para os comerciantes que navegavam para o Extremo Oriente e a Índia até a abertura do Canal de Suez reduzir significativamente o tráfego que passava pelo Canal de Moçambique.




As mercadorias nativas exportadas pelas Comores eram cocos, gado e tartaruga. Colonos franceses, empresas francesas e comerciantes árabes ricos estabeleceram uma economia baseada em plantações que usava cerca de um terço das terras para exportação. Após sua anexação, a França converteu Maiote em uma colônia de plantação de açúcar. As outras ilhas logo foram transformadas, e as principais culturas de baunilhacafécacau e sisal foram introduzidas.




 
 
 
Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Kelino 📸 (@kelino_breezy)




Em 1886, Mohéli foi colocado sob proteção francesa pelo seu sultão Mardjani Abdou Cheikh. Nesse mesmo ano, apesar de não ter autoridade para fazê-lo, o sultão Said Ali de Bambao, um dos sultanatos de Ngazidja, colocou a ilha sob proteção francesa em troca do apoio francês de sua reivindicação à ilha inteira, que manteve até sua abdicação. em 1910.







Em 1908, as ilhas foram unificadas sob uma única administração Colônia de Maiote e Dependências e colocadas sob a autoridade do governador colonial francês de Madagascar. Em 1909, o sultão Said Muhamed de Anjouan abdicou em favor do domínio francês. Em 1912, a colônia e os protetorados foram abolidos e as ilhas tornaram-se uma província da colônia de Madagascar




A visita portuguesa acabou por ser bastante rápida, sendo que as ilhas se tornaram eventualmente uma colónia francesa. A partir do séc. XIX a presença francesa no local acabou por diminuir, até que o país se tornou independente em 1975, formando a República Federal Islâmica das Comores.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal