Comores uma ilhas mais bonitas da africa descoberta pelos portugueses em 1503
Portugal descobriu diversos territórios durante a sua odisseia pelo mundo. Não é por acaso que Portugal ficou com metade do mundo na sequência do Tratado de Tordesilhas, ficando a outra metade para o reino de Espanha.
Ilhas Comores
Este país, localizado na África Oriental, foi descoberto por exploradores portugueses em 1505, mas a rota era já usada por árabes para a troca de escravos e de marfim.
Ver esta publicação no Instagram
Os exploradores portugueses visitaram primeiramente o arquipélago em 1503. As ilhas forneceram provisões ao forte português em Moçambique durante o século XVI.
A França estabeleceu pela primeira vez o domínio colonial nas Comores em 1841.
Os primeiros colonizadores franceses desembarcaram em Maiote, e Andriantsoly (também conhecido como Andrian Tsouli, o Sakalava Dia-Ntsoli, o Sakalava de Boina, e o rei malgaxe de Maiote) assinaram o Tratado de Abril de 1841, que cedeu a ilha às autoridades francesas
Ver esta publicação no Instagram
As Comores serviram como uma estação de caminho para os comerciantes que navegavam para o Extremo Oriente e a Índia até a abertura do Canal de Suez reduzir significativamente o tráfego que passava pelo Canal de Moçambique.
As mercadorias nativas exportadas pelas Comores eram cocos, gado e tartaruga. Colonos franceses, empresas francesas e comerciantes árabes ricos estabeleceram uma economia baseada em plantações que usava cerca de um terço das terras para exportação. Após sua anexação, a França converteu Maiote em uma colônia de plantação de açúcar. As outras ilhas logo foram transformadas, e as principais culturas de baunilha, café, cacau e sisal foram introduzidas.
Ver esta publicação no Instagram
Em 1886, Mohéli foi colocado sob proteção francesa pelo seu sultão Mardjani Abdou Cheikh. Nesse mesmo ano, apesar de não ter autoridade para fazê-lo, o sultão Said Ali de Bambao, um dos sultanatos de Ngazidja, colocou a ilha sob proteção francesa em troca do apoio francês de sua reivindicação à ilha inteira, que manteve até sua abdicação. em 1910.
Ver esta publicação no Instagram
Em 1908, as ilhas foram unificadas sob uma única administração Colônia de Maiote e Dependências e colocadas sob a autoridade do governador colonial francês de Madagascar. Em 1909, o sultão Said Muhamed de Anjouan abdicou em favor do domínio francês. Em 1912, a colônia e os protetorados foram abolidos e as ilhas tornaram-se uma província da colônia de Madagascar
A visita portuguesa acabou por ser bastante rápida, sendo que as ilhas se tornaram eventualmente uma colónia francesa. A partir do séc. XIX a presença francesa no local acabou por diminuir, até que o país se tornou independente em 1975, formando a República Federal Islâmica das Comores.