A serra do Soajo é a sexta mais alta serra de Portugal Continental, com 1416 m de altitude e 768 m de proeminência topográfica. Situa-se nos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço e Monção, existe uma vila milenar que tomou ou deu o nome à elevação - o Soajo
Nestas alturas tento olhar para as lições que aprendi em montanha. Nos momentos em que estava com medo, frio, fome e cansado. Em que só apetece desistir. Nesses momentos a solução é quase sempre a mesma. Olhar para os próximos passos, sem pensar no que ainda falta percorrer. Manter uma atitude positiva, avaliar os riscos de forma objectiva e não ceder ao medo. Resta continuar a treinar com a esperança de que os sonhos interrompidos se irão realizar.
Neste canto da cadeia montanhosa do Parque Nacional Peneda-Gerês, vestígios de culturas milenares fundem-se com a paisagem natural da serra. Entre os cumes das montanhas e os vales que refrescam no verão, imperam as lagoas, a fauna autóctone e as raízes da tradição rural portuguesa.
Soajo mantem orgulho na sua História e na sua identidade. Durante a Idade Média os seus Monteiros tinham privilégios específicos de independência e guarda de uma área de enorme importância para a coroa portuguesa.
Séculos de vivências criaram uma identidade única e uma das mais conhecidas povoações portuguesas, integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O seu pelourinho, do século XVI é único no seu género e um dos mais enigmáticos exemplares do seu tipo, partilhando valia com um notável conjunto de 24 espigueiros, totalmente em granito e assentes num enorme afloramento rochoso, verdadeiros ex-líbris da povoação.