Massa de ar polar faz descer temperaturas mínimas a partir de quinta-feira A partir de domingo (7) e até segunda-feira (8 de janeiro), os ventos trazidos pela massa atmosférica vão “injetar ar frio” em todo o continente europeu. A Europa Central, em particular, “vai sofrer uma vaga de frio que não se fazia sentir há 15 anos”. As temperaturas baixas chegam depois a Portugal e vão afetar metade do país, atingindo o seu pico entre os dias 9 e 11 de janeiro.

Amanhã, quinta-feira (4), os aguaceiros persistirão de madrugada e manhã nas zonas centrais e meridionais de Portugal continental (a sul do Tejo - distrito de Setúbal, Alentejo e Algarve), prevendo-se que a precipitação se intensifique durante a tarde nestas regiões. Uma segunda frente trará uma nova vaga de chuva através do noroeste do nosso país. Uma massa de ar frio polar marítimo começará a penetrar pelo Minho e depois Douro Litoral e regiões mais interiores, o que se traduzirá numa descida geral e acentuada das temperaturas.ha. Para este fim de semana (6 e 7), esperam-se também dias gélidos, com os termómetros a registarem dois graus negativos em Viseu e Bragança. 
O início de 2024 também tem sido gélido nos países nórdicos. Só na Finlândia, por exemplo, as temperaturas têm oscilado entre os 15 e os 40 graus negativos. 

 

O tempo será puramente invernal nas primeiras e últimas horas do dia no nosso país, esperando-se uma pequena descida das temperaturas, em particular no Norte e no Centro, associada à massa de ar frio de origem polar.










Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal