Em 1386, Portugal estava em guerra com Castela e corria o risco de perder a independência. Foi na ponte do Mouro que D. João I e o duque de Lencastre se encontraram para definir as condições do casamento do rei português com Dona Filipa de Lencastre.
Desse casamento resultou a Ínclita Geração [designação atribuída aos filhos daqueles monarcas], que impulsionou os Descobrimentos e a projeção de Portugal no mundo.
Ponte do Mouro Medieval, iniciativa promovida pela Associação “Buraca da Moura” com apoio da Câmara Municipal de Monção, é a recriação histórica do Encontro de D. João l e do Duque de Lencastre, precisamente em Ponte do Mouro, lugar pertencente às freguesias de Barbeita e Ceivães.
Naquele encontro, realizado com pompa e circunstância no ano de 1386, estabeleceram-se as condições de cooperação militar entre os dois países, acertando-se os pormenores do casamento entre o Rei D. João I e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.
Nesta viagem ao passado, os visitantes poderão apreciar e viver todo o contexto histórico da época, degustando sabores tradicionais e participando nas recriações medievais alusivas àquele período: música e danças da época, torneios, animadores de rua, espetáculos de fogo, falcoaria, cânticos à capela, demonstrações de ofícios e mercado medieval.