Peso da Régua um dos locais mais bonitos do Douro


Peso da Régua, também conhecida apenas por Régua, é uma cidade do Norte de Portugal, sede de concelho, situada em Trás-os-Montes, junto ao Rio Douro, conhecida por ser a capital da região demarcada que produz o célebre vinho do Porto.




Não existem certezas das origens da localidade, mas pensa-se aqui ter existido uma casa Romana denominada Villa Reguela.

Mas somente em 1756 Peso da Régua viria a sofrer maiores desenvolvimentos, aquando a criação pelo Marquês de Pombal da Real Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, que instituiu a 1ª região demarcada de produção vitivinícola a nível mundial.

 

 



 

As paisagens naturais da região são, pois, lindíssimas e especiais, estando o Alto Douro classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, provendo panoramas espectaculares tanto observados do próprio Rio Douro, ou no alto, nos muitos miradouros da zona, destacando-se o de São Leonardo e o de Santo António do Loureiro.

 

Do cais fluvial de Peso da Régua partem e chegam muitos dos famosos Cruzeiros que cruzam este bonito Rio Douro. As três pontes rodoviárias e ferroviárias - que unem as duas margens do Rio Douro, tornam o cenário do Peso da Régua ainda mais magnífico!

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal