A culpa deste fenómeno é da acção da famosa nortada, que se faz sentir em Portugal Continental em particular nos meses mais quentes.

 

É de conhecimento geral que o Verão de 2019, pelo menos em Portugal Continental, tem sido muito inconsistente em termos meteorológicos, o que leva a ocorrência de fenómenos pouco habituais para a época do ano em que estamos.

 

A mais recente partida deste mal amado Verão é o facto da temperatura da água do mar na região Norte de Portugal, onde por tradição é mais baixa, estar de forma surpreendente acima da média de algumas zonas do Algarve, região que por estes dias é o destino de férias de muitos portugueses.

 

Quem o diz é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Este é um fenómeno que acontece devido ao afloramento costeiro que também é conhecido como up-welling.

 

Quando o vento está de norte, na costa ocidental, empurra a camada superficial da água do mar. Com isso, a camada de água mais profunda vem à superfície junto à costa, explica a meteorologista do IPMA, Paula Leitão, ao site informativo do Diário de Notícias. Já a norte, tem havido muitos dias com nebulosidade e vento pouco intenso, o que impede a subida até à costa das camadas mais gélidas da água.

 

Assim percebe-se que, nos últimos dias, em algumas zonas do Algarve, Lisboa, Costa de Caparica a temperatura da água esteja entre os 15 e 16 graus, enquanto no Norte do país os registos incidem sobre os 17 e 18 graus.

 

 

Só em zonas como Faro ou Tavira é que a temperatura do mar é mais elevada, pois a influência do Mediterrâneo é mais imediata.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal