O que fazer em Praias os 12 melhores lugares para visitar


Praia da Ponta Ruiva Vila do Bispo





A praia deve o seu nome a um enorme leixão de cor rubra que se destaca no extremo sul da praia, junto ao qual se forma uma onda famosa entre os surfistas.

Os tons avermelhados desta formação rochosa contrastam fortemente com o negro das escarpas de xisto que envolvem a praia. O acesso pedonal para a praia faz-se através de um trilho de média dificuldade que desce a arriba num local de declives mais suaves.

Apesar de procurada para a prática de surf, a praia mantém-se tranquila e sem marcas humanas; o aroma a esteva é intenso e podem observar-se matos endémicos de zimbro, atapetados pelos persistentes ventos fortes, e, mais perto da praia, plantas resistentes à salsugem como o funcho-do-mar. Uma pequena linha de água corta a parede rochosa da arriba e desagua no areal na época húmida.No caminho até à praia é comum avistarem-se cartaxos, pousados nos raminhos altos dos arbustos, e aves de rapina, sobretudo falcões.



Praia da Foz do Lizandro





Situada na freguesia da Carvoeira, a praia da Foz do Lizandro apresenta a maior extensão de areal do Concelho de Mafra e uma paisagem natural indissociável do rio Lizandro, que ali desagua e lhe dá o nome.

Mais do que uma estância de veraneio, esta praia é um polo de lazer, integrando modernos bares e restaurantes com esplanadas. Os estabelecimentos encontram-se dispostos ao longo de um passadiço sobrelevado, paralelo à frente de rio/ mar e que permite efetuar a ligação a um amplo parque de estacionamento.

A praia conta ainda com outros equipamentos, entre os quais balneários, instalações sanitárias e posto de primeiros-socorros, zona desportiva no areal (e também no mar, já que as ondas desta praia são famosas além-fronteiras), duche, colmos e espreguiçadeiras para aluguer. Praia vigiada com nadador-salvador e sistema SOS Praia.



Praia do Vale de Centeanes Carvoeiro Lagoa Algarve





A Praia do Vale de Centeanes é uma praia situada na freguesia de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

É uma praia que tem Bandeira Azul. O areal estende-se para poente, ladeado por arribas imponentes e muito esculpidas. Na base das paredes rochosas observam-se grutas escavadas pelo mar; já no troço central da praia a face da arriba encontra-se finamente ravinada com sulcos por onde escorre a água das chuvas.

Um largo passadiço percorre o areal, acompanhando uma plataforma rochosa onde se observam plantas típicas das arribas e fósseis marinhos.

Os passeios encontram-se favorecidos nesta praia: uma escadaria de madeira marca o início de um percurso de natureza e leva o visitante ao topo da arriba nascente, revestida por exuberantes matos litorais e de onde se admira a vista sobre a linha de costa; já uma máscara e um par de barbatanas desvendam os segredos da vida marinha, desde os animais característicos do ambiente entre-marés (cracas, mexilhões, lapas e anémonas) visíveis nas paredes rochosas, até aos cardumes de safias, sargos ou peixes-rei, que nadam em torno dos leixões.



Praia do Forte Novo





Encontra-se no extremo da praia de Quarteira, a praia do Forte Novo apresenta um cenário mais natural e mais selvagem, tendência que se vai observando à medida que nos vamos afastando das proximidades de Vilamoura. No entanto tem todas as infra estruturas de base que possam contribuir ao comforto. Há um parque de estacionamento, casas de banho, restaurantes, e um salva vidas durante os meses de verão.

Praia de Francelos em Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia do Tonel em Sagres, concelho de Vila do Bispo





A Praia do Tonel é uma praia em Sagres, concelho de Vila do Bispo, entre a praia do Beliche e a vila de Sagres. É constituí­da por um areal, situada no fundo de uma pequena baí­a escavada na falésia. Está orientada a oeste, a norte da Fortaleza de Sagres. Dispõe de equipamento de apoio.

O acesso é feito a partir de Sagres.

Embora menos abrigada que o Beliche, esta praia ainda se insere na enseada delimitada pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. Do areal avista-se o recorte retilíneo dos alcantilados da ponta de Sagres e a Fortaleza de Sagres, uma construção do séc. XVI, com uma capela do séc. XIV no seu interior que se diz ter albergado a sepultura de S. Vicente. Avista-se também o cabo de S. Vicente e o seu farol, no extremo oposto da enseada.

O acesso pedonal para a praia faz-se por uma rampa larga talhada na arriba de cores quentes, onde se podem observar ravinamentos muito marcados, esculpidos pela escorrência da água das chuvas. O areal estende-se para sul, ao longo do qual se pode apreciar o recorte da arriba calcária e vegetação que a coloniza, como o funcho-do-mar e a salgadeira, plantas resistentes à salsugem.



Praia da Amorosa Nova Viana do Castelo





Muito apreciada pelos praticantes de surf e bodyboard, a Praia da Amorosa é sobretudo frequentada pelas famílias da região Norte, que aqui possuem as suas casas de verão.O acesso à praia é efetuado através de passadeiras de madeira, por forma a não danificar as dunas que a envolvem.



PRAIA FLUVIAL LENTA





Saindo do centro da Vila de Cerveira e percorrendo a Ecopista que segue o rio Minho para jusante, encontra-se o Parque de Merendas da Praia da Lenta. Um espaço aprazível, com belos bosques ripícolas e com uma paisagem sobre o rio invejável. Com um bar de apoio e outras infraestruturas de apoio, este Parque de Merendas é um dos pontos convidativos na freguesia de Lovelhe para o convívio e, simultaneamente, para o relaxamento. 



Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia dos Três Castelos Portimão Algarve





Areal dourado e mar azul tranquilo, caracterizam a Praia dos Três Castelos, situada ao lado da famosa Praia da Rocha, à qual está ligada por uma passagem escavada nas rochas que a limitam a leste.Para o lado oeste, a sua vizinha é a pequena Praia dos Careanos, estando ambas rodeadas por uma falésia alta que vale a pena percorrer a pé, e apreciar a paisagem de uma outra perspetiva

O acesso à Praia dos Três Castelos faz-se através das escadas que descem do miradouro dos Três Castelos. Antes de descer aproveite para desfrutar de uma vista admirável sobre as formações rochosas muito esculpidas, onde são visíveis arcos, grutas e plataformas muito apetecíveis para falcões, gaivotas, guinchos, pombos-da-rocha e andorinhões.Nos declives mais suaves das arribas da Praia dos Três Castelos crescem aroeiras, barrilhas e salgadeiras.As cores quentes dominam o extenso areal desta praia edílica e quase deserta.



Praia do Alvor Portimão Algarve





A praia situa-se na ampla baía de Lagos, inserida na península arenosa que se estende durante mais de 3,5 km para nascente da barra da Ria de Alvor.

As barreiras arenosas do Alvor possibilitam a existência de uma laguna interior com bancos de sapal e canais de águas calmas.

Este habitat é um santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas, residentes ou de passagem, funcionando também como maternidade para muitas espécies de peixe e de moluscos (dos bivalves ao choco e ao polvo) de elevado valor económico.

A barreira arenosa é imensa, com areal a perder de vista: na frente de mar observam-se plantas delicadas como o feno-das-praias, o estorno, o cordeirinho-do-mar, o trevo-de-creta ou o narciso-das-areias.

Apesar de quentes e áridas, as dunas abrigam diversas espécies de aves, micromamíferos, répteis e muitos insetos. Para o interior as areias vão cedendo lugar aos sapais e surge a laguna, onde ancoram veleiros e barcos de pesca artesanal, na margem da qual se situa a pitoresca vila piscatória do Alvor.

Com um areal a perder de vista, o Alvor é uma praia de sonho, rodeada de excelentes hotéis e dotada de completas infraestruturas de apoio que incluem equipamentos para a prática de vela, esqui aquático ou windsurf.As origens da pitoresca povoação de pescadores do Alvor remontam à ocupação árabe, tendo então sido um porto importante. Apesar de não existirem testemunhos visíveis dessa época, vale a pena passear pelo centro histórico da vila e admirar o belíssimo portal da Igreja Matriz, em estilo manuelino. Os amantes da natureza não podem deixar de visitar a Ria de Alvor, zona de lagunas de importância internacional e ponto de passagem de diversas aves aquáticas quando se deslocam nas suas rotas migratórias entre o Norte e o Sul



Praia dos Anjos fica situada na Vila do Porto, na ilha de Santa Maria Açores





A Praia dos Anjos localiza-se no lugar dos Anjos, na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Cristóvão Colombo ancorou aqui em 1493, ao regressar da sua primeira viagem à América.

Constitui-se numa praia rochosa, com cerca de 2 quilómetros de extensão, com equipamentos como piscina pública municipal, parque infantil e área para piqueniques. A área conta ainda com um bar com esplanada, que serve refeições.



  • O que fazer em Praias os 12 melhores lugares para visitar


Outros Artigos Populares no Blogue