O que fazer em Albufeira os 10 melhores locais para visitar


Praia Rocha Baixinha Leste Albufeira Algarve





Popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, devido às plantações que existiam junto a um dos caminhos que lhe dá acesso, a Praia da Rocha Baixinha é uma zona tranquila no extremo leste da extensa Praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses. Muito perto da Marina de Vilamoura, um dos polos de maior animação do Algarve, esta Praia divide-se em duas áreas - Oeste e Leste.A sua qualidade ambiental reconhecida pela atribuição da bandeira azul ao longo dos anos, foi confirmada em 2003 pela certificação ambiental ISO 14001, que obteve após a candidatura apresentada pela Lusotur, empresa que gere Vilamoura.

Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias.

Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates.

O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro.

A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.



Praia do Barranco das Belharucas Albufeira Alvarve





A Praia do Barranco das Belharucas é uma praia no concelho de Albufeira, Portugal, entre Olhos de Água e Açoteias. Começa a Praia da Falésia que se estende por 7 km até Vilamoura. 

A partir desta praia, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé.

O acesso recomendado à praia é pedonal, quer pelo agradável passeio, quer porque o caminho pode não estar transitável a veículos. O trilho é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa.

As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas.A vegetação, sobretudo pinheiros-mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes.

Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia. A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, apenas interrompido pela marina de Vilamoura, cerca de 5,5 km para nascente.

A Praia do Barranco das Belharucas situa-se no extremo ocidental da Praia da Falésia (que se estende para leste por quilómetros até Vilamoura) e está separada dos Olhos de Água por rochas, que se podem atravessar a pé na maré baixa. O seu curioso nome, deve-se à própria falésia, popularmente designada por barranco, que é procurada pelas belharucas, uma das espécies de aves que aqui nidificam.Com acesso difícil por uma estrada de terra batida que atravessa o pinhal e uma entrada direta para os hóspedes do Sheraton Pine Cliffs, esta é uma praia tranquila e preservada, onde se pode encontrar uma diversificada oferta de desportos e divertimentos aquáticos.



Praia da Água Albufeira Algarve





Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.



Praia da Balaia





A Praia da Balaia é uma praia no concelho de Albufeira, no Algarve, Portugal, adjacente à Praia de Santa Eulália Fica a 3,1 km a leste da cidade de Albufeira e a 1,7 km a oeste de Olhos de água.

A praia define uma pequena baí­a formada pelos recortes das falésias e formações rochosas. Alguns locais só são acessí­veis na maré baixa.



Praia do Barranco das Belharucas





Esta praia tem um acesso algo complicado e não é recomendado para quem não tenha veículos com tracção às 4 rodas, uma vez que a estrada não é asfaltada. Em termos de infra estruturas, estas incluem um grande parque de estacionamento, restaurantes e casas de banho.

Praia do Trafal (Loulé Velho)





Vestígios de um velho aqueduto e peças do sistema de circulação de água podem ser encontradas nesta praia bem como de antigas estações de cultura piscicola que datam do tempo dos romanos.

Praia do Inatel





Esta praia deve o seu nome ao edifício do Inatel localizado no seu extremo oeste. Chega a ser muito povoada durante o verão devido à sua proximidade a Albufeira. Há estacionamento, restaurantes, casas de banho, salva vidas no verão e com acesso facilitado para pessoas com limitações motoras.

Praia de São Rafael





Conhecida pela sua grande beleza, a praia de São Rafael, está perto das localidades de ponte pequena e de ninho de andorinhas, aqui as elevações dos seus rochedos peculiares são um espectáculo de beleza natural. O hotel CS São Rafael fica a 600 metros a norte da praia. Tem todos os comfortos básicos a proximidade como um parque de estacionamento, restaurantes, casas de banho e aluguer de cadeiras de praia.

Praias da Galé (Este e Oeste)





São uma expansão de areia que se prolonga por vários quilómetros, entre falésias. Estão equipadas com uma enorme variedade de equipamentos hoteleiros. Na direcção de Albufeira há duas pequenas praias muito sossegadas e pouco frequentadas. Há casas de banho, um parque de estacionamento e um acesso facilitado para pessoas com dificuldades físicas, como também é vigiada durante o verão.

Praia da Maria Luísa





Esta praia tem interessantes e coloridos rochedos e pequenas ravinas. Esta praia tem acessos facilitados para pessoas com limitações físicas. Também há casas de banho, chuveiros, restaurantes e estacionamento ao dispôr. A praia da Maria Luísa encontra-se vigiada durante o verão.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal