Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advm da sua pequena baa de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turstico bastante cosmopolita. H barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediaes. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solfrias uns meros 800 metros a norte.

Praia da Albandeira





O acesso a esta praia feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira tambm pouco frequentada, quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia do Molhe Ferragudo, Lagoa (Algarve)





A Praia do Molhe situa-se em Ferragudo, no concelho de Lagoa (Algarve), no Algarve, Portugal.

O seu nome é devido ao facto de possuir um dos molhes que demarca o fim do rio Arade e o iní­cio do Oceano Atlântico.

Esta é uma pequena praia que se desenvolve em torno do molhe nascente do Rio Arade; o acesso ao areal faz-se através de uma altaneira zona de estadia, a partir da qual se desce uma íngreme escadaria de pedra escavada na face da arriba.

As arribas, de cores marcadamente quentes, encontram-se muito fissuradas e recortadas, sendo visíveis inúmeros blocos rochosos no areal, vestígios de antigos desmoronamentos.

Enormes arbustos de barrilha e salgadeira revestem as paredes rochosas, são plantas especialmente adaptadas à salsugem. Na direção do interior do estuário acumula-se exíguo areal junto ao molhe e as águas são calmas.

Já na face marítima do molhe, o areal é mais consistente e o mar também, sendo frequentes as vagas que galgam o molhe e os surfistas que sondam o horizonte em busca de ondas.



Praia de Armação de Pêra





Foi durante sculos uma vila piscatria , um polo de atraco para muitos pescadores dada a abundncia de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vm as redes dos pescadores mas agora esto lanadas para o negocio turstico dos muitos visitantes que vm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armao de Pra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn est localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e servios disponveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e reas de desporto de praia. H tambm um parque de campismo bem perto.

Praia da Marinha





Uma pequena praia que se alcana ao longo da costa circundante atravs das rochas e tneis naturais, muito pouco visitada e logo bastante calma. H a possibilidade de alugar cadeiras de sol. H tambm casas de banho e a praia vigiada durante o vero.

Praia do Vale Centeanes





Um ambiente cnico localizado entre rochas e encostas a pique. A praia do vale de Centeanes tem tambm boas condies para a prtica de Surf. O Hotel Baa Cristal est localizada na falsia debruado sobre a praia e o Rocha Brava Resort encontra-se a uns 900 metros.

Praia de Benagil Lagoa, Algarve





A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Aldeia de pescadores, que com os seus barcos quase escondem o pequeno areal, a Praia de Benagilfica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas recortadas formam grutas e algares.Banhada por um mar tranquilo, esta zona é ideal para passeios de barco em que poderá descobrir praias desertas, inacessíveis por terra, onde encontra uma tranquilidade difícil de ultrapassar. 

A praia, outrora o domínio das gentes da faina da pesca é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas.

Agora, os coloridos botes de madeira deram lugar a embarcações modernas que dão as boas vindas da praia a estes novos utentes. Durante o verão, a atividade piscatória é complementada com visitas às grutas, guiadas por quem melhor conhece esta costa.





Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de guas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma rea onde possvel jogar volley. Tambm h restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Angrinha Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia da Angrinha situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo, concelho de Lagoa.

O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroí­das pelos elementos. As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas tí­picas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia.

A praia situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos.

O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito esculpidas, onde são visíveis galerias e grutas. As paredes rochosas fazem-se revestir de muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta que coloniza as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia. Um passadiço assente na areia percorre grande parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos.

É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.

A norte do Forte de São João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, onde surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua. Esta é uma pequena praia que possui uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.

 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal