O que fazer em Lagoa os 10 melhores locais para visitar


Praia do Carvoeiro





O charme desta praia de pescadores advém da sua pequena baía de aguas transparentes. Mesmo no meio de um centro turístico bastante cosmopolita. Há barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e as praias isoladas que abundam nas suas imediações. O Hotel Carvoeiro Sol encontra-se mesmo em frente da praia e o Hotel Apartamentos Solférias uns meros 800 metros a norte.

Praia da Albandeira





O acesso a esta praia é feito da mesma maneira que a praia da Marinha, a Albandeira é também pouco frequentada, é quase um segredo a espera de ser descoberto. Embora seja bastante isolada esta praia tem acesso a restaurantes, e um parque de estacionamento.

Praia do Molhe Ferragudo, Lagoa (Algarve)





A Praia do Molhe situa-se em Ferragudo, no concelho de Lagoa (Algarve), no Algarve, Portugal.

O seu nome é devido ao facto de possuir um dos molhes que demarca o fim do rio Arade e o iní­cio do Oceano Atlântico.

Esta é uma pequena praia que se desenvolve em torno do molhe nascente do Rio Arade; o acesso ao areal faz-se através de uma altaneira zona de estadia, a partir da qual se desce uma íngreme escadaria de pedra escavada na face da arriba.

As arribas, de cores marcadamente quentes, encontram-se muito fissuradas e recortadas, sendo visíveis inúmeros blocos rochosos no areal, vestígios de antigos desmoronamentos.

Enormes arbustos de barrilha e salgadeira revestem as paredes rochosas, são plantas especialmente adaptadas à salsugem. Na direção do interior do estuário acumula-se exíguo areal junto ao molhe e as águas são calmas.

Já na face marítima do molhe, o areal é mais consistente e o mar também, sendo frequentes as vagas que galgam o molhe e os surfistas que sondam o horizonte em busca de ondas.



Praia de Armação de Pêra





Foi durante séculos uma vila piscatória , um polo de atracção para muitos pescadores dada a abundância de peixe nesta zona, nomeadamente o atum e a sardinha, que eram salgados e vendidos ao centro e ao sul do de Portugal. Hoje em dia ainda se vêm as redes dos pescadores mas agora estão lançadas para o negocio turístico dos muitos visitantes que vêm para passar ferias nestas areias e aguas quentes e vastas. Armação de Pêra tem ainda uma atmosfera viva e fervilhante do jet set. O Holiday Inn está localizado nesta praia e tem bastantes infra estruturas e serviços disponíveis tal como um grande parque de estacionamento, chuveiros, casas de banho, centro de primeiros socorros e áreas de desporto de praia. Há também um parque de campismo bem perto.

Praia da Marinha





Uma pequena praia que se alcança ao longo da costa circundante através das rochas e túneis naturais, muito pouco visitada e logo bastante calma. Há a possibilidade de alugar cadeiras de sol. Há também casas de banho e a praia é vigiada durante o verão.

Praia do Vale Centeanes





Um ambiente cénico localizado entre rochas e encostas a pique. A praia do vale de Centeanes tem também boas condições para a prática de Surf. O Hotel Baía Cristal está localizada na falésia debruçado sobre a praia e o Rocha Brava Resort encontra-se a uns 900 metros.

Praia de Benagil Lagoa, Algarve





A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Aldeia de pescadores, que com os seus barcos quase escondem o pequeno areal, a Praia de Benagilfica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas recortadas formam grutas e algares.Banhada por um mar tranquilo, esta zona é ideal para passeios de barco em que poderá descobrir praias desertas, inacessíveis por terra, onde encontra uma tranquilidade difícil de ultrapassar. 

A praia, outrora o domínio das gentes da faina da pesca é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas.

Agora, os coloridos botes de madeira deram lugar a embarcações modernas que dão as boas vindas da praia a estes novos utentes. Durante o verão, a atividade piscatória é complementada com visitas às grutas, guiadas por quem melhor conhece esta costa.





Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia do Pintadinho





Uma pequena praia de águas calmas, a praia do Pintadinho fica a oeste do monte da Ponta do Altar. Esta praia tem uma área onde é possível jogar volley. Também há restaurantes e um pequeno parque de estacionamento.

Praia da Angrinha Ferragudo, Lagoa Algarve





A Praia da Angrinha situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo, concelho de Lagoa.

O principal acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe Poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos. O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito desgastadas e corroí­das pelos elementos. As paredes rochosas fazem-se revestir por muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas tí­picas das dunas, como o trevo-de-creta, que colonizam as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia.

A praia situa-se em pleno estuário do Rio Arade, aos pés de Ferragudo. O acesso ao areal está alinhado com a abertura dos grandes molhes do Arade, avistando-se junto ao molhe poente, já na marina de Portimão, uma profusão de mastros e triângulos brancos.

O areal é amplo, enquadrado por uma linha de arribas muito esculpidas, onde são visíveis galerias e grutas. As paredes rochosas fazem-se revestir de muita vegetação, sobretudo plantas adaptadas à salsugem como a barrilha e a salgadeira, ou plantas típicas das dunas, como o trevo-de-creta que coloniza as pequenas cavidades rochosas onde se acumula areia. Um passadiço assente na areia percorre grande parte do areal, junto do qual surgem equipamentos turísticos.

É uma praia muito frequentada mas com troços mais tranquilos para sul, onde uma mancha verde de pinhal corta a cor quente da arriba.

A norte do Forte de São João do Arade, que em conjunto com a Fortaleza de Santa Catarina, na outra margem do rio, garantia a defesa do estuário, onde surge o areal da Angrinha, cuja configuração muda ao sabor da foz da ribeira que ali desagua. Esta é uma pequena praia que possui uma povoação de tradição piscatória, que se debruça em varandas brancas sobre a margem nascente do Rio Arade.

 



  • O que fazer em Lagoa os 10 melhores locais para visitar


Outros Artigos Populares no Blogue