O que fazer em Lagos os 9 melhores locais para visitar


Praia da Ponta da Piedade





A Ponta de Piedade é um monumento natural turístico de Lagos, no Algarve em Portugal. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da região

Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado das águas.

Situada a dois quilómetros de Lagos, na Costa d’Oiro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Uma longa e estreita escadaria conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.

Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes.

General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.

A enriquecer todo este cenário, estão todas as aves que aqui têm o seu habitat. A pouca distância da linha da costa existem diversos ilhéus em cujas encostas é comum ver ninhos de Falcões-Peregrinos, Corvos, Gralhas-De-Nuca-Cinzenta, Andorinhões Reais e Andorinhões Pálidos, bem como uma colónia de Garças Brancas e Carraceiros.

Quem tiver força para subir 182 degraus pode desfrutar, do alto do farol, da vista para o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que marca o limite entre a terra e o mar.





Praia da Dona Ana





A praia da Dona Ana é uma das mais famosas na área. É também um lugar popular para mergulho sem botija, tem um aceso até à praia do pinhão através da arriba. Embora esta praia seja bastante isolada é possível encontrar um pequeno parque de estacionamento, casas de banho e um restaurante nas suas imediações.

Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histórico de Lagos, a praia da Batata atraiçoa as suas ligações à civilização devido a algumas das suas características turísticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, além de ser vigiada durante o verão e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opções de restauração.

Praia do Pinhão





A praia do Pinhão está ligada à sua vizinha, a praia da Dona Ana por um pequeno acesso pedestre. separada por uma espécie de arco natural no seu estremo a este, esta praia é ideal para a prática de mergulho e exploração subaquática das suas aguas limpas. A capacidade para estacionamento desta praia é bastante limitada no entanto tem a presença de um salva-vidas durante o verão.

Praia da Luz





Envolta entre dois montes, e mesmo à beira da vila da Luz, este local apesar de ser um importante centro turístico, guarda ainda o seu caracter típico e tradicional que lhe dá à sua originalidade. O resort Porto Dona Maria encontra-se a 3 km desta praia. Esta praia devido à sua localização tem nas suas imediações um parque de estacionamento, cadeiras de praia para alugar e restaurantes. Outros serviços disponíveis incluem actividades de desporto náutico e a presença de um nadador salvador durante os meses de verão. Esta praia também tem um acesso facilitado para pessoas debilitadas.

Praia da Meia Praia Lagos Algarve





A praia da Meia Praia segue a ampla baía de Lagos, começando junto ao molhe norte no Córrego Bensafrim e estendendo-se por mais de 5 km até ao molhe ocidental na Ria de Alvor. A oeste, a cidade de Lagos e a Ponta da Piedade, que se estendem para o mar, ainda são visíveis. 

O horizonte se abre aqui, entre a ampla linha do oceano, as baixas dunas na praia e as suaves e verdejantes colinas que se estendem para o interior, cobertas de pinhais e matos barrocos, pontuadas por alfarrobeiras e oliveiras. 

Uma rede de passarelas elevadas cruza as dunas, protegendo a vegetação, que é muito densa à beira-mar e inclui plantas como capim de areia, grama de praia européia, azevinho, trevo cretense e narcisos marinhos. 

Sendo esta a única praia essencialmente arenosa do município, e também devido ao seu tamanho, esportes aquáticos e de praia são muito populares aqui e incluem windsurf, kitesurf, vela, vôlei de praia, futebol de praia e muito mais. E um bom bocado para o mar, você pode tentar sua mão na pesca de alto mar.

Uma das mais conhecidas da zona de Lagos, a Meia Praia possui um areal extenso que se prolonga por cerca de 5 km entre a Marina e a Ria de Alvor, sendo a metade leste também designada por Praia de São Roque.Localizada nas proximidades da Estação do Caminho-de-ferro, esta praia possui acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida, assim como outras infraestruturas de apoio que incluem o aluguer de equipamentos para desportos náuticos e uma escola de windsurf.





Praia do Camilo





Rodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontórios bastante interessantes. Com as suas águas calmas e cristalinas. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecíveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinhão e Dona Ana. Esta praia tem camas de sol para aluguar, como também há um parque de estacionamento e alguns restaurantes. Esta praia é vigiada durante o verão.

Meia Praia





Esta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma série de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquáticos. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baía de Lagos nos séc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galeões que carregavam o tesouro de Montezuma, um imperador Azteca capturado pelos soldados de Herman Cortez, em 1522. O Hotel Tivoli Lagos encontra-se nas proximidades desta praia. Devido ao facto de ser uma praia já bastante mais frequentada tem bastantes infra estruturas como um acesso facilitado para deficientes, casa de banho, um parque de estacionamento bastante amplo e além de ser vigiada no verão tem um centro de saúde.

Praia dos Pinheiros Lagos Algarve





Situada em Lagos, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, a Praia dos Pinheiros possui um pequeno areal em forma de concha, que na maré alta mede cerca de 30 a 40 metros. Com um acesso difícil, por degraus escavados nas rochas escarpadas que a abrigam dos ventos e projetam sombras convidativas no areal, esta é uma praia tranquila, procurada pelos praticantes de naturismo.Entre as formações rochosas recortadas, merece destaque a gruta que dá acesso a um algar, cuja visita é obrigatória.



  • O que fazer em Lagos os 9 melhores locais para visitar


Outros Artigos Populares no Blogue