O que fazer em Torres Vedras os 10 melhores locais para visitar


Igreja de Santa Maria do Castelo (Torres Vedras)





A Igreja de Santa Maria do Castelo localiza-se na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, no concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal.

Situada no interior do Castelo de Torres Vedras, a Igreja de Santa Maria é uma das mais antigas das quatro matrizes da cidade. É mesmo provável que tenha sido erguida sobre algum templo islâmico, aí existente durante o período de dominação árabe. 

A sua construção deverá remontar à segunda metade do século XII, pouco tempo depois da tomada do castelo aos mouros, por D. Afonso Henriques, em 1148. O orago da igreja é Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto). Até ao início do século XIX, na noite de 14 de Agosto faziam-se diversas fogueiras no adro da igreja e nas ameias do castelo, para comemorar o dia em que, segundo a tradição, D. Afonso Henriques terá tomado o castelo aos mouros.



Praia da Física em Santa Cruz Torres





A Praia da Física, localiza-se no centro de Santa Cruz, quase no início da Avenida do Atlântico e, confina a Sul com a Praia do Norte e a Norte com a Praia do Pisão Uma praia maravikhosa com uma extensão de areia magnifica. Optimo para praticar desportos de ondas... surf, bodyboard kitesurf 

 

Esta é a Praia, Aquela Praia que todos que visitam a Região da Grande Lisboa em Portugal precisam conhecer e desfrutar. Beleza, Estrutura, Exuberância, e tudo mais que se possa desejar em um só lugar. Estou por aqui exatamente estes dias e posso testemunhar tudo isto . Ao visitar Lisboa não deixem de vir. Ótimo passeio.





Praia Azul em Torres Vedras





O extenso areal e as suas dunas caracterizam esta praia ideal para praticantes de surf e de bodyboard de inverno, tendo águas mais calmas de verão. Está localizada entre falésias e o rio Sizandro. A Praia Azul apresenta um areal muito extenso com cerca de 1,1 Km.No cimo da falésia, na zona Norte, as habitações misturam-se com terreno de duna. Ao chegar às zonas centro e Sul



Praia Formosa Santa Cruz (Torres Vedras)





A Praia Formosa localiza-se na parte Sul de Santa Cruz, no início da subida da Avenida do Alto da Vela e, confina a Sul com a Praia da Amoeira A Praia da Formosa, que pertence à Praia de Santa Cruz, possui um areal de dimensões razoáveis. É abrigada devido à disposição da falésia em forma de arco que a protege do vento.

A linha de água e a zona de banhos estão preenchidas por formações rochosas.Na zona Norte, encimada por um miradouro, está a Riba Amarela.O estacionamento de apoio encontra-se junto à Avenida Alto da Vela.Os bancos de jardim dão um toque de design moderno à praia.



Praia do Navio Santa Cruz





Uma das curiosidades que surge pelo nome da Praia do Navio, deve-se ao facto de ter encalhado nesta praia um navio de nacionalidade norueguesa no ano de 1929. 

A designação de Praia do Navio deve-se ao facto de ter encalhado naquela praia, um navio de nacionalidade norueguesa, o Navio Hay, no dia 5 de Fevereiro de 1929.

Por razões desconhecidas, o navio desviou-se da rota em que seguia e após várias tentativas do Comandante para o controlar, veio a embater na Praia. Felizmente, devido à sua perícia e experiência , toda a tripulação saiu ilesa do acidente. Alguma carga que o navio transportava, como cigarros de fabrico inglês, chocolates e outros, foi vendida pelos próprios tripulantes, tendo uma parte da mesma sido objecto de actos de vandalismo, por parte de indivíduos menos escrupuloso.



Chafariz dos Canos em Torres Vedras





O Chafariz dos Canos localiza-se na freguesia de São Pedro e Santiago, na cidade e concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, em Portugal.

A primeira referência ao Chafariz dos Canos data de 1322, quando o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça doou uma soma de dinheiro a um homem para a construção dos ‘canos da agoa que vem pera a villa’ de Torres Vedras.

A sua construção deve-se ao patrocínio do rei D. Dinis (1279-1325), como parecem atestar os representantes da vila e termo de Torres Vedras, Fernam d’Alvarez e João Gil, no pedido que dirigem, anos mais tarde, a D. Afonso V, nas Cortes de Lisboa de 1459, registados nos capítulos especiais: Senhor, em esta vila há edificios de canos por que vem água a um chafariz que está na dita vila, que os reis que Deus tem, com ajuda dos moradores dela fizeram.

Nesta altura, já o chafariz dos canos se encontrava em ruínas, a necessitar de reparação, porque a água já não chegava à vila “por bem dos canos que ham mester grande repairo”.



Praia do Mirante em Santa Cruz, Torres Vedras





A Praia do Mirante, pertencente a Praia de Santa Cruz, possui um areal extenso e amplo. Adquiriu o seu nome devido ao Miradouro do Mirante, situado no topo da falésia.A procura deste local pelos amantes de desportos náuticos, sobretudo surfistas, é elevada.

Praia de areal extenso, que deve o seu nome ao miradouro que se situa na falésia atrás dela. 

Mesmo em cima da areia, este restaurante tem um ambiente muito agradável e pratos de boa qualidade a um preço muito razoável.



Praia de Santa Rita Torres Vedras





Com um grande areal limitado por montes e dunas cobertos de vegetação, a Praia de Santa Rita possui duas áreas concessionadas nos seus extremos norte e sul. Muito concorrida, esta praia é banhada por um mar de ondulação forte, ideal para os praticantes de surf e bodyboard. Praia de extenso areal, com boas infra-estruturas de apoio. De mar revolto e com correntes, só se aconselha a surfistas e bodyboarders experientes. A praia é vigiada. É frequente ver-se praticantes de parapente. Tem um bom parque de estacionamento e 3 passadiços de acesso à praia.



Santa Cruz (Torres Vedras)





Santa Cruz é uma localidade piscatória nas freguesias de Silveira e A dos Cunhados, concelho de Torres Vedras, em Portugal. É conhecida sobretudo pela sua praia e pelo seu Carnaval de verão.

É um local propí­cio a grande parte dos desportos de ondas, realizando-se aí­, todos os anos o festival

Santa Cruz possui um areal muito extenso, tomando nomes diferentes de acordo com o concessionário, sendo bem conhecidas as Praias do Navio, do Mirante, do Pisão, da Física, do Centro, de Santa Helena, da Formosa e a Praia Azul. A pureza das águas e areias e a beleza característica que lhe conferem os rochedos pitorescos, fazem de Santa Cruz uma estância balnear muito concorrida. No extremo sul, as arribas da Ponta da Vigia dão início a um conjunto de rochedos, de que se destaca o Penedo do Guincho, com 30 metros de altura por 100 de circunferência. Na base abre-se num espaço abobadado atravessado pelo mar. Sobranceiros a estes rochedos, existem curiosos socalcos, de onde em dias de atmosfera límpida se pode admirar um vasto panorama que abrange o farol do Cabo Carvoeiro e as Ilhas das Berlengas.Dotada de infra-estruturas de apoio que incluem a piscina e um fosso olímpico de tiro, a animação durante a época estival é completada por voos turísticos a partir do aeródromo local e por uma série de eventos.



Praia do Pisão Santa Cruz





A Praia do Pisão, que faz parte da Praia de Santa Cruz, possui um areal amplo e pouco extenso, com passadiços de acesso de madeira.O cimo da arriba encontra-se repleto de habitações da localidade de Santa Cruz.Esta praia é muito procurada por amantes de desportos náuticos devido às condições propícias do mar.

Uma praia que combina o verde da vegetação envolvente com o azul do mar. A Praia do Pisão é procurada pelas suas ondas, sendo os surfistas uma presença permanente durante todo o ano.



  • O que fazer em Torres Vedras os 10 melhores locais para visitar


Outros Artigos Populares no Blogue