O que fazer em Vila do Bispo os 10 melhores locais para visitar


Praia da Mareta Vila do Bispo Sagres Algarve





É a primeira praia da costa meridional, inserindo-se na ampla baía que nasce para leste do cabo de S. Vicente, o que a protege dos ventos e ondulações dominantes. Inserida na vila de Sagres, a Mareta é uma praia urbana e muito frequentada, apreciada por proporcionar banhos calmos e um bom ponto de partida para fazer canoagem ou mergulho nas grutas submersas da enseada.

O extenso areal, com quase 800 metros, encontra-se enquadrado por arribas calcárias que se elevam nas extremas da praia, assinalando-se o desenho retilíneo do cabo de S. Vicente a marcar a paisagem. Nestas formações rochosas distinguem-se enormes grutas e as plataformas de lapiás calcário colonizadas por plantas vistosas como o pampilho-marítimo. Caminhando para leste, o areal torna-se mais tranquilo.



Localização: Freguesia de Sagres – Praia Urbana (Sagres)

Acesso Viário: Estrada Pavimentada

Acesso Pedonal: Caminho Consolidado

Estacionamento: Pavimentado; Capacidade Aproximada de 170 Lugares

Tipo: Praia Marítima

Serviços: Cafés; Restaurantes; Aluguer de Cadeiras; Aluguer de Gaivotas e de Caiaques

Segurança: Vigiada pela capitania; Nadador Salvador

Areal: Areia Branca, com uma extensão de 700m

Dimensões com Praia-mar: 700m de comprimento x 50m de largura

Arribas: Calcários e Margas, abrigadas dos ventos predominantes (Noroeste)

Temperatura média da água: 22ºC – Verão

Atividades que podem ser desenvolvidas: Canoagem; Motas de Água; Caça Submarina; Pesca Desportiva; Snorkeling; Surf; Bodyboard





Praia das Velhas Vila do Bispo





Trata-se de uma praia acolhedora, e embora o areal seja mais extenso que na Boca do Rio, torna-se estreito na maré cheia, encaixado em arribas calcárias muito esculpidas e recortadas.

O areal alonga-se para nascente, delimitado por fim por um pontão muito utilizado como pesqueiro. Também aqui o abundante calhau rolado é usado pelos banhistas na construção de pequenos abrigos semicirculares de pedra que funcionam como corta-vento.

As encostas sobranceiras à praia estão cobertas por matos típicos do litoral rochoso, surgindo uma área de pinhal na encosta a poente. Vale a pena percorrer o sinuoso caminho litoral entre Cabanas Velhas e a Boca do Rio, onde se oferece uma fabulosa vista sobre o azul marinho do oceano enquadrado pelo verde denso da vegetação mediterrânica, e fazer uma paragem no Forte de Almádena, uma fortificação construída no séc. XVII para proteger a pesca de atum dos ataques de piratas do norte de África.



Praia de Monte Gordo





A praia de Monte Gordo é uma praia marí­tima situada na freguesia de Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, Algarve, Portugal. É uma das principais estâncias turí­sticas do Algarve. Dispõe de vigilância e equipamentos de apoio durante todo o perí­odo balnear. A vila de Monte Gordo, adjacente à praia, possui uma variada oferta hoteleira, comércio, restauração, casino e animação noturna durante todo o ano.





Praia de Beliche Vila do Bispo





A Praia do Beliche é uma praia com vigilância balnear do concelho de Vila do Bispo, nas proximidades do Cabo de São Vicente e da praia do Tonel. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, sendo muito procurada pelos surfistas. Trata-se de uma praia muito tranquila

Esta é uma praia abrigada dos ventos dominantes, inserida na ampla enseada definida pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. A praia parece ter sido escavada nas arribas altas e de cores quentes, e para alcançar o areal desce-se uma imensa escadaria, ao longo da qual se pode apreciar o desenho abrupto dos alcantilados calcários, muito estratificados e fraturados, com as suas grutas e os vestígios de monumentais desmoronamentos. Já no areal, a diversidade de formas rochosas esculpidas pela erosão volta a surpreender.

O Beliche insere-se em plena Reserva Biogenética de Sagres, pela importância para a biodiversidade que as comunidades vegetais desta estreita faixa litoral encerram, sendo possível observar algumas destas plantas endémicas a colonizarem o lapiás calcário das arribas. É uma praia muito procurada, quer por ser abrigada da nortada, quer para a prática de surf e bodyboard.

ocalização: Freguesia de Sagres

 

Acesso Viário: Estrada pavimentada

Acesso Pedonal: Escada

Estacionamento: Não Regularizado; Capacidade Aproximada 134 Lugares

Tipo: Praia Marítima

Serviços: Café

Segurança: Vigiada pela capitania

Areal: Areia Branca, com uma extensão de 400m

Dimensões com Praia-mar: 400m de comprimento x 25m de largura

Arribas: Calcárias com cerca de 40m de altura, abrigadas dos ventos predominantes (Noroeste)

Temperatura média da água: 22ºC – Verão

Atividades que podem ser desenvolvidas: Pesca Desportiva; Surf; Bodyboard





Praia do Burgau Costa Vicentina





A Praia do Burgau é uma praia do Algarve, situada na localidade de Burgau, no municí­pio de Vila do Bispo, na sua costa sul, a leste da praia da Salema e a oeste da praia da Luz.

É também conhecida pelas suas argilas com propriedades medicinais.

Integrada na povoação do Burgau, é uma praia de caráter urbano e marca o limite poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório e onde ainda se praticam formas artesanais de pesca, sendo utilizadas artes como o alcatruz, a rede de amalhar ou o aparelho de anzol.Também aqui, à semelhança do que acontece na Salema, é possível observar o regresso dos barcos à praia depois da faina e petiscar mais tarde o peixe fresco nos restaurantes da povoação.

Os utentes da praia dividem assim o areal com os barcos de pesca e com os equipamentos associadas à atividade piscatória. Para nascente, a arriba acinzentada eleva-se, talhada em calcários e margas e muito ravinada pela escorrência das águas, marcando a paisagem. A orientação do areal e a disposição das arribas proporciona abrigo dos ventos dominantes e permite banhos tranquilos.



Praia de Cacela Velha ou Praia da Fábrica Ria Formosa





A praia de Cacela ou praia de Cacela Velha, também designada Praia da Fábrica é uma praia que se situa na extremidade poente da antiga Pení­nsula de Cacela, a sul da aldeia histórica de Cacela Velha. Encontra-se integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Caracteriza-se pela sua grande extensão, pelas suas águas tépidas e calmas durante o perí­odo estival e pela beleza das suas paisagens.

 

A praia situa-se na extrema nascente da Ilha de Cabanas, perto da barra de Cacela, e acede-se de barco a partir do Sítio da Fábrica em Cacela Velha. Esta vila histórica, onde vale a pena apreciar o casario muito branco ornamentado com o tradicional azul-cobalto, fez-se rodear por pomares de sequeiro que se estendem em colinas suaves até à ria.

A povoação cresceu em torno duma nora medieval e oferece uma magnífica vista altaneira sobre a Ria Formosa, junto ao Forte D. Paio Peres Correia. Atravessado o estreito braço de ria, o visitante depara-se com uma fina língua de areia, deserta e selvagem, em permanente mutação pela ação do mar e dos ventos. É na mais completa tranquilidade que se pode contemplar a rica flora dunar desta barreira arenosa, apenas interrompida nos locais onde o mar teima em galgar a muralha natural, e as inúmeras aves que nas dunas procuram refúgio, como o borrelho-de-coleira-interrompida, a rola-do-mar, ou a chilreta.



Praia da Ingrina





Conhecida por ter um mar particularmente calmo, a praia da Ingrina é também é um spot favorito para a prática de mergulho dada a sua interessante característica geológica subaquática. É possível alugar cadeiras de praia e tem um salva vidas presente durante os meses de verão. Há uma boa selecção de restaurantes e bares com casas de banho e um parque de campismo muito perto.

Praia do Telheiro





Esta praia está confortávelmente abrigada dos ventos frios vindo de norte, no entanto a mesma, é um teste a determinação dos seus visitantes devido ao longo e sinuoso trajecto para chegar até às suas areias douradas. Tal como a praia da Ponta Ruiva, esta praia não tem qualquer tipo de infra estrutura salvo um parque de estacionamento.

Praia da Barriga





A Praia da Barriga tem uma pequena e apertada linha de areia, o que signifca que não é conveniente ficar nesta praia quando a maré sobe. Além de uma zona de estacionamento, esta praia não tem qualquer outro tipo de infra estrutura, como também não é vigiada por um salva-vidas.

Praia da Murração





É uma pequena praia mas com um amplo e comprido areal, conhecido como a Pérola da Costa Vicentina, tem a reputação de ser uma praia de beleza excepcional devido as suas dunas ondulantes e à abundante paisagem de zimbros endémicos desta região que ladeiam os seus penhascos. Como encontra-se bastante isolada, não apresenta qualquer tipo de infra estrutura.

  • O que fazer em Vila do Bispo os 10 melhores locais para visitar


Outros Artigos Populares no Blogue