A praia fluvial do Reconquinho, em Penacova, Coimbra, foi destaque pelo canal National Geographic no seu site, que a considerou uma das nove praias mais bonitas do país, numa lista de cem possibilidades localizadas de norte a sul de Portugal

 

O National Geographic tem mais de 160 milhões de assinantes em todo o mundo, mostrando o planeta em temáticas como aventura, exploração, vida selvagem, povos, culturas e fenômenos naturais. Os seus documentários exploram desde os mistérios das profundezas do oceano à fauna e flora das florestas tropicais. Está disponível em 25 idiomas, em 143 países fora dos Estados Unidos.

 

Praia Fluvial do Reconquinho fica na margem esquerda do rio Mondego, em frente à Vila de Penacova e é ideal para passar um dia agradável de Verão, onde todo o seu extenso areal convida a estender a toalha. Galardoada, pela primeira vez, em 2013 com a bandeira azul, dispõe de bar, apoios de praia, fluvioteca e animação garantida ao longo de toda a época balnear, proporcionando todas as condições de lazer e diversão. No Reconquinho situa-se também o centro de Trail Running Carlos Sá, com a particularidade de este local ser o ponto de partida para todos os percursos de trail existentes no concelho de Penacova.

 

Situada em pleno Rio Mondego, a Praia fluvial de Reconquinho fica situada a cerca de 1,5 km da vila de Penacova de onde se pode aceder a pé descendo uma colina. Envolta por uma paisagem natural em que o verde é a cor dominante, esta praia fica junto a um Parque de Campismo e possui boas infraestruturas de apoio.

 

A praia está ligada à outra margem do rio por uma ponte pedonal em madeira muito utilizada também para saltos de mergulho.