O que fazer em Aljezur os 8 melhores pontos turisticos
Praia do Vale dos Homens
Esta praia é bastante larga e pacifica. As suas formações rochosas circundantes tornam esta praia apetecÃvel para pesca quando o mar está mais calmo, assim que outras actividades lúdicas. A praia de Vale dos Homens é vigiado durante os meses de verão.
Praia de Odeceixe Aljezur costa vicentina Alentejo
Composta por uma extensa língua de areia e protegida por altas falésias, tanto a norte como a sul, é um dos clássicos da zona. Banhada, de um lado, pela Ribeira de Odeceixe e do outro pelo mar. Durante a maré baixa formam-se pequenas lagoas no areal.
A praia também foi reconhecida como uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Arribas, em setembro de 2012.
A forte ondulação que atingiu a costa portuguesa, em 27 de outubro de 2015, provocou danos considerados Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo.
A Praia de Odeceixe insere-se assim na extremidade de um vale dominado por esta ribeira, culminando encaixada entre altaneiras arribas de xisto e grauvaques, característicos desta região.
A praia apresenta uma elevada qualidade paisagística e biodiversidade, podendo desfrutar-se de uma paisagem de rara e enorme beleza do topo das arribas.
Estas constituem habitat privilegiado para a avifauna, proporcionando excelentes condições para a observação de aves, como a cegonha branca, o falcão-peregrino ou a gralha-de-bico-vermelho.
Praia da Bordeira Aljezur Algarve
A praia da Bordeira fica localizada na Costa Vicentina, no Algarve junto a duas aldeias, Bordeira e Carrapateira, no concelho de Aljezur.
Apesar de a praia de ficar mais perto da aldeia da Carrapateira do que da aldeia da Bordeira, dão-lhe o nome de praia da Bordeira, devido ao facto de a ribeira da Bordeira desaguar nessa praia.
Esta praia é muito frequentada por surfistas e por pessoas que procuram umas férias longe da confusão das restantes praias algarvias. O acesso pedonal é fácil.
Constituindo-se como a praia mais extensa do concelho de Aljezur, com um areal de cerca de 3 km, a Praia da Bordeira situa-se a norte da Carrapateira, junto à foz da Ribeira da Bordeira, daí o seu nome. Tem uma elevada qualidade paisagística, conferida, quer pelas altas arribas que a limitam nas extremidades norte (xisto) e sul (formações rochosas do Jurássico), quer pelos arenitos de Silves, quer ainda a nascente pela ribeira da Bordeira e pelo sistema dunar.
Bastante dinâmico, este sistema resulta dos fortes ventos do quadrante noroeste e está muito bem preservado no que se refere aos diferentes habitats que se desenvolvem ao longo dos diferentes níveis dunares. Observa-se na duna primária uma comunidade considerável de Tammophila arenaria, que desempenha um papel fundamental na fixação das areias.
Praia da Bordeira
A praia da Bordeira também conhecida como praia da Carrapateira, vem a desaguar uma ribeira que forma uma lagoa, a mesma é ideal para a diversão segura das crianças. existe umas ruinas antigas de um forte usado para a defesa de ataques piratas no Sec XVII. Esta praia é vigiada durante o verão.
Museu Municipal de Aljezur
O Museu Municipal de Aljezur é um espaço museológico situado na localidade de Aljezur, no Distrito de Faro, em Portugal.
O Museu Municipal localiza-se no antigo edifício da Câmara Municipal de Aljezur, edificado no século XIX.
O espólio deste museu encontra-se dividido em três espaços distintos: o Núcleo Arqueológico, o Núcleo Etnográfico e a Sala Islâmica do Legado Andalusino.O Núcleo de Arqueologia apresenta um vasto conjunto de objectos, que testemunham mais de 10.000 anos de presença humana na região. Espólio arqueológico Mirense (final da Idade Glaciária - 7000 anos a.C.), Neolítico Final/Calcolítico (3000-2500 anos a.C.) e Idade do Bronze (1200-900/800 anos a.C.), destacando-se uma colecção de machados mirenses, as placas de xisto e os pesos de rede, associados a uma presença que se encontrava muito ligada ao uso dos recursos naturais do território. Ainda aqui é possível observar-se, pelo seu simbolismo histórico, a Pedra de Armas com o brazão da Ordem de Santiago, que se julga proveniente da antiga Igreja Matriz de Aljezur, totalmente destruída com o terramoto de 1755, assim como o fuste do antigo Pelourinho.
Praia do Monte Clérigo
Apesar da praia do Monte Clérigo ter um cenário repousante, as suas enseadas rasas e rochosas permitem a observação de várias espécies marinhas tal como polvo, caranguejo, ouriço ou robalo. Nas imediações desta praia pode-se encontrar algumas infra estruturas como um parque de estacionamento, bares e restaurantes. Também há um centro de primeiros socorros e um salva vidas de vigia durante o verão.
Praia da Amoreira Aljezur algarve
Amoreira é uma praia portuguesa, situada junto da, freguesia da Aljezur no concelho algarvio de Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
O acesso a esta praia faz-se na entrada norte de Aljezur pela EN 120, e a cerca de 7km deste cruzamento fica a praia. A orientação é noroeste.
Nesta praia encontramos a foz da Ribeira de Aljezur que forma um sistema estuário-lagunar de uma beleza natural e pouco comum noutras praias. O seu extenso areal dá lugar a um também extenso campo dunar que estende para um habitat de sapal. Neste local ainda temos o prazer de poder ver a lontra, a garça-cinzenta ou o bonito guarda-rios.
Junto à praia orientação norte pode-se observar a imponente arriba, talhada de xisto e grauvaques, de cor acentuadamente cinzenta e preta. Já a sul encontra-se uma encosta verdejante sobre o vale. Brotam formações rochosas muito belas, são vestígios duma antiga duna, agora fossilizada, neste local existe plantas únicas no mundo. Com a baixa-mar o espectáculo é mesmo muito belo porque põe a descoberto formações rochosas fossilizadas e formam-se extensas lagunas no areal, onde a água tem uma temperatura acima dos 20ºC.
Praia também muito procurada pelos desportos radicais que proporciona, surf e bodyboard.
Próxima da vila de Aljezur, a Praia da Amoreira beneficia de duas realidades: a praia marítima propriamente dita e a foz da ribeira de Aljezur. Desta confluência resulta um sistema estuarino-lagunar de grande beleza natural. Com a baixa-mar a paisagem é arrebatadora, pondo a descoberto formações rochosas e extensas lagoas no areal.
Na continuidade do vasto areal, para o interior, observa-se um extenso campo dunar, que localmente é conhecido pelos “medos da Amoreira”, evoluindo depois para um habitat de sapal. Duas visões imponentes marcam a paisagem: no limite norte, a arriba talhada em xisto e grauvaques apresenta uma forma curiosa, lembrando um gigante deitado sobre o mar; a sul, na encosta verdejante do vale, afloram impressionantes formações rochosas, vestígios duma antiga duna, agora fossilizada.
A ponta sul desta praia é ainda um local privilegiado para a pesca à linha, localmente conhecida pela rocha do “treme-treme”.Na zona ocorrem diversas espécies de flora de elevado valor, como é o caso do endemismo lusitano Biscutella vicentina, e habitats prioritários para conservação da natureza, como as dunas fixas com vegetação herbácea (“dunas cinzentas”), dunas litorais com Juniperus spp., dunas fixas descalcificadas atlânticas (Calluno-Ullicetea) e dunas com florestas de Pinus pineae ou Pinus pinaster.COMO CHEGAR: Junto ao Complexo Desportivo de Aljezur encontra um desvio com a indicação para a Praia da Amoreira. Ao longo de 7 km de caminho alcatroado acompanha-o uma paisagem idílica: o Vale D. Sancho, a ribeira de Aljezur, flora com espécies endógenas, campos de pastagem de gado bovino.
Praia da Arrifana
Esta praia tem um vasto areal rodeada de uma encosta Ãngreme e acentuada com um pequeno e tÃpico porto pesqueiro. A praia da Arrifana está ligada à figura histórica de uma princesa Moura e o seu prÃncipe poeta In Caci (Século XII) que viveu aqui como recluso. Existem umas ruÃnas de um forte do Séc. XVII, construÃdo para defender os pescadores da apanha do atum e a sua frota pesqueira. No ponto extremo da encosta encontra-se uma majestosa formação rochosa denominada de Pedra da Agulha. Esta praia tem casas de banho e chuveiros, nas suas imediações também é possÃvel encontrar alguns bares e restaurantes. Também há um parque de campismo muito perto e a praia é vigiada durante os meses de verão.