Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa


Praia Grande





A praia Grande, está localizada perto da vila de Ferragudo e separada da praia da Angrinha pelo forte de São João de Arade. Esta praia tem um parque de estacionamento bastante amplo. Também tem acesso directo a restaurantes, chuveiros e casas de banho. Existe uma área dedicada às crianças onde elas podem brincar em toda a segurança, visto que a praia é vigiada por um salva vidas.

Praia da Marinha Lagos Algarve (informações)





A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, considerada, ainda, como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo pelo Guia Michelin, tendo chegado inclusivamente a ser distinguida com o galardão

Rodeada por uma falésia alta esculpida pela erosão, a belíssima Praia da Marinha é considerada uma das cem melhores praias do mundo, num recanto de natureza preservada, quase mesmo em estado selvagem.Antes de descer à praia, deslumbre-se com a paisagem que se avista do alto da falésia que lhe dá acesso e depois percorra a longa escadaria. O seu esforço será recompensado pela tranquilidade que encontra neste areal banhado por um mar suave.

Uma enorme e suave escadaria dá acesso a uma pequena enseada; ao avançar até à linha da arriba o visitante depara-se com um areal que se alonga para poente.

Arribas calcárias de tons quentes, muito fraturadas e fissuradas, envolvem a praia, exibindo uma diversidade notável de curiosos modelados rochosos: arcos, grutas, leixões e algares.

Também a diversidade de habitats marinhos é assinalável: ambientes rochosos e campos de ervas marinhas abrigam coloridos ouriços e anémonas, cardumes de sargos e safias, curiosos polvos e chocos, ou delicados cavalos-marinhos.

É possível realizar aqui um percurso subaquático, acessível de máscara e barbatanas ou com escafandro autónomo.

De volta a terra firme, deixe-se seduzir pelos campos de orquídeas que florescem na primavera, visíveis nas imediações do parque de merendas no topo da arriba, ou por uma caminhada no percurso de natureza que percorre a linha das arribas entre esta praia e Vale Centeanes.



Praia de Albandeira Caramujeira, Lagoa, no Algarve





A Praia de Albandeira é uma praia situada em Caramujeira, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve.

É conhecida pelas suas piscinas naturais existentes nas rochas, as quais proporcionam uma magní­fica experiência balnear aos seus visitantes. Esta praia serve ainda de estância balnear aos turistas do Hotel Suites Alba Resort & SPA.

A sua estrada de acesso, permite ainda o acesso à Praia do Barranquinho e à Praia da Malhada do Baraço.

É praia vizinha da internacionalmente famosa Praia da Marinha

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras.

Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia.

O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. 



Praia do Mato Lagoa Algarve





Na orla costeira há mais de 40 praias encastradas nas arribas calcárias, a maior parte delas inacessíveis por terra e muitas de difícil acesso, mesmo por mar. São as Praias Selvagens de Lagoa. Nelas a natureza excedeu-se na criação de recantos maravilhosos.

Belas mas perigosas, frequentá-las exige a adoção de alguns cuidados. Assim é fundamental manter a distância de segurança em relação às arribas. Recordamos ainda que nestas praias não há vigilância por nadadores salvadores.



Praia do Carvalho Lagoa (Algarve)





A Praia do Carvalho é uma praia situada na freguesia de Praia do Carvoeiro, pertencente ao concelho de Lagoa (Algarve).

Conhecida por ser uma praia tranquila de areias ricas em conchas e águas lí­mpidas e frias, esta praia ofereça aos seus visitantes (maioritariamente estrangeiros) uma fresca sombra na parte da manhã e da tarde, devido í s suas altas rochas dispostas quer do lado poente, quer no lado nascente. Possui umas escadas esculpidas na rocha por onde se pode subir até meio da falésia, a cerca de 6 metros de altura, e mergulhar na água.

Num recorte anguloso da costa, esconde-se um pequeno areal dourado, enquadrado por arribas esculpidas pela erosão. Dominando a praia, um leixão interrompe a linha do horizonte azul.

O acesso à praia é feito através de um túnel escavado na rocha e, apesar da dificuldade e perigosidade do acesso, a praia é muito popular entre locais e visitantes. No espaço envolvente, o Pampilho-marítimo e o Limónio salpicam a crista da arriba calcária, enquanto Aroeiras, Zimbros, Carrascos e Palmeiras-anãs cobrem o barranco verdejante que desagua na praia.

O temperamento inconstante do maciço rochoso aconselha muita prudência, pelo que o visitante deverá guardar uma distância de segurança em relação às escarpas altaneiras.



Praia de Benagil Lagoa, Algarve





A Praia de Benagil é uma praia situada em Benagil, na zona costeira do concelho de Lagoa, no Algarve. Aldeia de pescadores, que com os seus barcos quase escondem o pequeno areal, a Praia de Benagilfica situada num dos mais bonitos trechos da costa algarvia, em que as arribas recortadas formam grutas e algares.Banhada por um mar tranquilo, esta zona é ideal para passeios de barco em que poderá descobrir praias desertas, inacessíveis por terra, onde encontra uma tranquilidade difícil de ultrapassar. 

A praia, outrora o domínio das gentes da faina da pesca é, nestes tempos, ocupada sobretudo por banhistas.

Agora, os coloridos botes de madeira deram lugar a embarcações modernas que dão as boas vindas da praia a estes novos utentes. Durante o verão, a atividade piscatória é complementada com visitas às grutas, guiadas por quem melhor conhece esta costa.





Praia do Pintadinho no Ferragudo Lagoa (Algarve)





A Praia do Pintadinho é uma das mais conhecidas praias do concelho de Lagoa (Algarve). Encontra-se na freguesia de Ferragudo, do lado direito da praia do Molhe.

Está, como a maior parte das praias do concelho de Lagoa, rodeada por rochas argilosas, as quais são normalmente usadas por pescadores. A rocha direita desenha um cabo que entra no mar onde estão colocados o Farol da Ponta do Altar e uma torre-radar.

Trata-se da primeira praia marítima do concelho de Lagoa, após a foz do Arade; o areal desenvolve-se para norte da Ponta do Altar, um pontal estreito e alongado onde se construiu um farol.

Os matos ricos do barrocal algarvio atingem aqui a linha de costa, combinando-se com a vegetação típica das arribas expostas aos ventos marítimos.

O areal encontra-se assim enquadrado por densa mancha de vegetação: aroeira, tomilho, murta, palmeira-anã, giesta, sargaço e roselha crescem envoltos num emaranhado de lianas. Nas arribas de cores quentes são visíveis diversos fósseis marinhos bem como notáveis modelados resultantes da erosão marinha sobre a rocha calcária, é o caso das grutas visíveis na base da Ponta do Altar.

Na arriba que delimita o extremo norte da praia é de assinalar uma enorme abóbada com dois arcos. Orientado a poente, avista-se do areal do Pintadinho a foz do Rio Arade, formalizada por molhes, e em segundo plano a marina e a cidade de Portimão.



Praia Grande





Esta extensa e comprida praia faz juz ao seu nome. a sua distancia é de tal ordem que se perde o fim no horizonte, dunas que ocupam 3 quilómetros de comprimento, criando uma paisagem deslumbrante em que as vezes se torne raro nos cruzarmo-nos com alguém, a praia também é conhecido pela possibilidade de observação das aves locais e a sua vegetação costeira. Infra estruturas disponíveis incluem estacionamento, restaurantes e casas de banho. A praia é vigiada durante o verão.

  • Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Lagoa


Outros Artigos Populares no Blogue