Os 15 melhores pontos turisticos para conhecer e visitar em Lagos


Praia da Luz





Envolta entre dois montes, e mesmo à beira da vila da Luz, este local apesar de ser um importante centro turístico, guarda ainda o seu caracter típico e tradicional que lhe dá à sua originalidade. O resort Porto Dona Maria encontra-se a 3 km desta praia. Esta praia devido à sua localização tem nas suas imediações um parque de estacionamento, cadeiras de praia para alugar e restaurantes. Outros serviços disponíveis incluem actividades de desporto náutico e a presença de um nadador salvador durante os meses de verão. Esta praia também tem um acesso facilitado para pessoas debilitadas.

Praia dos Pinheiros Lagos Algarve





Situada em Lagos, entre a Praia do Camilo e a Ponta da Piedade, a Praia dos Pinheiros possui um pequeno areal em forma de concha, que na maré alta mede cerca de 30 a 40 metros. Com um acesso difícil, por degraus escavados nas rochas escarpadas que a abrigam dos ventos e projetam sombras convidativas no areal, esta é uma praia tranquila, procurada pelos praticantes de naturismo.Entre as formações rochosas recortadas, merece destaque a gruta que dá acesso a um algar, cuja visita é obrigatória.



Praia do Pinhão





A praia do Pinhão está ligada à sua vizinha, a praia da Dona Ana por um pequeno acesso pedestre. separada por uma espécie de arco natural no seu estremo a este, esta praia é ideal para a prática de mergulho e exploração subaquática das suas aguas limpas. A capacidade para estacionamento desta praia é bastante limitada no entanto tem a presença de um salva-vidas durante o verão.

Praia da Batata Lagos Algarve





A poucos metros do centro histórico da cidade de Lagos, a acolhedora Praia da Batata é ideal para quem não gosta de se sentir isolado. Com ótimas infraestruturas de apoio e rodeada de diversos equipamentos de lazer, entre os quais o Clube de Vela de Lagos, esta praia é palco de regatas e de campeonatos de voleibol e andebol de praia durante o verão.

A praia situa-se entre a Praia dos Estudantes e o molhe sul da ribeira de Bensafrim, a escassos metros do centro histórico de Lagos, possuindo já características urbanas: grande parte da arriba para trás do areal encontra-se enrocada e ocupada por uma solarenga praça pavimentada. Para além do molhe surge o diminuto areal da Solaria e a Fortaleza da Ponta da Bandeira, mesmo à entrada da barra.

O areal exibe muitas reentrâncias e recantos abrigados dos ventos dominantes, como é próprio do desenho das arribas ocres da Costa de Ouro, muito trabalhadas pelos elementos.

É uma praia bastante frequentada, surgindo na continuação da longa marginal de Lagos que acompanha a foz da ribeira de Bensafrim e o colorido dos veleiros da marina e dos barcos de pesca artesanal do porto de pesca.As fascinantes formações rochosas que a decoram dão acesso, entre grutas, às praias dos Estudantes e do Pinhão, pequenas conchas de areia entre arribas coloridas e águas transparentes e tranquilas.



Praia do Canavial





A praia do Canavial deve o seu nome ao tipo de vegetação na sua encosta, onde existes uma nascente que jorra em cascata. Conhecida peças suas aguas extremamente claras e de onde submergem formações rochosas que contribuem para a beleza paisagística desta praia. Devido ao facto de ser uma praia bastante isolada não tem qualquer infra estrutura e não é vigiada.

Praia da Meia Praia Lagos Algarve





A praia da Meia Praia segue a ampla baía de Lagos, começando junto ao molhe norte no Córrego Bensafrim e estendendo-se por mais de 5 km até ao molhe ocidental na Ria de Alvor. A oeste, a cidade de Lagos e a Ponta da Piedade, que se estendem para o mar, ainda são visíveis. 

O horizonte se abre aqui, entre a ampla linha do oceano, as baixas dunas na praia e as suaves e verdejantes colinas que se estendem para o interior, cobertas de pinhais e matos barrocos, pontuadas por alfarrobeiras e oliveiras. 

Uma rede de passarelas elevadas cruza as dunas, protegendo a vegetação, que é muito densa à beira-mar e inclui plantas como capim de areia, grama de praia européia, azevinho, trevo cretense e narcisos marinhos. 

Sendo esta a única praia essencialmente arenosa do município, e também devido ao seu tamanho, esportes aquáticos e de praia são muito populares aqui e incluem windsurf, kitesurf, vela, vôlei de praia, futebol de praia e muito mais. E um bom bocado para o mar, você pode tentar sua mão na pesca de alto mar.

Uma das mais conhecidas da zona de Lagos, a Meia Praia possui um areal extenso que se prolonga por cerca de 5 km entre a Marina e a Ria de Alvor, sendo a metade leste também designada por Praia de São Roque.Localizada nas proximidades da Estação do Caminho-de-ferro, esta praia possui acessibilidades e apoios para cidadãos com mobilidade reduzida, assim como outras infraestruturas de apoio que incluem o aluguer de equipamentos para desportos náuticos e uma escola de windsurf.





Praia do Canavial Lagos Algarve





Trata-se de um areal estreito que surge imediatamente a nascente de Porto de Mós, encaixado entre arribas cenicamente recortadas, isolado e tranquilo.

O nome da praia deriva do denso caniçal que se desenvolve em torno duma linha de água torrencial, a qual corre em cascata pela arriba na época das chuvas.

O acesso à praia faz-se através de um trilho pedonal que percorre o topo da arriba, onde os matos ricos do barrocal algarvio ocupam lentamente antigos pomares de figueiras.

O sinuoso e estreito trilho para o areal desce por degraus talhados na face da arriba onde dominam tons ocres e rubros, muito intensos. As paredes rochosas carbonatadas estão muito esculpidas e fissuradas pela passagem da água das chuvas; nas pequenas cavidades que se formam crescem plantas típicas destes ambientes agrestes como a erva-pinheira, o pampilho-marítimo, a açafate-de-prata e o limónio. A transparência da água revela curiosas formações rochosas submersas.



Praia do Porto de Mós Lagos Algarve





A praia nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal enquadrado nas extremas por arribas altas. Do Miradouro da Atalaia, situado no topo da arriba a poente, a paisagem é soberba, avistando-se a linha de costa até Sagres.

Para poente dominam os cinzentos-claros, as arribas são talhadas em margas (calcários com elevado teor de argila) muito laminadas e sustidas em equilíbrios precários.

Na época húmida acumula-se na base da arriba espessa camada de argila, a qual os locais dizem possuir propriedades medicinais. Na face da arriba crescem plantas bem adaptadas à salsugem como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais, ou caniços nos locais que evidenciam escorrências de água.

Para nascente as arribas exibem tons ocres, muito quentes, e avistam-se já as formações rochosas que configuram a Ponta da Piedade. Apesar da proximidade com a cidade de Lagos, o areal possui troços muito tranquilos, sobretudo nas extremas da praia.



Castelo de Lagos





O Castelo de Lagos, no Algarve, localiza-se na cidade e concelho de mesmo nome, distrito de Faro, em Portugal.

A evolução das fortificações de Lagos acompanhou a longa história da cidade. Embora o castelo não tenha chegado até aos nossos dias e o conjunto da cerca medieval se encontre relativamente descaracterizado,

Lagos é a cidade algarvia com perí­metro fortificado mais extenso. Este conjunto foi reforçado ao final do século XIII, pela construção de outras fortificações que cooperavam para a defesa da cidade e sua baí­a, entre as quais se destacam, entre outras, o Forte da Ponta da Bandeira e o Forte da Meia Praia.

Arquitectura militar dos séculos XIV a XVII. Situado num local onde alguns historiadores supõem ter existido uma alcáçova islâmica. Porém, a existência do Castelo de Lagos só é confirmada, por fontes históricas,  a partir do século XIV. À primitiva alcáçova de planta poligonal, foi exteriormente adossado um baluarte da Cerca Nova renascentista.

Após 1581, a secção medieval, mais fortificada, foi transformada em residência dos Governadores do Algarve, procedendo-se, então, a obras de adaptação desse espaço. A planta de Lagos desenhada por Alessandro Massay em 1617 é a mais antiga ilustração desta estrutura fortificada.



Praia do Porto de Mós





Apesar da praia estar relativamente perto da cidade de Lagos, só muito raramente se encontra super povoada, diz-se que o barro que se forma nas suas encostas durante a época das chuvas, tem propriedades medicinais benéficas para a saúde.Esta praia tem chuveiros, casas de banho, cadeiras de sol para aluguar e a presença de um salva vidas durante o período de verão.

Praia da Batata





Localizada apenas a algumas centenas de metros do centro histórico de Lagos, a praia da Batata atraiçoa as suas ligações à civilização devido a algumas das suas características turísticas bem como de uma encosta lateral coberta de pedra. Esta praia, além de ser vigiada durante o verão e tem um parque de estacionamento, casas de banho e opções de restauração.

Praia da Ponta da Piedade





A Ponta de Piedade é um monumento natural turístico de Lagos, no Algarve em Portugal. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da região

Com uma magnífica vista sobre o Atlântico e as formas das falésias, esculpidas pelo mar e pelo tempo, a Ponta da Piedade constitui um cenário edílico de rochedos recortados em constante contraste com o azul esverdeado das águas.

Situada a dois quilómetros de Lagos, na Costa d’Oiro, e repleta de grutas, baías desconhecidas e praias tranquilas, a Ponta da Piedade é particularmente atraente quando vista a partir do mar.

Uma longa e estreita escadaria conduz a uma pequena enseada, onde barcos pitorescos esperam pelos visitantes que pretendem explorar este paraíso natural.

Nestas viagens, os pescadores experientes que conduzem os barcos, contornam as gigantescas esculturas de pedra, ao mesmo tempo que desvendam os seus segredos e revelam os seus nomes.

General De Gaulle, Chaminé, Catedral, Belas-Artes, Camelo, Museu, Submarino, Cozinha e Gruta dos Amores são alguns dos nomes destas rochas disformes que os pescadores vão perpetuando.

A enriquecer todo este cenário, estão todas as aves que aqui têm o seu habitat. A pouca distância da linha da costa existem diversos ilhéus em cujas encostas é comum ver ninhos de Falcões-Peregrinos, Corvos, Gralhas-De-Nuca-Cinzenta, Andorinhões Reais e Andorinhões Pálidos, bem como uma colónia de Garças Brancas e Carraceiros.

Quem tiver força para subir 182 degraus pode desfrutar, do alto do farol, da vista para o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que marca o limite entre a terra e o mar.





Praia do Camilo





Rodeada de encostas de cores vivas, este areal inclui pequenos promontórios bastante interessantes. Com as suas águas calmas e cristalinas. Muitos acreditam ser esta uma das mais apetecíveis praias do Algarve tal como a praia da Batata, Pinhão e Dona Ana. Esta praia tem camas de sol para aluguar, como também há um parque de estacionamento e alguns restaurantes. Esta praia é vigiada durante o verão.

Meia Praia





Esta extensa praia tem cerca de 4 km de comprimento e oferece toda uma série de infra-estruturas para quem gosta de desportos aquáticos. No istmo do Bar do Alvor fica o forte da Meia Praia, que defendeu a baía de Lagos nos séc. XVII e XVIII. Os historiadores dizem que foi nesta praia que naufragaram os galeões que carregavam o tesouro de Montezuma, um imperador Azteca capturado pelos soldados de Herman Cortez, em 1522. O Hotel Tivoli Lagos encontra-se nas proximidades desta praia. Devido ao facto de ser uma praia já bastante mais frequentada tem bastantes infra estruturas como um acesso facilitado para deficientes, casa de banho, um parque de estacionamento bastante amplo e além de ser vigiada no verão tem um centro de saúde.

Igreja de Santo António (Lagos) Algarve





A Igreja de Santo António é um edifí­cio religioso localizado em Lagos, no Distrito de Faro, em Portugal.

Edificada em 1707, foi reconstruída em 1769. A decoração em talha dourada, barroca, é considerada das mais belas do país. As paredes são revestidas por painéis de azulejos em azul e branco, do século XVIII. A igreja em toda a sua extensão é coberta por uma abóbada em madeira, imitando uma abóbada de berço. A pintura desta, pelo seu colorido e justeza do desenho é uma maravilha. A perspectiva tão rigorosa dá-nos a impressão de realidade que encanta. 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal