Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira

Os 12 melhores sitios para ver e visitar em Albufeira

Praia do Ancão





Esta praia está localizada bem dentro do parque natural e próxima das lagoas desta zona.

Praia Olhos de Água





A praia encontra-se inserida na pitoresca povoação de Olhos d´Água, terra de pescadores que ainda hoje ocupam o areal com as suas embarcações de pesca artesanal. As afamadas nascentes de água doce que brotam do areal, localmente designadas por olhos d´água ou olheiros, batizaram a povoação e a praia.

Os olhos d´água são visíveis junto ao mar, em situação de baixa-mar, na extrema nascente da praia. Mas são também as arribas calcárias que distinguem Olhos d´Água, já que esta é a primeira praia rochosa na passagem do sotavento arenoso para o barlavento rochoso, e onde se pode observar a vida marinha na faixa entre-marés: lapas, búzios, cracas, pequenos cabozes, anémonas e algas coloridas.

As formações rochosas, muito recortadas, exibem leixões, grutas, arcos, e pequenas enseadas abrigadas. Trata-se duma praia muito frequentada, dado o seu caráter urbano e turístico, dispondo de uma praça central com esplanadas e de um pequeno passeio pedonal pela frente de mar, ladeado por palmeiras.

Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.



Praia Salgados Albufeira Algarve





A Praia dos Salgados localiza-se no concelho de Albufeira, no Algarve, sul de Portugal. A Praia dos Salgados é muito procurada devido às suas características invulgares. Única zona húmida do concelho de Albufeira, é uma das mais diversificadas do Algarve no que diz respeito a avifauna

A praia surge na continuação do areal da Praia Grande, para nascente da lagoa dos Salgados, uma zona húmida que se forma no troço terminal da ribeira de Espiche. P

Para chegar à praia percorre-se o empreendimento turístico associado ao campo de golfe que se desenvolve marginalmente à lagoa, descendo por uma avenida ladeada por palmeiras altas.

O espaço envolvente da praia permanece em estado natural: para poente avistam-se as dunas robustas da Praia Grande e o espelho de água da lagoa marginado por densa vegetação e onde se observam sobretudo galeirões e, no inverno, corvos-marinhos a pescar; para nascente são os campos dunares que dominam, mais modestos em altura, mas igualmente ricos em flora e fauna.

O areal é amplo e com troços tranquilos; uma extensa rede de passadiços eleva-se sobre a foz da ribeira e sobre as dunas, proporcionando longos passeios tanto para poente, atravessando-se a lagoa dos Salgados, como para nascente, até à Galé.







Praias da Oura Poente & Oura Nascente





Estas praias ocupam uma grande parte da orla costeira. No seu extremo Oeste existem mais funcionalidades e estruturas turísticas e náuticas, ao passo que o seu lado a Este tende a ser mais deserto de qualquer actividade ou presença humana. O Hotel da Aldeia está localizado 500 metros a norte da praia. O parque de estacionamento é pago, no entanto a praia também comporta casas de banho, restaurantes e a presença de um salva vidas com função de vigiar a praia durante o verão.

Praias do Garrão Poente & Nascente





Localizada bem perto das Dunas Douradas e das suas lagoas vizinhas está relativamente abrigada dos ventos devido as suas encostas circundantes.

Praia da Água Albufeira Algarve





Tradicionalmente uma pequena aldeia piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da praia. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Nos últimos anos a localidade cresceu bastante, mas a praia muito bonita rodeada de arribas coloridas em tons de ocre mantém a sua beleza, sendo uma agradável estância balnear que possui ótimas infraestruturas de apoio e excelentes restaurantes sobre o mar.



Praia da Falésia





Quilómetros de praias douradas até perder de vista, apenas lascadas por pinheiros que dão o tom esverdeado aliados as rochas de cor avermelhada, poderiam ser na verdade a definição literal das cores da bandeira portuguesa. Nas suas encostas, há infra estruturas turísticas e desportivas disponíveis como também tem um acesso fácil para pessoas com dificuldades de locomoção. O Sheraton Algarve tem o seu Beach Club privado nesta praia.

Praia do Vale do Lobo





A praia deve a sua rara beleza ao tom ocre e rubi das suas arribas. Está rodeada pelo complexos turísticos de alta qualidade Vale do Lobo. e Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort

Praia Rocha Baixinha Leste Albufeira Algarve





Popularmente conhecida como a Praia dos Tomates, devido às plantações que existiam junto a um dos caminhos que lhe dá acesso, a Praia da Rocha Baixinha é uma zona tranquila no extremo leste da extensa Praia da Falésia, frequentada por muitos políticos portugueses. Muito perto da Marina de Vilamoura, um dos polos de maior animação do Algarve, esta Praia divide-se em duas áreas - Oeste e Leste.A sua qualidade ambiental reconhecida pela atribuição da bandeira azul ao longo dos anos, foi confirmada em 2003 pela certificação ambiental ISO 14001, que obteve após a candidatura apresentada pela Lusotur, empresa que gere Vilamoura.

Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias.

Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates.

O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro.

A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.



Praia da Galé Albufeira, no Algarve





A Praia da Galé localiza-se no concelho da Albufeira, no Algarve, sul de Portugal.

Esta praia é constituí­da por duas componentes que estão divididas por uma falésia, contudo encontram-se ligadas por escadas. A praia da Galé Oeste estende-se até à praia dos Salgados, enquanto que a praia da Galé Este está confinada por falésias, exceto na maré baixa dos meses mais soalheiros.

De lotação quase sempre esgotada, trata-se de uma praia para todos os gostos, com arribas a este e dunas a oeste. O areal é extenso e água de boa qualidade. Predominam os banhistas portugueses.

Diz-se que a origem do nome se deve ao facto de ter naufragado uma galé na praia, prevalecendo então o nome de Praia da Galé.

Existe uma outra Praia da Galé no concelho de Grândola.

 

A Praia da Galé configura o extremo leste da ampla baía arenosa de Armação de Pera. Nesta praia as formações rochosas características do barlavento algarvio emergem de novo das areias, proporcionando recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o setor poente mais exposto.

Estas rochas carbonatadas de cores quentes e muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior. Atualmente encontram-se muito esculpidas pelas águas da chuva e polidas pelo mar, revestidas por plantas adaptadas à salsugem como a barrilha. 



Praia do Trafal (Loulé Velho)





Vestígios de um velho aqueduto e peças do sistema de circulação de água podem ser encontradas nesta praia bem como de antigas estações de cultura piscicola que datam do tempo dos romanos.

Praia de Santa Eulália





Esta bonita praia tem um pequeno passeio marginal e está rodeada de barrancos profundos e de pinheiros. Os Apartamentos Alfagar têm acesso directo a esta praia. Há também um parque de estacionamento, casas de banho, algumas opções de restauração como bares e restaurantes.







O que visitar e conhecer em Portugal

Os 10 melhores lugares para visitar na Ericeira

Os 10 melhores lugares para visitar na Ericeira

Praia da Ribeira dIlhas Mafra Ericeira 500 metros para norte fica a onda mais mediática da Reserva, na praia que é considerada a “sala de visitas” do surf português. Situada num vale onde desagua uma ribeira, a sua configuração geográfica é a de um anfiteatro natural, ideal para a re...
As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Melgaço

As 7 melhores actividades para fazer e visitar em Melgaço

Castelo de Castro Laboreiro em Castro Laboreiro MelgaoO Castelo de Castro Laboreiro, também referido como Castelo de Castro Laboredo, localiza-se na vila e freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Para aqui chegar, o caminho não é fácil, tendo que se subir u...
Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Os 20 melhores sitios para ver e visitar em Museus

Museu Municipal Santos RochaO Museu Municipal Santos Rocha está localizado na cidade portuguesa da Figueira da Foz. Situado em pleno coração da cidade, junto ao Parque das Abadias, é vizinho do Centro de Artes e Espectáculos.   Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal...
Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Viseu

Os 8 melhores pontos turisticos e passeios em Viseu

Muralhas de ViseuAs Muralhas de Viseu localizam-se na cidade de mesmo nome, Freguesia de Santa Maria de Viseu, Concelho e Distrito de Viseu, em Portugal. Apesar de a cidade ter origens castrejas, foi durante a época romana que a povoação de Viseu viu atestado o seu protagonismo. Este crescimento explica-se graças &a...