Os 9 melhores lugares para visitar monumentos na Guarda


Castelo de Marialva Distrito da Guarda





O Castelo de Marialva, na Beira Alta, localiza-se na vila de Marialva, Freguesia e Concelho de Mêda, Distrito da Guarda, em Portugal.

No topo de um penedo graní­tico, em posição dominante sobre a vila e a planí­cie cortada pela antiga estrada romana, encontra-se estrategicamente colocado na região fronteiriça do rio Côa (Ribacôa). Verdadeiro complexo medieval, suas raí­zes mergulham no passado histórico de Portugal, ligando-se ao trágico destino dos Távoras.



Castelo da Guarda





O Castelo da Guarda localiza-se na cidade, concelho e distrito de mesmo nome, em Portugal.

Em posição dominante sobre a cidade mais alta do paí­s, ergue-se a 1.056,3 metros do ní­vel do mar. Apesar de muito descaracterizado pelas intervenções particularmente a partir do século XIX, os troços remanescentes de seus antigos muros ainda definem, em alguns trechos, os limites urbanos.

 



Pelourinho de Pinhel





O Pelourinho de Pinhel situa-se no centro da Praça Sacadura Cabral, em Pinhel. Representa a autonomia judicial do concelho, sendo classificado como Monumento Nacional pelo IGESPAR desde 1910.

Depois das campanhas de Reconquista, o núcleo urbano de Pinhel iria organizar-se dentro das muralhas do castelo, mandado edificar por D. Sancho I em 1189. A vila tornava-se então sede de concelho, e no ano de 1209 o mesmo monarca outorgava-lhe concessão de carta de foral. Em 1217 D. Afonso III confirmava o foral. No início do século XIV, por acção de D. Dinis, o castelo era reconstruído e o foral reformado; Pinhel, terra pertencente à Coroa, passaria a usufruir de alguns privilégios. Em 1510 as Reformas Manuelinas trouxeram a renovação do foral medieval, e foi nesta época que o pelourinho de Pinhel foi edificado.  



Castelo de Linhares da Beira





O Castelo de Linhares da Beira localiza-se na vila e Freguesia de Linhares da Beira, Concelho de Celorico da Beira, Distrito da Guarda, em Portugal.

Situado num cabeço rochoso num contraforte a noroeste da serra da Estrela, domina o vale do rio Mondego. O seu passado mergulha nas lendas, sendo considerado uma das fortificações medievais mais importantes da Beira Alta Interior.

Situado num monte, a altitude de 809 metros, nos contrafortes da Serra da Estrela, ergue-se o vetusto castelo medieval de Linhares. As suas torres, vistas de longe, tem a imponência de firmes atalaias, moldadas no granito da Serra, cujas montanhas lhe servem de pano de fundo.

O local onde a fortaleza foi erguida era na proto-história um castro da 2ª idade do ferro (época de La Tène). Então, entre o séc. III a.C. e a romanização, ocuparam-no guerreiros pastores lusitanos e segundo alguns autores, chamar-se-ia Lenio. Mas talvez mais plausível será aceitarmos uma designação medieval, com paralelo na toponímia da vizinha Castela, onde aparece também Linares, como nome de povoação e antropónimo.



Castelo de Trancoso





O Castelo de Trancoso localiza-se na Beira Interior, na freguesia de Santa Maria, cidade e concelho de Trancoso, distrito da Guarda, em Portugal. 

Trancoso encontra-se ainda hoje rodeada de muralhas, da época dinisiana, com um belo castelo também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado.

Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos Centros Históricos do país, visitado anualmente por muitos milhares de pessoas.

Destacam-se, entre todos, as Igrejas paroquiais de Santa Maria e de S. Pedro, a Casa dos Arcos, de séc XVI, a Igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto, um curioso edifício do antigo Bairro Judaico e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino.

Ergue-se sobre um planalto na região Nordeste da Beira, vizinho à nascente do rio Távora, afluente do rio Douro, e ao Castelo de Penedono, distante cerca de cinco léguas, com o qual compartilha caraterí­sticas comuns.

Desde o século XII, época da constituição da nacionalidade portuguesa, a povoação e seu castelo adquiriram importância estratégica na raia com o Reino de Leão, a par de outras localizades como a Guarda e a Covilhã.

Posteriormente constituir-se-ia em domí­nio da famí­lia dos Coutinho. Atualmente constitui-se em ex-libris da cidade, atraindo milhares de turistas anualmente.



Castelo de Castelo Rodrigo na vila Figueira de Castelo Rodrigo





O Castelo de Castelo Rodrigolocaliza-se na vila e Freguesia de mesmo nome, Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Distrito da Guarda, em Portugal. 

Localizado no quadrante Nordeste do Distrito da Guarda, o concelho de Figueira é constituído por 10 freguesias, distribuídas por uma área de 508,57 km 2.

Pelas freguesias, os campos de cereais e as árvores de fruto conferem à paisagem rural uma beleza dificilmente igualável, enobrecida ainda mais, pela imponente arquitetura religiosa, com igrejas e capelas de rara beleza.

Em posição dominante sobre a ribeira de Aguiar, ao sul da planí­cie de Ribacôa, constituí­a-se em local de passagem para os peregrinos que, da Beira Baixa, se dirigiam a Santiago de Compostela pelo caminho que, na Idade Média, ia da Guarda a Barca du2019Alva.

Eles encontravam abrigo no vizinho Convento de Santa Maria de Aguiar. Atualmente os muros do castelo envolvem a povoação, integrante do Programa Aldeias Históricas.



Castelo de Celorico da Beira





O Castelo de Celorico da Beira localiza-se na vila de mesmo nome, freguesia de Santa Maria, concelho de Celorico da Beira, distrito da Guarda, em Portugal. Erguido num cabeço granítico, no sopé da serra da Estrela, do alto de seus muros avistam-se os vizinhos Castelo de Linhares (a sudoeste), Castelo da Guarda (a sudeste), Castelo de Trancoso (a norte), o Parque Natural da Serra da Estrela (a sul) e o rio Côa (a leste).

A vila encontra-se cercada por pastagens, que alimentam as ovelhas responsáveis pelo que é reputado como o melhor queijo português: o queijo da Serra.

Erguido num cabeço graní­tico, no sopé da serra da Estrela, em posição dominante sobre a vila e o rio Mondego, do alto de seus muros avistam-se os vizinhos Castelo de Linhares (a sudoeste), Castelo da Guarda (a sudeste), Castelo de Trancoso (a norte), o Parque Natural da Serra da Estrela (a sul) e o rio Côa (a leste). A vila encontra-se cercada por pastagens, que alimentam as ovelhas responsáveis pelo que é reputado como o melhor queijo português: o queijo da Serra.



Castelo de Sortelha visita obrigatória na vila aldeia de Sortelha





O Castelo de Sortelha localiza-se na vila de mesmo nome, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, em Portugal.

Erguido sobre um maciço graní­tico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, área de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira, integra o conjunto da que é considerada uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas da Beira Interior.

Dos castelos de estilo românico da Beira Interior, o Castelo de Sortelha foi o último a ser construído, apesar de não existirem certezas do ano da sua construção.

Ainda assim, visto que a vila de Sortelha foi fundada por D. SanchoI, entre 1210 e 1212, e visto que se sabe que o castelo já se encontrava erguido em 1220, é certo que a sua construção ocorreu nesse intervalo do tempo.

Este castelo foi construído numa zona particularmente sensível, devido à proximidade com o Reino de Leão e a discussão dos limites de fronteiras entre esse reino e o Reino de Portugal.

O Castelo está classificado como Monumento Nacional, desde 1910. A sua situação geográfica permite-lhe um controlo do vale. É possível que no local existisse um castro pré-romano.

Na Idade Média o repovoamento da zona ocorre no século XII com D. Sancho I e em 1228 D. Sancho II outorgou-lhe foral e foi nesta época que terá sido construído o castelo. 



Castelo de Alfaiates em Sabugal





O Castelo de Alfaiates localiza-se na povoação e freguesia de mesmo nome, concelho de Sabugal, distrito da Guarda, em Portugal.

Embora erguido em área de planalto, a colina onde assenta, tornou-o num estratégico e importante ponto avançado na defesa da fonteira, em conjunto com a fortaleza de Almeida controlavam um vasto território. Durante a Guerra da Restauração da Independência (1640) desempenhou um papel determinante na defesa nacional, sendo considerado uma das Chaves do Reino, á semelhança de Almeida e Elvas

O castelo apresenta uma dupla cintura de muralhas, ambas em planta quadrangular postas em losango.

O interior apresenta duas torres quadrangulares colocadas em vértices opostos, sendo a Torre de Menagem a de maiores dimensões.

Na fachada principal encontra-se os brasões do Rei D. Manuel entre duas esferas armilares, tal como na janela existente da torre.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal