Praia e Piscinas das Palmeiras (Santa Cruz) Madeira





Esta praia, localizada em Santa Cruz, é muito procurada no Verão. Se tem crianças à procura de diversão, então esta é a escolha ideal! Especialmente voltada para os mais novos, esta praia tem insufláveis em plástico rijo, gratuitos, que fazem a delícia das crianças. Uma ilha do tesouro com um dragão a valer e uma escalada, digna de verdadeiros alpinistas, garantem entretenimento por umas boas horas. E enquanto eles brincam, pode ficar descansada a apanhar sol porque este espaço é vigiado por dois jovens.

Esta praia encontra-se dividida em duas áreas: a zona das piscinas (para adultos e crianças), aberta entre as 9 e as 19, e a praia de calhau, sem horário de funcionamento. Aqui pode andar nas gaivotas gratuitamente e passear ao longo da promenade.

A praia das Palmeiras conta ainda com nadador-salvador, posto de primeiros socorros e uma área de restauração.



Museu de Histria Natural do Funchal





Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais.

O Museu de História Natural é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira, inaugurado oficialmente a 5 de Outubro de 1933. Está instalado no Palácio de São Pedro, no Funchal, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, dos meados do século XVIII, mandado construir pela família Carvalhal.Após a sua aquisição pela Câmara Municipal do Funchal, em 19 de setembro de 1929, ali foram instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu Regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira.Atualmente, apenas funciona no edifício o Museu de História Natural do Funchal, a sua Biblioteca Científica e o Aquário Municipal.
Museu de História Natural do Funchal é o mais antigo museu do arquipélago da Madeira. Localiza-se no Palácio de São Pedro, uma das mais significantivas obras da arquitetura civil portuguesa, de finais do século XVII, na Rua da Mouraria, no Funchal. Já existia como Museu Regional da Madeira desde 1929, mas foi inaugurado com a designação de Museu Municipal do Funchal (mais recentemente Museu Municipal do Funchal (História Natural)) oficialmente em 5 de outubro de 1933.



Praia de So Fernando Madeira





O Forte de São Fernando, em Santa Cruz, foi construído no século XVIII com o intuito de observar e proteger a costa. Situado acima da praia de Santa Cruz, o Forte de São Fernando foi construído no século XVIII para observação e defesa da costa e foi restaurada por Paulo Dias de Almeida por ocasião das lutas liberais.A denominação de São Fernando indica uma antiga capela existente na área, que deu nome ao sítio e que em 1820 já não existia. Por outro lado, nessa data, a casa da guarda encostava-se a uma outra antiga capela, também já não existente, dedicada a São Lázaro.

Centro das Artes - Casa das Mudas Madeira





Abriu ao público no dia 8 de outubro de 2015 o Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira. O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1992 e instalado na Fortaleza de São Tiago no Funchal. Desde 1986 que uma seleção de obras de arte estiveram expostas na Quinta Magnólia no Funchal sobre a designação de Núcleo de Arte Contemporânea. A coleção tem a sua origem nos prémios Cidade do Funchal, organizados em 1966 e 1967, pela então Delegação de Turismo da Madeira.

O Centro das Artes-Casa das Mudas na Calheta foi inaugurado em 2004 e é projecto do premiado arquitecto madeirense Paulo David, tendo ao longo dos seus onze anos de vida realizado numerosos projectos expositivos temporários, assim como desenvolveu uma programação variada no seu auditório.

Foi decidida a passagem da coleção de arte contemporânea da Fortaleza de São Tiago, onde sempre viveu com constrangimentos, para as novas instalações. De cerca de 400 m2 de área de exposição passou a dispor de cerca de 1800 m2. O novo Museu dispõe de reservas, outras áreas técnicas, centro de documentação, auditório, cafetaria e loja.

O Centro das Artes - Casa das Mudas, edifí­cio premiado internacionalmente pela sua arquitectura e perfeita integração na paisagem, está localizado no concelho da Calheta, na zona oeste da Região Autónoma da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal. Nele está sediado o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, anteriormente localizado na Fortaleza de São Tiago com a designação de Museu de Arte Contemporânea do Funchal.

O Centro das Artes - Casa das Mudas, da autoria do arquitecto Paulo David, nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitectura contemporânea Mies van der Rohe, conta com uma área coberta de construção de 12.000 m, tendo sido construí­do como expansão da já existente Casa da Cultura da Calheta, onde funciona actualmente o espaço Galeria.

Com um núcleo de construção completamente novo e autónomo, o novo Centro inclui área para exposições, auditório, biblioteca, loja, cafetaria, restaurante e uma ampla zona de animação cultural para ateliês e oficinas artí­sticas e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 92 lugares.

O edifí­cio foi concebido de modo a criar um ambiente sóbrio e aprazí­vel, proporcionando perspectivas de visão a partir do interior, sobre o mar e as encostas circundantes.

Na sua construção foram adoptadas soluções técnicas que permitissem garantir a funcionalidade dos espaços criados e o melhor enquadramento possí­vel do edifí­cio no espaço envolvente.



Praia e piscinas do Calhau de So Jorge Madeira





Complexo Balnear do Calhau de São Jorge possui pequena lagoa de água doce e um complexo balnear com três piscinas. Complexo Balnear do Calhau de São Jorge, situado na foz da ribeira de São Jorge, é uma pequena praia a partir de onde se pode gozar de fantásticas vistas sobre as paisagens que a envolve. Esta praia de calhau tem uma pequena lagoa de água doce com uma profundidade que chega aos 5 metros em algumas zonas, e ainda um complexo balnear com três piscinas e um restaurante. Apesar de ter acesso ao mar, não se aconselha a que o frequente principalmente se o mar estiver agitado. O mar da costa norte é muito agitado e por isso é convidativo apenas para os surfistas e bodyboarders.
A surpresa é agradável para quem visita pela primeira vez a foz da ribeira de São Jorge e encontra uma pequena praia e um simpático complexo balnear, a partir dos quais se desfruta de magníficas vistas sobre as paisagens circundantes.

No meio do verde característico desta zona da ilha, esconde-se uma pequena praia feita no leito da ribeira, uma pequena lagoa de água doce com uma profundidade que chega aos 5 m em algumas zonas. Apesar de ter acesso ao mar, não aconselhamos um mergulho salgado, especialmente se o mar estiver agitado. O mar da costa norte é famoso por não ser muito convidativo, excepto para os surfistas e bodyboarders. O acesso é pago. Talvez devido às agressivas condições do mar, construiu-se nesta zona um complexo balnear com três piscinas e um restaurante.

Durante as noites dos meses de verão esta zona é animada pelos bares Calhau e Neptuno, que até por volta das 6 da manhã mantêm entretidos os que os visitam.



Casa-Museu Frederico de Freitas





A Casa-Museu Frederico de Freitas situa-se na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, em Portugal. A casa-museu reúne a coleção de arte de Frederico de Freitas, advogado e notário originário da Madeira que viveu naquela casa por várias décadas e legou o seu espólio à Região Autónoma da Madeira

Também conhecida por Casa da Calçada, esta designação identifica a antiga residência dos Condes da Calçada, cujos antepassados lhe estão associados desde os seus primórdios, no século XVII. O edifício, identificado como palácio na imprensa do século XIX, é o resultado de sucessivas remodelações e ampliações, sendo especialmente marcantes as intervenções de cunho romântico, roçando exótico, realizadas na segunda metade de oitocentos. 



Praia da Madalena do Mar ilha da Madeira





A Praia da Madalena do Mar é uma praia situada na freguesia homónima, pertencente ao municí­pio da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, Portugal.

Constituí­da por calhau, possui um solário em deck com 700m, dois restaurantes, bar, balneários, campo de voleibol, parque infantil, estacionamento com 130 lugares, biblioteca de Verão e dois nadadores-salvadores. Tem bandeira azul.

Este sítio esteve, em tempos, sobrepovoado com tendas de campismo, que já não se encontram lá. O espaço, outrora ocupado por essas tendas, alberga agora um campo de vólei, restaurante/bar, duches e, claro, a maravilhosa praia.

Ideal para apanhar sol, oferece águas cristalinas a temperaturas amenas e um mar com fraca ondulação.



Praia dos Namorados (Funchal)





Praia com areia, situada na Praia Formosa. Dispõe de parque infantil, três postos médicos, zona para prática de desportos, restaurantes e bares.



Complexo Balnear Doca do Cavacas





O Complexo Balnear Doca do Cavacas, também conhecido por Poças do Gomes, é um pequeno complexo balnear do Funchal. É constituí­do por poças naturais e existe acesso directo ao mar. O acesso é pago. Tem bandeira azul.

Anteriormente, conhecido por a “Poça do Gomes” o Complexo Balnear Doca do Cavacas está localizado a escassos metros da afamada Praia Formosa.

Com uma área de solário pequena, mas encantadora, o “Doca do Cavacas” tem acesso direto ao mar, assim como, fantásticas piscinas de origem vulcânica. Daqui podemos avistar o promontório Cabo Girão.

Mais conhecidas por Doca do Cavacas, este é um pequeno complexo balnear que conta com uma piscina natural de origem vulcânica e acesso direto ao mar. Mais conhecido por Doca do Cavacas, este pequeno complexo balnear situa-se entre o Lido e a Praia Formosa, e tem acesso à Promenade do Lido. Do lado oeste desta praia temos uma estimulante vista sobre o cabo mais alto da Europa (Cabo Girão) e a Praia Formosa.Esta praia tem uma piscina vulcânica natural e acesso direto ao mar com balneários, vigilância, restaurante e bar.

Praia das Poas do Governador Funchal Madeira





Com acesso a partir do passeio público marítimo a Zona Balnear da Ponta Gorda ou Poças do Governador como também é conhecida, fica situada na zona oeste do Funchal. Muito bem enquadrada no litoral rochoso, esta zona balnear dispõe de três piscinas de água salgada, uma delas para crianças, parque infantil e bons equipamentos de apoio que garantem o conforto e a segurança de todos os que a frequentam.

O Complexo da Ponta Gorda está localizado numa das zonas mais carismáticas da cidade. A sua proximidade com o Passeio Público Marítimo faz com que diariamente atraia um grande número de residentes e turistas.

O Complexo Balnear da Ponta Gorda possui duas piscinas de água salgada, uma para adultos e uma para crianças. Possui um elevador móvel que permite aos usuários de mobilidade reduzida ter um acesso mais fácil a uma das piscinas de adulto. Este equipamento pode ser colocado em qualquer lugar dentro da periferia da piscina, de acordo com a preferência do utilizador. Este equipamento é constituído com descansa pés e braços, dando estabilidade através de um cinto. O utilizador tem total controlo do comando do equipamento proporcionando mais autonomia, o que garante uma maior suavidade nas entradas e saídas da piscina. Este complexo possui o galardão"Praia Acessível, Praia para Todos" desde 2010. O acesso a instalações sanitárias, vestiários, restaurantes e outros serviços é feita através de rampas e pisos nivelados.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal