Dicas dos 7 lugares grátis para visitar em Bragança


Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta





A Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta ou Igreja de São Miguel é um templo no concelho de Freixo de Espada à Cinta, na União das Freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco. É uma igreja salão de arquitetura manuelina.

Igreja quinhentista de planta rectangular com três naves, capela-mor, absidíolos e sacristia. No alçado principal regista-se um portal manuelino, de arco abatido ladeado por pilastras e decoração relevada.A espacialidade interior é de tipo igreja-salão, com notável abóbada de pedraria.Possui preciosos retábulos de talha barroca e, na capela-mor, dezasseis painéis quinhentistas atribuídos à escola de Grão Vasco.

 

Castelo de Penas Roias em Mogadouro





O Castelo de Penas Roias localiza-se na povoação e freguesia de Penas Roias, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, em Portugal.

Antigo castelo da Ordem dos Templários na região de Trás os Montes e Alto Douro, integrava, à época da constituição da nacionalidade portuguesa, juntamente com os de Algoso, Mogadouro, Miranda do Douro, Vimioso e Bragança, o chamado núcleo duro do Nordeste transmontano. Hoje compreendido na área Turí­stico-Promocional de Montanhas, de seu sí­tio contempla-se a Igreja Matriz de Santa Maria de Azinhoso e, ao longe, Mogadouro.

Castelo roqueiro de origem anterior à nacionalidade, foi seu detentor Fernão Mendes, o Braganção, que em 1145, em tempo de D. Afonso Henriques, o doou aos Templários.Entre outras obras ergueu-se a torre de menagem por volta de 1172, conforme inscrição aí existente. Após a extinção da ordem do Templo o castelo passou à ordem de Cristo e mais tarde aos Távoras. Em 1758 já se encontrava em avançado estado de ruína



Castelo de Mogadouro





O Castelo de Mogadouro, em Trás-os-Montes, localiza-se na freguesia, povoação e concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, em Portugal.

Na vertente norte da serra de Mogadouro, a antiga vila e seu castelo constituí­ram, nos alvores da nacionalidade, um importante ponto estratégico sobre a linha lindeira. Comenda da Ordem dos Templários, posteriormente sucedida pela Ordem de Cristo, atualmente inclui-se na área Turí­stico-Promocional das Montanhas.

Com provável origem anterior, o Castelo de Mogadouro aparece documentado no século XII, quando Fernão Mendes, o Braganção, dele faz doação aos Templários. A torre de menagem é deste período.No segundo quartel do século XII o território de Mogadouro é doado à Ordem do Templo pelo rei D. Afonso I. Neste período de afirmação do novo reino de Portugal, foi necessário construir no território raiano de Trás-os-Montes novas estruturas militares para, a defesa contra as incursões militares leonesas e também muçulmanas.

Na segunda metade do século XII, os Templários construíram a Torre de Menagem, assente no afloramento rochoso e isolada no interior do recinto amuralhado.



Igreja de Castro de Avelãs





A Igreja de Castro de Avelãs é um pequeno templo na freguesia de Castro de Avelãs, no concelho de Bragança. A sua importância advém do reaproveitamento da cabeceira mudéjar do antigo e monumental mosteiro beneditino de São Salvador construí­do no século XII ou XIII, e que entrou em ruí­nas após a sua extinção no século XVI. Seria, nessa altura, a mais influente comunidade monacal na região de Bragança. 

 



 

Castro de Avelãs é uma aldeia cuja visita é indispensável, para poder conhecer o seu importante património onde se eleva um antigo mosteiro clunicense, com imponente ábside e dois absidíolos em alvenaria de tijolo com arcaturas cegas sobrepostas, possivelmente anterior ao século XII, extinto em 1543, quando era já da regra e posteriormente demolido.     Filia-se na tradição românica mudéjar da meseta duriense castelhana, constituindo no nosso país exemplo raro, senão mesmo exemplar único. Aqui se hospedou em março de 1387 o Duque de Lancaster, John of Gaunt, com mil homens de armas que o acompanhavam, quando se encontrou com D. João I no planalto de Babe.

Museu da CP Museu nacional ferroviário





O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal.

 

Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal remete-nos para uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo. Técnica, arte e ciência cruzam-se com as narrativas das Sociedades, dos Grupos e dos Indivíduos. O caminho de ferro desbravou novos territórios, criou cidades, ligou comunidades mais ou menos longínquas, criou e sustentou novas ofertas e necessidades, mudou a forma de ver o mundo.

 

O Museu está em constante construção. A evolução é o estado natural de um organismo vivo.

 

A nossa meta é atingir os níveis de excelência dos melhores museus ferroviários da Europa. E superar.

 

O Museu aposta num modelo de desenvolvimento social e cultural sustentado, aberto a todos os tipos de público.

 

Porque temos um público diferenciado, também os conteúdos e as atividades são desenvolvidos para responder às necessidades e expectativas de cada um.

 

Este Museu é para si.

 

Este Museu é para todos.

 

Descubra um Museu que cultiva a memória com o sentido no presente.

 

Aqui encontra um discurso expositivo inovador, arrojado no uso de tecnologias e sintonizado com os desenvolvimentos mais recentes.

 

Estamos instalados no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares que comporta 19 linhas ferroviárias.

 

A nossa exposição permanente habita edifícios ferroviários extraordinários.



Basí­lica de Santo Cristo do Outeiro Bragança





Iniciada a construção em 1698 em resultado de um milagre ocorrido numa pequena capela que se encontra ao lado, o santuário de Santo Cristo foi concluído na 1ª. metade do século XVIII.

 De características arcaizantes em pleno barroco, é um templo grandioso com fachada flanqueada por duas torres, abóbada de cruzaria no interior e sacristia revestida de pinturas setecentistas. Possui retábulos de preciosa talha barroca.

A basí­lica de Santo Cristo do Outeiro é uma igreja-santuário na aldeia de Outeiro, no concelho de Bragança.

Este importante local de peregrinação é monumento nacional desde 1927 e recebeu em 12 de julho de 2014 o tí­tulo de Basí­lica menor, atribuí­do pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.



Castelo de Freixo de Espada à Cinta





O Castelo de Freixo de Espada à Cinta localiza-se na freguesia e concelho de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, em Portugal.

O castelo de Freixo de Espada à Cinta é uma das mais antigas fortalezas transmontanas, estando documentada desde praticamente o século XII e antecedendo, por isso, o fenómeno de vilas novas criadas por D. Afonso III e D. Dinis. A referência mais antiga data de 1152 ou 1155-1157, anos em que D. Afonso Henriques passou carta de foral à localidade. 



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal