Casa-Museu Frederico de Freitas





A Casa-Museu Frederico de Freitas situa-se na cidade do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, em Portugal. A casa-museu reúne a coleção de arte de Frederico de Freitas, advogado e notário originário da Madeira que viveu naquela casa por várias décadas e legou o seu espólio à Região Autónoma da Madeira

Também conhecida por Casa da Calçada, esta designação identifica a antiga residência dos Condes da Calçada, cujos antepassados lhe estão associados desde os seus primórdios, no século XVII. O edifício, identificado como palácio na imprensa do século XIX, é o resultado de sucessivas remodelações e ampliações, sendo especialmente marcantes as intervenções de cunho romântico, roçando exótico, realizadas na segunda metade de oitocentos. 



Praia de So Tiago Madeira





A Praia de São Tiago, situada ao lado do Forte com o mesmo nome, é uma pequena praia pública que convida a um mergulho na baía do Funchal. Do lado direito do Forte de São Tiago, na Zona Velha, encontramos esta praia com o mesmo nome. Esta é uma pequena praia pública onde pode disfrutar do convidativo mar desta zona. Enquanto beneficia das condições desta praia, pode contemplar o porto do Funchal com os seus frequentes cruzeiros e embarcações locais.Esta praia dispõe de duches.

Complexo Balnear do Lido Funchal





O Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de comprimento e 25 m de largura. Todavia o acesso ao mar era também possí­vel.

Existiam, ainda, outras actividades como mesas de pingue-pongue, tobogãs e parque infantil. O acesso era pago e com vigilância permanente, com câmaras e nadadores-salvadores. Tinha bandeira azul.

A piscina e vários outros equipamentos foram destruí­dos pelo mar no Temporal de 20 de Fevereiro tendo reabertura agendada para o Outono de 2015.

O Complexo Balnear do Lido está localizado numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Funchal. Podemos observar no lado poente deste Complexo Balnear, o ilhéu do Lido. 

Foi renovado e aberto ao público no verão de 2016 e contempla a quem o visita boas acessibilidades desde a via pública ao interior do complexo. Para garantir a acessibilidade à piscina, poderá usufruir de cadeiras de rodas anfíbias e para circular pelo complexo estão disponíveis cadeiras de rodas.



Praia do Clube Naval do Seixal Madeira





O Clube Naval do Seixal, na Costa Norte da Madeira, Concelho do Porto Moniz, é um complexo balnear que conta, para além do fácil acesso ao mar, com uma piscina natural perfeitamente integrada na beleza paradisíaca do local.

Infra-estruturas de apoio, que passam por instalações sanitárias e duches, um bar com esplanada e uma zona de solário, fazem do Clube Naval do Seixal um local de descanso e conforto. Para os mais aventureiros, é possível o aluguer de caiaques e de equipamentos de mergulho para uma outra forma de descobrir o que a Madeira tem de melhor.



Praia e Piscinas das Palmeiras (Santa Cruz) Madeira





Esta praia, localizada em Santa Cruz, é muito procurada no Verão. Se tem crianças à procura de diversão, então esta é a escolha ideal! Especialmente voltada para os mais novos, esta praia tem insufláveis em plástico rijo, gratuitos, que fazem a delícia das crianças. Uma ilha do tesouro com um dragão a valer e uma escalada, digna de verdadeiros alpinistas, garantem entretenimento por umas boas horas. E enquanto eles brincam, pode ficar descansada a apanhar sol porque este espaço é vigiado por dois jovens.

Esta praia encontra-se dividida em duas áreas: a zona das piscinas (para adultos e crianças), aberta entre as 9 e as 19, e a praia de calhau, sem horário de funcionamento. Aqui pode andar nas gaivotas gratuitamente e passear ao longo da promenade.

A praia das Palmeiras conta ainda com nadador-salvador, posto de primeiros socorros e uma área de restauração.



Museu de Histria Natural do Funchal





Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais.

O Museu de História Natural é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira, inaugurado oficialmente a 5 de Outubro de 1933. Está instalado no Palácio de São Pedro, no Funchal, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, dos meados do século XVIII, mandado construir pela família Carvalhal.Após a sua aquisição pela Câmara Municipal do Funchal, em 19 de setembro de 1929, ali foram instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu Regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira.Atualmente, apenas funciona no edifício o Museu de História Natural do Funchal, a sua Biblioteca Científica e o Aquário Municipal. Museu de História Natural do Funchal é o mais antigo museu do arquipélago da Madeira. Localiza-se no Palácio de São Pedro, uma das mais significantivas obras da arquitetura civil portuguesa, de finais do século XVII, na Rua da Mouraria, no Funchal. Já existia como Museu Regional da Madeira desde 1929, mas foi inaugurado com a designação de Museu Municipal do Funchal (mais recentemente Museu Municipal do Funchal (História Natural)) oficialmente em 5 de outubro de 1933.



Museu de Eletricidade - Casa da Luz Ilha da Madeira





O Museu de Eletricidade - Casa da Luz é um museu da Empresa de Eletricidade da Madeira. Situado na baixa do Funchal, ilha da Madeira. Foi inaugurado a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.

O Museu de Electricidade Casa da Luz, é um Museu de Empresa, (EEM- Empresa de Electricidade da Madeira), que está instalado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, a então Madeira Electric Lighting Company Limited, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.Após várias alterações, em 1949, irão surgir os Serviços Municipalizados de Eletricidade, passando-se pela primeira vez para uma entidade pública um setor estratégico. Em 1974 será criada a empresa pública (EEM), responsável pela produção transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989, tendo acolhido desde então o Museu de Electricidade-”Casa da Luz”.Museu apresenta uma exposição sobre várias áreas temáticas. Uma primeira, mostra vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma primeira área de exposição, sob o título “Luzes do Funchal”, mostra vários tipos de iluminação utilizados na cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade.

Uma segunda área temática, intitulada por “Um Século de Eletricidade”, apresenta-nos um historial evolutivo da eletrificação no arquipélago, com a presença de maquinaria diversa e com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica.

Procedeu-se ainda à instalação, no local de exposição denominado "Segunda Nave", de um posto de transformação com a respetiva ligação a um poste de eletricidade. Este espaço foi ainda completado com maquetas de várias centrais elétricas e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.



Praia da Calheta Madeira





A Praia da Calheta é uma praia situada na freguesia da Calheta, na ilha da Madeira, em Portugal, com 100 metros de extensão. É uma das mais belas praias da região e pode usufruir de boas instalações durante todo o ano.

A Calheta foi a primeira praia na Madeira a importar areia, de Marrocos, tendo sido inaugurada em 2004 e contando com dois quebra-mares em talude como forma de protecção.    Localiza-se próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2 e é frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.   A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a possuir uma praia artificial que dispõe de um solário com cerca de 7.300 m2. A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a importar areia de Marrocos.Tem 100 m de extensão e conta com dois quebra-mares em talude como forma de proteção.Localizada próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2.É frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.O acesso é gratuito. Dispõe de serviço de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.



Praia do Gorgulho Madeira





Situada na zona oeste do Complexo Balnear do Lido, mais propriamente na Promenade do Lido, esta praia tipicamente madeirense, de calhau rolado, é gratuita e o seu acesso é feito a partir da promenade, esta pequena baia proporciona bons momentos de praia e de descontração.

Situada ao lado da Promenade do Lido, a Praia do Gorgulho oferece águas cristalinas que convidam a um mergulho. É uma praia gratuita e sem vigilância. A Praia do Gorgulho é uma pequena praia pública gratuita de águas cristalinas, sem vigilância, ao lado da promenade do Lido. Esta praia de calhau é uma excelente opção para um mergulho rápido e refrescante depois de fazer o seu jogging na Promenade do Lido. Aqui encontramos casas-de-banho, duches gratuitos e um pequeno bar.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal