Praia da Barreirinha ( COMPLEXO BALNEAR DA BARREIRINHA)





Situada a leste da Fortaleza de São Tiago, próxima da Igreja do Socorro, a Praia da Barreirinha é um popular local de banhos. É atualmente um local aprazível, convidativo e seguro com acessos fáceis ao mar, piscina para as crianças, solários, vigilância e espaços próprios para atividades recreativas e desportivas.

Situado ao lado do Forte de São Tiago, o Complexo Balnear da Barreirinha disponibiliza um acesso direto ao mar. Na zona leste do Funchal, perto da Zona Velha e ao lado do Forte de São Tiago, fica situado o Complexo Balnear da Barreirinha. Esta praia é bastante rochosa e está virada para o porto do Funchal. Esta praia tem acesso direto ao mar, com boas condições para a natação.O complexo dispõe de um amplo solário, WC, balneários, cacifos, bar, guarda-sóis, espreguiçadeiras e posto de primeiros-socorros. A segurança de todo o complexo é assegurada por um nadador-salvador.
A qualidade da água é certificada pela Bandeira Azul.

Serviços:- Serviços de primeiros socorros;- Serviço de Aluguer de Guarda-sóis e Espreguiçadeiras;- Biblioteca de Praia;- Bar;- Parque de estacionamento nas redondezas do complexo;- Balneários.



Praia da Madalena do Mar ilha da Madeira





A Praia da Madalena do Mar é uma praia situada na freguesia homónima, pertencente ao municí­pio da Ponta do Sol, na ilha da Madeira, Portugal.

Constituí­da por calhau, possui um solário em deck com 700m, dois restaurantes, bar, balneários, campo de voleibol, parque infantil, estacionamento com 130 lugares, biblioteca de Verão e dois nadadores-salvadores. Tem bandeira azul.

Este sítio esteve, em tempos, sobrepovoado com tendas de campismo, que já não se encontram lá. O espaço, outrora ocupado por essas tendas, alberga agora um campo de vólei, restaurante/bar, duches e, claro, a maravilhosa praia.

Ideal para apanhar sol, oferece águas cristalinas a temperaturas amenas e um mar com fraca ondulação.



Museu de Eletricidade - Casa da Luz Ilha da Madeira





O Museu de Eletricidade - Casa da Luz é um museu da Empresa de Eletricidade da Madeira. Situado na baixa do Funchal, ilha da Madeira. Foi inaugurado a 24 de novembro de 1997, em celebração do centenário da introdução da energia elétrica na Região Autónoma da Madeira.

O Museu de Electricidade Casa da Luz, é um Museu de Empresa, (EEM- Empresa de Electricidade da Madeira), que está instalado no espaço da antiga Central Térmica do Funchal, inaugurada em 1897, a então Madeira Electric Lighting Company Limited, primeira concessionária de eletricidade da Madeira.Após várias alterações, em 1949, irão surgir os Serviços Municipalizados de Eletricidade, passando-se pela primeira vez para uma entidade pública um setor estratégico. Em 1974 será criada a empresa pública (EEM), responsável pela produção transporte e distribuição de energia elétrica no Arquipélago da Madeira. A Central Térmica do Funchal só foi definitivamente desativada em 1989, tendo acolhido desde então o Museu de Electricidade-”Casa da Luz”.Museu apresenta uma exposição sobre várias áreas temáticas. Uma primeira, mostra vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma primeira área de exposição, sob o título “Luzes do Funchal”, mostra vários tipos de iluminação utilizados na cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade.

Uma segunda área temática, intitulada por “Um Século de Eletricidade”, apresenta-nos um historial evolutivo da eletrificação no arquipélago, com a presença de maquinaria diversa e com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica.

Procedeu-se ainda à instalação, no local de exposição denominado "Segunda Nave", de um posto de transformação com a respetiva ligação a um poste de eletricidade. Este espaço foi ainda completado com maquetas de várias centrais elétricas e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.



Praia e Piscinas das Palmeiras (Santa Cruz) Madeira





Esta praia, localizada em Santa Cruz, é muito procurada no Verão. Se tem crianças à procura de diversão, então esta é a escolha ideal! Especialmente voltada para os mais novos, esta praia tem insufláveis em plástico rijo, gratuitos, que fazem a delícia das crianças. Uma ilha do tesouro com um dragão a valer e uma escalada, digna de verdadeiros alpinistas, garantem entretenimento por umas boas horas. E enquanto eles brincam, pode ficar descansada a apanhar sol porque este espaço é vigiado por dois jovens.

Esta praia encontra-se dividida em duas áreas: a zona das piscinas (para adultos e crianças), aberta entre as 9 e as 19, e a praia de calhau, sem horário de funcionamento. Aqui pode andar nas gaivotas gratuitamente e passear ao longo da promenade.

A praia das Palmeiras conta ainda com nadador-salvador, posto de primeiros socorros e uma área de restauração.



Museu de Arte Sacra do Funchal





O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal do Funchal, na Madeira. É constituí­do por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria dos séculos XV a XIX. Das coleções destaca-se a de pintura flamenga dos séculos XV e XVI, a qual chegou à Madeira no século XVI na chamada época áurea da produção açucareira.

Os painéis flamengos distinguem-se não só pela sua grande qualidade como pelas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar, ainda, a coleção de escultura flamenga, proveniente especialmente de Malinas e de Antuérpia.

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal, fundado por D. Luís Figueiredo de Lemos, em 1594. Foi desenhado por Jerónimo Jorge, mestre de obras reais, que aqui trabalhava nas defesas da cidade do Funchal. Do edifício primitivo, ainda sobrevive uma secção poente, sobre a atual praça do Município e Rua do Bispo.

A sobriedade maneirista é bem visível na arcaria norte ou na Capela de São Luís de Toulosa, que apresenta na fachada uma inscrição com o nome do seu fundador, D. Luís de Figueiredo Lemos e a data de 1600. D. António Teles da Silva, Bispo do Funchal, realizou novas obras de melhoramentos, entre 1675-1682. 

Após o Terramoto de 1748, importantes obras de reedificação são realizadas, visto ter ficado muito danificado. O novo projeto para o Paço Episcopal foi entregue a Domingos Rodrigues Martins. O conjunto fica então harmonizado por um bloco central, com a inscrição sobre o portal principal de 1750.



Complexo Balnear do Lido Funchal





O Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de comprimento e 25 m de largura. Todavia o acesso ao mar era também possí­vel.

Existiam, ainda, outras actividades como mesas de pingue-pongue, tobogãs e parque infantil. O acesso era pago e com vigilância permanente, com câmaras e nadadores-salvadores. Tinha bandeira azul.

A piscina e vários outros equipamentos foram destruí­dos pelo mar no Temporal de 20 de Fevereiro tendo reabertura agendada para o Outono de 2015.

O Complexo Balnear do Lido está localizado numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Funchal. Podemos observar no lado poente deste Complexo Balnear, o ilhéu do Lido. 

Foi renovado e aberto ao público no verão de 2016 e contempla a quem o visita boas acessibilidades desde a via pública ao interior do complexo. Para garantir a acessibilidade à piscina, poderá usufruir de cadeiras de rodas anfíbias e para circular pelo complexo estão disponíveis cadeiras de rodas.



Praia das Poas do Governador Funchal Madeira





Com acesso a partir do passeio público marítimo a Zona Balnear da Ponta Gorda ou Poças do Governador como também é conhecida, fica situada na zona oeste do Funchal. Muito bem enquadrada no litoral rochoso, esta zona balnear dispõe de três piscinas de água salgada, uma delas para crianças, parque infantil e bons equipamentos de apoio que garantem o conforto e a segurança de todos os que a frequentam.

O Complexo da Ponta Gorda está localizado numa das zonas mais carismáticas da cidade. A sua proximidade com o Passeio Público Marítimo faz com que diariamente atraia um grande número de residentes e turistas.

O Complexo Balnear da Ponta Gorda possui duas piscinas de água salgada, uma para adultos e uma para crianças. Possui um elevador móvel que permite aos usuários de mobilidade reduzida ter um acesso mais fácil a uma das piscinas de adulto. Este equipamento pode ser colocado em qualquer lugar dentro da periferia da piscina, de acordo com a preferência do utilizador. Este equipamento é constituído com descansa pés e braços, dando estabilidade através de um cinto. O utilizador tem total controlo do comando do equipamento proporcionando mais autonomia, o que garante uma maior suavidade nas entradas e saídas da piscina. Este complexo possui o galardão"Praia Acessível, Praia para Todos" desde 2010. O acesso a instalações sanitárias, vestiários, restaurantes e outros serviços é feita através de rampas e pisos nivelados.

Praia do Clube Naval do Seixal Madeira





O Clube Naval do Seixal, na Costa Norte da Madeira, Concelho do Porto Moniz, é um complexo balnear que conta, para além do fácil acesso ao mar, com uma piscina natural perfeitamente integrada na beleza paradisíaca do local.

Infra-estruturas de apoio, que passam por instalações sanitárias e duches, um bar com esplanada e uma zona de solário, fazem do Clube Naval do Seixal um local de descanso e conforto. Para os mais aventureiros, é possível o aluguer de caiaques e de equipamentos de mergulho para uma outra forma de descobrir o que a Madeira tem de melhor.



Museu de Histria Natural do Funchal





Criado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929, o Museu de História Natural do Funchal constitui o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira e alberga mais de 41 000 exemplares de espécies animais.

O Museu de História Natural é o mais antigo museu em funcionamento no Arquipélago da Madeira, inaugurado oficialmente a 5 de Outubro de 1933. Está instalado no Palácio de São Pedro, no Funchal, uma das mais significativas obras da arquitetura civil portuguesa, dos meados do século XVIII, mandado construir pela família Carvalhal.Após a sua aquisição pela Câmara Municipal do Funchal, em 19 de setembro de 1929, ali foram instaladas a Biblioteca Municipal do Funchal, o Museu Regional da Madeira e o Arquivo Regional da Madeira.Atualmente, apenas funciona no edifício o Museu de História Natural do Funchal, a sua Biblioteca Científica e o Aquário Municipal. Museu de História Natural do Funchal é o mais antigo museu do arquipélago da Madeira. Localiza-se no Palácio de São Pedro, uma das mais significantivas obras da arquitetura civil portuguesa, de finais do século XVII, na Rua da Mouraria, no Funchal. Já existia como Museu Regional da Madeira desde 1929, mas foi inaugurado com a designação de Museu Municipal do Funchal (mais recentemente Museu Municipal do Funchal (História Natural)) oficialmente em 5 de outubro de 1933.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal