10 lugares grátis para visitar em Portugal


Praia e Piscinas das Palmeiras (Santa Cruz) Madeira





Esta praia, localizada em Santa Cruz, é muito procurada no Verão. Se tem crianças à procura de diversão, então esta é a escolha ideal! Especialmente voltada para os mais novos, esta praia tem insufláveis em plástico rijo, gratuitos, que fazem a delícia das crianças. Uma ilha do tesouro com um dragão a valer e uma escalada, digna de verdadeiros alpinistas, garantem entretenimento por umas boas horas. E enquanto eles brincam, pode ficar descansada a apanhar sol porque este espaço é vigiado por dois jovens.

Esta praia encontra-se dividida em duas áreas: a zona das piscinas (para adultos e crianças), aberta entre as 9 e as 19, e a praia de calhau, sem horário de funcionamento. Aqui pode andar nas gaivotas gratuitamente e passear ao longo da promenade.

A praia das Palmeiras conta ainda com nadador-salvador, posto de primeiros socorros e uma área de restauração.



Praia do Gorgulho Madeira





Situada na zona oeste do Complexo Balnear do Lido, mais propriamente na Promenade do Lido, esta praia tipicamente madeirense, de calhau rolado, é gratuita e o seu acesso é feito a partir da promenade, esta pequena baia proporciona bons momentos de praia e de descontração.

Situada ao lado da Promenade do Lido, a Praia do Gorgulho oferece águas cristalinas que convidam a um mergulho. É uma praia gratuita e sem vigilância. A Praia do Gorgulho é uma pequena praia pública gratuita de águas cristalinas, sem vigilância, ao lado da promenade do Lido. Esta praia de calhau é uma excelente opção para um mergulho rápido e refrescante depois de fazer o seu jogging na Promenade do Lido. Aqui encontramos casas-de-banho, duches gratuitos e um pequeno bar.

Praia da Calheta Madeira





A Praia da Calheta é uma praia situada na freguesia da Calheta, na ilha da Madeira, em Portugal, com 100 metros de extensão. É uma das mais belas praias da região e pode usufruir de boas instalações durante todo o ano.

A Calheta foi a primeira praia na Madeira a importar areia, de Marrocos, tendo sido inaugurada em 2004 e contando com dois quebra-mares em talude como forma de protecção.    Localiza-se próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2 e é frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.   A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a possuir uma praia artificial que dispõe de um solário com cerca de 7.300 m2. A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a importar areia de Marrocos.Tem 100 m de extensão e conta com dois quebra-mares em talude como forma de proteção.Localizada próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2.É frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.O acesso é gratuito. Dispõe de serviço de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.



Praia de São Tiago Madeira





A Praia de São Tiago, situada ao lado do Forte com o mesmo nome, é uma pequena praia pública que convida a um mergulho na baía do Funchal. Do lado direito do Forte de São Tiago, na Zona Velha, encontramos esta praia com o mesmo nome. Esta é uma pequena praia pública onde pode disfrutar do convidativo mar desta zona. Enquanto beneficia das condições desta praia, pode contemplar o porto do Funchal com os seus frequentes cruzeiros e embarcações locais.Esta praia dispõe de duches.

Museu-Biblioteca Mário Barbeito de Vasconcelos





Este museu exibe uma coleção particular de Mário Barbeito Vasconcelos sobre Vasco da Gama, nomeadamente mapas, gravuras, livros raros e moedas referentes a Cristovão Colombo.



Complexo Balnear do Lido Funchal





O Complexo Balnear do Lido era o complexo balnear mais conhecido do Funchal, localizado na parte Oeste da cidade (projeto de José Rafael Botelho). Nele existiam duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, que se destinavam uma a adultos e outra a crianças, medindo a primeira 50 m de comprimento e 25 m de largura. Todavia o acesso ao mar era também possí­vel.

Existiam, ainda, outras actividades como mesas de pingue-pongue, tobogãs e parque infantil. O acesso era pago e com vigilância permanente, com câmaras e nadadores-salvadores. Tinha bandeira azul.

A piscina e vários outros equipamentos foram destruí­dos pelo mar no Temporal de 20 de Fevereiro tendo reabertura agendada para o Outono de 2015.

O Complexo Balnear do Lido está localizado numa das zonas mais emblemáticas da cidade do Funchal. Podemos observar no lado poente deste Complexo Balnear, o ilhéu do Lido. 

Foi renovado e aberto ao público no verão de 2016 e contempla a quem o visita boas acessibilidades desde a via pública ao interior do complexo. Para garantir a acessibilidade à piscina, poderá usufruir de cadeiras de rodas anfíbias e para circular pelo complexo estão disponíveis cadeiras de rodas.



Praia Nova (Funchal)





A Praia Formosa é a maior praia pública da Madeira. Localizada a Oeste do Funchal consiste em quatro praia que têm uma mistura de calhau e areia: Praia Nova, Praia Formosa, Praia dos Namorados e Praia do Arieiro, todas com água limpíssima, certificadas com a Bandeira Azul e com excelentes instalações como estacionamento, balneários, actividades desportivas, rampa de skate, vigilância, snack bares, restaurantes e parque infantil. É também uma das extremidades da promenade que a liga ao Lido.

Esta praia tem um forte contexto histórico para a Madeira, mais precisamente para o Funchal. Em 1508, foi a “porta de entrada” dos corsários franceses que assolaram a capital madeirense com violento saque.

Localizada a oeste do concelho do Funchal, a 10 minutos de carro, e 25 minutos a pé, do coração da cidade, a Praia Formosa é a única praia pública que, através de uma promenade, une duas cidades da região, o Funchal e Câmara de Lobos.

Com uma extensão de 2 km, divide-se em quatro praias de areia e calhau, conhecidas por Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. A qualidade da água do mar é certificada pela Bandeira Azul da Comunidade Europeia. É considerada por muitos madeirenses e turistas a sua praia de eleição.

A Praia Formosa é acessível a todos, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, sendo esta a única praia do país adaptada para invisuais, pelo qual foi premiada com o galardão de “Praia Acessível 2015”.



Madeira Story Centre Ilha da Madeira





O Madeira Story Centre é um museu interativo português que relata a História e Cultura da Madeira, localizado na Zona Velha da cidade do Funchal, Madeira.

O Madeira Story Centre, é um museu situado em plena Zona Velha do Funchal, onde ficará a conhecer toda a História da Madeira de forma tão envolvente que sentir-se-í  parte dela!

Os conteúdos do Museu são rigorosos e detalhados para dar-lhe a melhor informação sobre a História e Cultura da Madeira; das origens vulcânicas aos hidroaviões, passando pelas descobertas e até por ataques de ferozes piratas, tudo contado com a exactidão que você exige.

Madeira Story Centre inclui ainda uma grande loja de Artesanato com artigos regionais e um restaurante tí­pico situado no terraço panorâmico com capacidade para 200 pessoas para promoção da gastronomia madeirense.

Madeira Story Centre, é um museu situado em plena Zona Velha do Funchal, onde ficará a conhecer toda a História da Madeira de forma tão envolvente que sentir-se-à parte dela!

Os conteúdos do Museu são rigorosos e detalhados para dar-lhe a melhor informação sobre a História e Cultura da Madeira; das origens vulcânicas aos hidroaviões, passando pelas descobertas e até por ataques de ferozes piratas, tudo contado com a exactidão que você exige.

Madeira Story Centre inclui ainda uma grande loja de Artesanato com artigos regionais e um restaurante típico situado no terraço panorâmico com capacidade para 200 pessoas para promoção da gastronomia madeirense.

Dispõe ainda de jardins temáticos onde ficará a conhecer as plantas e flores típicas da Madeira, sobre uma vista magnifica do centro histórico do Funchal.



Complexo Balnear Doca do Cavacas





O Complexo Balnear Doca do Cavacas, também conhecido por Poças do Gomes, é um pequeno complexo balnear do Funchal. É constituí­do por poças naturais e existe acesso directo ao mar. O acesso é pago. Tem bandeira azul.

Anteriormente, conhecido por a “Poça do Gomes” o Complexo Balnear Doca do Cavacas está localizado a escassos metros da afamada Praia Formosa.

Com uma área de solário pequena, mas encantadora, o “Doca do Cavacas” tem acesso direto ao mar, assim como, fantásticas piscinas de origem vulcânica. Daqui podemos avistar o promontório Cabo Girão.

Mais conhecidas por Doca do Cavacas, este é um pequeno complexo balnear que conta com uma piscina natural de origem vulcânica e acesso direto ao mar. Mais conhecido por Doca do Cavacas, este pequeno complexo balnear situa-se entre o Lido e a Praia Formosa, e tem acesso à Promenade do Lido. Do lado oeste desta praia temos uma estimulante vista sobre o cabo mais alto da Europa (Cabo Girão) e a Praia Formosa.Esta praia tem uma piscina vulcânica natural e acesso direto ao mar com balneários, vigilância, restaurante e bar.

Museu de Arte Contemporânea do Funchal





O Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MACFunchal) foi um museu, situado na Fortaleza de São Tiago do Funchal, na cidade do Funchal, na Madeira. Em outubro de 2015, mudou de designação para MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e a sua coleção passou para o Centro das Artes - Casa das Mudas.

Concebido pelo arquiteto Paulo David, o Mudas.Museu de Arte Contemporânea, trata-se de um edificio moderno premiado internacionalmente pela sua arquitetura e perfeita integração na paisagem, é palco de diversas exposições, espetáculos musicais, peças de teatro e conferências.

O Mudas.Museu de Arte Contemporânea está localizado numa colina sobranceira à vila da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal.O acervo museológico e artístico deste espaço foi transferido da Fortaleza de S. Tiago, no Funchal num total de 400 peças, desde a década de 1960 até a atualidade.Neste núcleo composto por obras da autoria de vários artistas plásticos nacionais de renome, encontram-se representados no seu espólio vários artistas plásticos portugueses, incluindo alguns nascidos na Ilha da Madeira: Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva, Fernando Calhau, António Palolo, Rui Sanches, João Queiroz, Michael Biberstein, Patrícia Garrido, Martha Telles, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal, Gäetan, Eduardo Batarda, Daniel Blaufuks, Bárbara Assis Pacheco, Miguel Branco, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Pedro Portugal, José Pedro Croft, Ilda David, Jorge Molder, José Loureiro, Álvaro Lapa, Ana Hatherly, João Vilhena, entre muitos outros. Esta infra-estrutura conta com uma área coberta de construção de 12 000 m², tendo sido edificado como ampliação da já existente "Casa da Cultura da Calheta", onde funcionava presentemente o espaço "Galeria"



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal