Os 15 melhores locais para visitar em Vila Nova de Gaia


Praia do Senhor da Pedra Vila nova de Gaia





A Capela do Senhor da Pedra, de planta hexagonal, erigida sobre rochedos, destaca-se no meio do areal enorme e dá o nome a esta praia, situada no extremo norte da Praia de Miramar.Muito concorrida e com boas infraestruturas de apoio, a praia é anualmente palco de uma grande Romaria em honra do Senhor da Pedra, que tem início no Domingo da Santíssima Trindade (festa móvel celebrada em junho) e se prolonga por três dias.

Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686.

Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo,

A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais tanto de Vila Nova de Gaia como da freguesia de Gulpilhares. Realiza-se anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no domingo da Santíssima Trindade, e prolonga-se até à terça-feira seguint

A cidade de Miramar, que se estende para as traseiras da praia, é uma das preferidas dos residentes do Porto e tem um ambiente distintamente português. Miramar é um destino discreto, com um punhado de cafés, restaurantes e lojas, e não reflete a maravilhosa praia que está perto.

Miramar está situada no extremo norte da Costa de Prata, e as praias são características desta região, com areias douradas, poderosas águas atlânticas e ventos frequentes. Este artigo fornecerá um guia para as praias de Miramar e inclui informações sobre viagens.



Praia de Canide Vila Nova de Gaia





Inserida num areal enorme que se estende por quilómetros sem interrupção, a Praia de Canide está dividida em duas áreas, Norte e Sul, sendo esta última a preferida dos surfistas, enquanto a zona norte costuma ser palco de competições de kiteboard e futebol de praia.



Museu Nacional de Soares dos Reis





O Museu Nacional Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, que foi residência de Manuel Mendes de Morais e Castro, na freguesia de Miragaia, na cidade e Distrito do Porto, em Portugal. Trata-se de um museu de belas artes, artes decorativas e arqueologia.

Museu Nacional de Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, construção de finais do séc XVIII que sofreu várias adaptações para esta nova função. 

A entrada faz-se pela porta principal do palácio, sendo o rés-do-chão ocupado pela Recepção, onde o visitante encontra a informação necessária à sua visita. 

Está disponível um desdobrável com informações genéricas sobre o museu, em português e inglês e outros desdobráveis de apoio a visitas para crianças acompanhadas por adultos. 

O Visitante tem à sua disposição um serviço de bengaleiro e cacifos com chave. 

Está também disponível uma cadeira de rodas para Visitantes com necessidade de apoio no percurso de exposição. O acesso a todos os espaços públicos é garantido por rampas ou elevador. 

À esquerda da Recepção, situa-se a Loja do Museu, onde se podem encontrar as publicações, bem como réplicas ou objectos inspirados em peças das colecções dos Museus e Palácios do IMC. 



Casa-Museu Teixeira Lopes Vila Nova de Gaia





A Casa-Museu Teixeira Lopes é um núcleo museológico localizado em Vila Nova de Gaia, Portugal. Foi criado a partir da residência e do ateliê do próprio escultor António Teixeira Lopes (1866-1942), a que, posteriormente, se juntou um espólio do escultor, museólogo e escritor Diogo de Macedo. O conjunto das coleções de Diogo de Macedo e de Teixeira Lopes permite uma visão abrangente das artes visuais do século XIX e das primeiras décadas do século XX.

 

A construção do edifício teve início nos finais do século XIX e foi seu arquiteto José Teixeira Lopes, irmão do patrono da casa. Foi aqui que o Mestre António Teixeira Lopes (1866-1942) habitou e trabalhou no seu atelier, tendo sido doado à Câmara Municipal de Gaia e aberto ao público como Casa-Museu em 1933. 

Na Casa-Museu estão expostas as obras de maior relevo de António Teixeira Lopes, incluindo exemplares de escultura monumental (A Verdade, Flora), tumular (História, Caridade, Dor e Túmulo de Almeida Garrett), arquitetónica (Portas da Candelária), de vulto (A Viúva, Caim e Ofélia) e de caráter religioso (Rainha Santa Isabel e Santo Isidoro). 



Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar





O Mosteiro da Serra do Pilar ou Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar (séc. XVI - XVII) localiza-se numa elevação sobranceira ao Rio Douro denominada Serra do Pilar, O Mosteiro da Serra do Pilar foi criado após a reforma da Ordem dos Agostinianos, quando os monges do mosteiro de Grijó foram transferidos para a nova localização. Inicia-se em 1537 a construção deste novo mosteiro, que apresenta planta composta pela igreja, de planta circular, da capela-mor, de planta retangular, e do claustro, também de planta circular, todos dispostos sequencialmente. 

O Mosteiro da Serra do Pilar, em Gaia, Património da Humanidade, começou a ser edificado em 1538, segundo projeto da autoria de Diogo de Castilho e João de Ruão, com o intuito de albergar os monges transferidos do Mosteiro de São Salvador de Grijó.

As obras só terminaram por volta de 1670, devido a problemas financeiros dos monges e a situação política da altura, o reino de Portugal passou para o domínio de Espanha. Este facto é visível na santa padroeira do mosteiro, Nossa Senhora do Pilar, santa espanhola.

O Mosteiro da Serra do Pilar era masculino e pertencia à Ordem de Santo Agostinho. A sua edificação teve iní­cio em 1538 e prolongou-se pelos séculos seguintes, em diversas etapas de construção que alteraram significativamente a traça inicial.

É hoje considerado um dos mais notáveis edifí­cios da arquitetura clássica europeia devido ao seu excecional valor arquitetónico e ao caráter singular da sua igreja e do seu claustro, ambos circulares e da mesma dimensão em planta.

A igreja foi classificada como Monumento Nacional em 1910; em 1935 a sala do capí­tulo, o refeitório, a cozinha, a torre e a capela foram classificados como Imóvel de Interesse Público. Em 1996 o Mosteiro da Serra do Pilar passou a estar classificado, juntamente com o Centro Histórico do Porto, como Património Mundial da Unesco, encontrando-se, por inerência, classificado como Monumento Nacional.



Praia do Mar e Sol (Vila Nova de Gaia)





Perto de um dos mais antigos Campos de Golfe de Portugal, rodeada de casas luxuosas, a concorrida Praia de Miramar insere-se num vasto areal, pontuado por formações rochosas e dotado de completas infraestruturas de apoio. No extremo sul deste areal, a Praia Mar e Sol é menos frequentada do que a sua vizinha e está rodeada por dunas que a separam da estrada marginal, permitindo conservar um ambiente de tranquilidade propício ao repouso à beira-mar. Como complemento a um dia de praia, as crianças irão apreciar uma visita ao Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia, situado em Miramar, onde poderão participar em jogos educativos relacionados com a conservação da natureza.

Início: Interceção da Avenida Sacadura Cabral com a Avenida Gomes Guerra | Fim: Temple Beach Bar, na Praia da Areia Branca, AgudaExtensão: 714 m.Descrição: Este troço de ciclovia contorna o limite Sul do Clube de Golfe de Miramar e percorre o litoral de Vila Nova de Gaia até à Praia da Areia Branca, na Aguda. Apresenta pavimento colorido e encontra-se fisicamente separado das vias motorizadas, permitindo a circulação do ciclista em maior segurança.Pontos de interesse: Clube de Golfe de Miramar e Parque das Dunas da Aguda. Praias de Mar e Sol e da Areia Branca, na Aguda.Serviços disponíveis: bares, restaurantes, caixa Multibanco, estacionamento automóvel, passadiço para pedestres na praia, bebedouros e estacionamento para bicicletas. 



Praia da Madalena Vila nova de Gaia





Situado nas proximidades de um Parque de Campismo, o extenso areal da Praia da Madalena está dividido em duas zonas - Norte e Sul, sendo esta última a mais rochosa.Com bons acessos, é uma praia muito concorrida que oferece boas condições para a prática de surf e de voleibol de praia, sendo mesmo palco de diversas provas nacionais e internacionais.



Praia de Salgueiros





Com areia branca fina pontuada por formações rochosas, a Praia de Salgueiros foi recentemente alvo de obras de beneficiação que a tornaram mais agradável. Banhada por uma ondulação forte, esta praia oferece boas condições para a prática de surf.



Praia da Sãozinha Vila nova de Gaia Arcozelo





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.

Com um extenso areal, os banhistas encontram óptimos apoios de praia, entre os quais, os toldos, bares, casas de banho, entre outros.A beleza natural da zona rochosa, junta-se à bonita paisagem dunar que se encontra protegida por cercas e passadiços de madeira.



Praia de Miramar Vila Nova de Gaia





A praia de Miramar localiza-se na freguesia de Arcozelo, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, em Portugal.

Apresenta um clima de tipo A Praia do Senhor da Pedra é uma das melhores praias perto do Porto e é famosa pela pequena capela no cimo de um afloramento rochoso. Esta praia do Senhor da Pedra é um bom destino para um dia de praia, especialmente se estiver no Porto, pois existem comboios directos e baratos da estação ferroviária de São Bento.



Praia de Valadares Norte Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Valadares possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio. Banhada por forte ondulação marítima, atrai os praticantes de surf e kitesurf.



Praia de Lavadores em Vila nova de Gaia





Sendo a mais próxima da cidade de Gaia, a Praia de Lavadores marca o início de um areal contínuo que se prolonga por muitos quilómetros para sul, sempre ladeado por uma Avenida Marginal, excelente para agradáveis passeios junto à costa.



Praia de Dunas Mar Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia de Francelos em Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Francelos possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio, banhado por uma ondulação marítima forte, que atrai os praticantes de surf.No extremo norte deste areal fica a Praia Dunas Mar rodeada por um extenso cordão dunar que lhe dá o nome e compõe o cenário de fundo. O mar, que aqui é muito rico em peixe, é procurado pelos amantes da pesca desportiva.Na parte sul do areal de Francelos, e com características em tudo semelhantes, sucedem-se as Praias de Francemar e da Sãozinha, que devem os seus nomes aos concessionários existentes.



Praia de Valadares Sul Vila nova de Gaia





Numa zona de litoral muito rica em iodo, com propriedades terapêuticas no tratamento de doenças de ossos, a Praia de Valadares possui um enorme areal, dotado de boas infraestruturas de apoio. Banhada por forte ondulação marítima, atrai os praticantes de surf e kitesurf.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal