As 10 melhores coisas para fazer e visitar em Odemira


Praia de Carvalhal (Odemira)





Situada a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, com acesso por uma estrada de terra batida a sul desta localidade, a Praia do Carvalhal é bastante concorrida durante o verão.Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que é considerado o troço de litoral europeu melhor preservado, esta praia possui um areal espaçoso mas pouco extenso, limitado por altas falésias e banhado pelo mar de ondulação forte com boas condições para a prática de surf.

   

Praia do Salto





A Praia do Salto é uma praia no concelho de Sines, a norte da Praia da Cerca Nova e da vila de Porto Covo, e a sul da Praia do Cerro da águia . É constituí­da por um areal no fundo de uma pequena falésia.

É uma das sete praias naturistas oficiais de Portugal. Numa das falésias da praia, existe uma pequena bica de água doce, onde se pode tomar um banho leve.

A Praia do Salto situa-se entre a Praia do Cerro da Águia e a Praia da Cerca Nova; com um ambiente de privacidade e tranquilidade

Privacidade e formosura: na simplicidade de um recanto  que convida à calma e ao descanso.

Muito bonita, selvagem e abrigada do vento permite, durante a baixa-mar, o acesso à praia da Cerca Nova.

A zona envolvente possui alguns caminhos pedestres que dão acesso a praias deslumbrantes – o Alentejoturismo aconselha este percurso (verRota M1109 – Rota das Praias)



Praia do Malhão





Num areal enorme que é genericamente designado por Praia do Malhão, coexistem diversas pequenas praias diferenciadas pelos acessos e designadas por Praia da Cruz, do Saltinho, dos Nascedios e das Galés.Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma área protegida muito bonita, a Praia do Malhão é tão grande que é sempre possível encontrar espaços desertos, apesar de ser muito procurada pelos veraneantes e por surfistas atraídos pela ondulação forte deste mar bravio.



Praia da Fonte do Cortiço





Com um areal enorme rodeado de dunas, a Praia da Fonte do Cortiço é uma das mais bonitas desta região. Banhada pelo mar agitado, que pode esconder alguns perigos, esta Praia oferece a possibilidade de fazer longas caminhadas à beira-mar ou seguir os percursos pedestres que daqui partem em direção à Lagoa da Sancha, área de Reserva Natural, que possui fauna e flora diversificadas.



Praia dos Alteirinhos Odemira





Com acesso por uma estrada de terra batida a sul da Zambujeira do Mar, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia dos Alteirinhos é uma praia tranquila, de areia fina e dourada. Abrigada por uma falésia alta, que a protege dos ventos, e no cimo da qual existe um parque de estacionamento, esta praia possui recantos isolados que por vezes são frequentados por naturistas. Para sul dos Alteirinhos, fica a Meia Praia ou Meia Laranja onde, na maré baixa, podemos observar rochas de formatos curiosos.



Praia do Monte Velho Santiago do Cacém





A Praia Monte Velho fica próxima da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.Para se aceder à praia é necessário caminhar sobre os passadiços que existem sobre as dunas. É uma caminhada de menos de 10 minutos entre o estacionamento e a praia mas vale bem a pena! É muito bonito!A praia caracteriza-se por ter areia grossa e mar agitado. Não tem vigilância nem qualquer infra-estrutura de apoio, por isso pode ser perigoso entrar no mar.

A praia do Porto das Carretas ou Monte Velho faz parte da grande praia Troia - Sines. Praia com areias muito brancas e ainda muito selvagem, e por isso sem apoios, está integrada na Reserva Natural das Lagoas da Sancha e Santo André



Praia de São Torpes





A Praia de São Torpes é uma praia portuguesa situada no concelho de Sines, em plena zona costeira do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Esta praia possui um extenso areal de areias finas e claras, com águas procuradas por surfistas e por adeptos de águas mais quentes, já que, perto da praia encontra-se um complexo energético da EDP.

É famosa, sobretudo, por acreditar-se que foi nesta que deu à costa o corpo de São Torpes e a quem foi buscar o nome pelo qual se tornou conhecida. Perto da praia encontra-se o Padrão de São Torpes, que marca o local exato onde o santo e mártir cristão foi sepultado.

Uma ondulação forte e regular faz da Praia de São Torpes uma das melhores para a prática de surf na costa portuguesa, existindo aqui diversas Escolas que possibilitam a aprendizagem desta modalidade. Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mais precisamente no seu extremo Norte, a Praia de São Torpes possui um areal extenso, pontuado aqui e ali por algumas rochas, banhado por um mar com temperatura mais elevada do que as suas vizinhas.



Praia da Zambujeira do Mar





Integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano, a Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, com boas condições para a prática de surf e bodyboard, a praia está situada junto à povoação da Zambujeira do Mar, com acesso direto. Muito concorrida durante o verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no 1º fim de semana de agosto vêm assistir ao Festival do Sudoeste, um dos mais importantes festivais de música de Portugal

   

Praia da Costa (Santiago do Cacém)





Junto à Lagoa de Santo André e integrada na área de Reserva Natural, a Praia da Costa de Santo André é um longo areal simultaneamente banhado pelo Oceano Atlântico e pelas águas tranquilas da lagoa. Rodeada por dunas douradas, esta praia de mar agitado é muito procurada pelos veraneantes. Quem prefere águas mais calmas, pode optar pela lagoa onde encontra condições para a prática de windsurf e canoagem ou simplesmente para passear, observando a belíssima paisagem e as diversas espécies de aves que ali nidificam.



Praia da Franquia Vila nova de mil fontes





Junto a Vila Nova Milfontes, uma das estâncias balneares mais concorridas do litoral alentejano, a Praia da Franquia está separada da sua vizinha Praia do Farol por um esporão rochoso. Sendo uma praia fluvial, as suas águas tranquilas são ideais para as crianças e para a prática de desportos náuticos como o windsurf e a canoagem. Para completar a animação, existe uma ampla oferta de bares, esplanadas e discotecas, a que se juntam os numerosos restaurantes onde se pode provar deliciosos pratos confecionados com peixe fresco e marisco.

É uma das principais praias de Vila Nova de Milfontes e aquela que está mais próxima do meio urbano, junto à Avenida Marginal. Verdadeira praia de rio, situa-se junto à foz do Mira, na margem norte.

De acesso fácil e fraca ondulação, é frequentada por famílias com crianças mas também pelos amantes dos desportos aquáticos. A pratica de conoagem e stand up paddle é comum nesta praia.



Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal