Museu de Arte Sacra do Funchal





O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal do Funchal, na Madeira. É constituí­do por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria dos séculos XV a XIX. Das coleções destaca-se a de pintura flamenga dos séculos XV e XVI, a qual chegou à Madeira no século XVI na chamada época áurea da produção açucareira.

Os painéis flamengos distinguem-se não só pela sua grande qualidade como pelas grandes dimensões, pouco comuns nos museus da Europa. É de realçar, ainda, a coleção de escultura flamenga, proveniente especialmente de Malinas e de Antuérpia.

O Museu de Arte Sacra do Funchal encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal, fundado por D. Luís Figueiredo de Lemos, em 1594. Foi desenhado por Jerónimo Jorge, mestre de obras reais, que aqui trabalhava nas defesas da cidade do Funchal. Do edifício primitivo, ainda sobrevive uma secção poente, sobre a atual praça do Município e Rua do Bispo.

A sobriedade maneirista é bem visível na arcaria norte ou na Capela de São Luís de Toulosa, que apresenta na fachada uma inscrição com o nome do seu fundador, D. Luís de Figueiredo Lemos e a data de 1600. D. António Teles da Silva, Bispo do Funchal, realizou novas obras de melhoramentos, entre 1675-1682. 

Após o Terramoto de 1748, importantes obras de reedificação são realizadas, visto ter ficado muito danificado. O novo projeto para o Paço Episcopal foi entregue a Domingos Rodrigues Martins. O conjunto fica então harmonizado por um bloco central, com a inscrição sobre o portal principal de 1750.



Museu de Arte Contempornea do Funchal





O Museu de Arte Contemporânea do Funchal (MACFunchal) foi um museu, situado na Fortaleza de São Tiago do Funchal, na cidade do Funchal, na Madeira. Em outubro de 2015, mudou de designação para MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e a sua coleção passou para o Centro das Artes - Casa das Mudas.

Concebido pelo arquiteto Paulo David, o Mudas.Museu de Arte Contemporânea, trata-se de um edificio moderno premiado internacionalmente pela sua arquitetura e perfeita integração na paisagem, é palco de diversas exposições, espetáculos musicais, peças de teatro e conferências.

O Mudas.Museu de Arte Contemporânea está localizado numa colina sobranceira à vila da Calheta, na zona oeste da ilha da Madeira, a pouco mais de 30 minutos de distância da cidade do Funchal.O acervo museológico e artístico deste espaço foi transferido da Fortaleza de S. Tiago, no Funchal num total de 400 peças, desde a década de 1960 até a atualidade.Neste núcleo composto por obras da autoria de vários artistas plásticos nacionais de renome, encontram-se representados no seu espólio vários artistas plásticos portugueses, incluindo alguns nascidos na Ilha da Madeira: Lourdes Castro, Maria Helena Vieira da Silva, Fernando Calhau, António Palolo, Rui Sanches, João Queiroz, Michael Biberstein, Patrícia Garrido, Martha Telles, Pedro Cabrita Reis, Ana Vidigal, Gäetan, Eduardo Batarda, Daniel Blaufuks, Bárbara Assis Pacheco, Miguel Branco, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Rui Chafes, Pedro Portugal, José Pedro Croft, Ilda David, Jorge Molder, José Loureiro, Álvaro Lapa, Ana Hatherly, João Vilhena, entre muitos outros. Esta infra-estrutura conta com uma área coberta de construção de 12 000 m², tendo sido edificado como ampliação da já existente "Casa da Cultura da Calheta", onde funcionava presentemente o espaço "Galeria"



Museu-Biblioteca Mrio Barbeito de Vasconcelos





Este museu exibe uma coleção particular de Mário Barbeito Vasconcelos sobre Vasco da Gama, nomeadamente mapas, gravuras, livros raros e moedas referentes a Cristovão Colombo.



Praia da Barreirinha ( COMPLEXO BALNEAR DA BARREIRINHA)





Situada a leste da Fortaleza de São Tiago, próxima da Igreja do Socorro, a Praia da Barreirinha é um popular local de banhos. É atualmente um local aprazível, convidativo e seguro com acessos fáceis ao mar, piscina para as crianças, solários, vigilância e espaços próprios para atividades recreativas e desportivas.

Situado ao lado do Forte de São Tiago, o Complexo Balnear da Barreirinha disponibiliza um acesso direto ao mar. Na zona leste do Funchal, perto da Zona Velha e ao lado do Forte de São Tiago, fica situado o Complexo Balnear da Barreirinha. Esta praia é bastante rochosa e está virada para o porto do Funchal. Esta praia tem acesso direto ao mar, com boas condições para a natação.O complexo dispõe de um amplo solário, WC, balneários, cacifos, bar, guarda-sóis, espreguiçadeiras e posto de primeiros-socorros. A segurança de todo o complexo é assegurada por um nadador-salvador.
A qualidade da água é certificada pela Bandeira Azul.

Serviços:- Serviços de primeiros socorros;- Serviço de Aluguer de Guarda-sóis e Espreguiçadeiras;- Biblioteca de Praia;- Bar;- Parque de estacionamento nas redondezas do complexo;- Balneários.



Praia das Poas do Governador Funchal Madeira





Com acesso a partir do passeio público marítimo a Zona Balnear da Ponta Gorda ou Poças do Governador como também é conhecida, fica situada na zona oeste do Funchal. Muito bem enquadrada no litoral rochoso, esta zona balnear dispõe de três piscinas de água salgada, uma delas para crianças, parque infantil e bons equipamentos de apoio que garantem o conforto e a segurança de todos os que a frequentam.

O Complexo da Ponta Gorda está localizado numa das zonas mais carismáticas da cidade. A sua proximidade com o Passeio Público Marítimo faz com que diariamente atraia um grande número de residentes e turistas.

O Complexo Balnear da Ponta Gorda possui duas piscinas de água salgada, uma para adultos e uma para crianças. Possui um elevador móvel que permite aos usuários de mobilidade reduzida ter um acesso mais fácil a uma das piscinas de adulto. Este equipamento pode ser colocado em qualquer lugar dentro da periferia da piscina, de acordo com a preferência do utilizador. Este equipamento é constituído com descansa pés e braços, dando estabilidade através de um cinto. O utilizador tem total controlo do comando do equipamento proporcionando mais autonomia, o que garante uma maior suavidade nas entradas e saídas da piscina. Este complexo possui o galardão"Praia Acessível, Praia para Todos" desde 2010. O acesso a instalações sanitárias, vestiários, restaurantes e outros serviços é feita através de rampas e pisos nivelados.

Praia da Calheta Madeira





A Praia da Calheta é uma praia situada na freguesia da Calheta, na ilha da Madeira, em Portugal, com 100 metros de extensão. É uma das mais belas praias da região e pode usufruir de boas instalações durante todo o ano.

A Calheta foi a primeira praia na Madeira a importar areia, de Marrocos, tendo sido inaugurada em 2004 e contando com dois quebra-mares em talude como forma de protecção.    Localiza-se próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2 e é frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.   A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a possuir uma praia artificial que dispõe de um solário com cerca de 7.300 m2. A praia artificial de areia amarela da vila Calheta foi inaugurada em 2004. A Calheta foi, aliás, a primeira localidade na Madeira a importar areia de Marrocos.Tem 100 m de extensão e conta com dois quebra-mares em talude como forma de proteção.Localizada próximo do Porto de Recreio, possui um solário com cerca de 7.300 m2.É frequentemente procurada por praticantes de canoagem e windsurf.O acesso é gratuito. Dispõe de serviço de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.



Praia do Clube Naval do Seixal Madeira





O Clube Naval do Seixal, na Costa Norte da Madeira, Concelho do Porto Moniz, é um complexo balnear que conta, para além do fácil acesso ao mar, com uma piscina natural perfeitamente integrada na beleza paradisíaca do local.

Infra-estruturas de apoio, que passam por instalações sanitárias e duches, um bar com esplanada e uma zona de solário, fazem do Clube Naval do Seixal um local de descanso e conforto. Para os mais aventureiros, é possível o aluguer de caiaques e de equipamentos de mergulho para uma outra forma de descobrir o que a Madeira tem de melhor.



Praia de So Tiago Madeira





A Praia de São Tiago, situada ao lado do Forte com o mesmo nome, é uma pequena praia pública que convida a um mergulho na baía do Funchal. Do lado direito do Forte de São Tiago, na Zona Velha, encontramos esta praia com o mesmo nome. Esta é uma pequena praia pública onde pode disfrutar do convidativo mar desta zona. Enquanto beneficia das condições desta praia, pode contemplar o porto do Funchal com os seus frequentes cruzeiros e embarcações locais.Esta praia dispõe de duches.

Madeira Optics Museum Ilha da Madeira





O Madeira Optics Museum, também conhecido por Museu da Madeira, é um museu localizado na cidade do Funchal. Este museu conta no seu espólio com peças de vários ramos da óptica, oriundas de todo o mundo, coleccionadas desde a década de 1960 até à actualidade.

O Museu da Ótica da Madeira apresenta uma coleção de dispositivos relacionados à óptica, adquiridos pelos proprietários nas suas viagens à volta do mundo, nos últimos 50 anos.

A coleção está organizada em 10 subcategorias como câmeras fotográficas, câmeras de filme e projetores, binóculos e telescópios, o objetos que datados entre os  sécs. XVIII e XX.   O museu está localizado num antigo edifício do século 19, classificado edifício de interesse histórico e arquitetônico, mantendo assim a maioria das características originais da sua fachada. Este edifício foi objecto de pequenas obras de restauração que visaram a requalificação da área circundante e do dito museu.   A coleção está disposta num espaço com uma área de 150m2 a qual engloba um pequeno jardim exterior onde os visitantes podem tomar uma xícara de chá / café.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal