Praia da Fragosa fica situada em A-Ver-o-Mar - Pvoa do Varzim





A Praia da Fragosa é uma extensa praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Fragosinho e a Praia do Esteiro, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia da Fragosa é uma praia bastante frequentada de areia branca com alguns penedos.

Em frente à praia encontra-se o Ilhéu Forcado, pequeno e rochoso com forma semelhante í s bossas de um camelo.

Com acesso direto a partir da estrada, a Praia da Fragosa é muito concorrida e conserva ainda tradições ligadas à atividade piscatória e à apanha do sargaço.



Pelourinho da Pvoa de Varzim





O Pelourinho da Póvoa de Varzim é constituí­do por uma coluna de pedra com a esfera armilar de D. Manuel I, assente sobre degraus. Simboliza a renovação do foral à Póvoa de Varzim, em 1514, por D. Manuel I, depois de várias reclamações dos poveiros ao rei sobre a jurisdição do mosteiro de Santa Clara, que tinha direitos sobre o concelho desde 1318. emblema do Rei D. Manuel que renovou o foral à Póvoa de Varzim, em 1514. Esta esfera armilar é a única peça do pelourinho primitivo erigido naquele ano e reconstruído em 1854.



Museu Municipal de Etnografia e Histria da Pvoa de Varzim





O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim é um museu de vocação marí­tima e etnográfica na Póvoa de Varzim em Portugal. O museu encontra-se numa antiga casa brasonada denominada Solar dos Carneiros. Foi residência do Visconde de Azevedo.

O Museu Municipal da Póvoa de Varzim, criado em 1937, mantem as suas raízes na História e Etnografia locais, como acontece nas exposições permanentes da Sala de Arqueologia, onde se reúne o principal espólio concelhio desta natureza, ou da Sala do Mar, dedicada aos costumes e tradições da classe piscatória poveira.

No entanto, o conjunto de iniciativas que aqui se desenvolve extravasa em muito esses campos, explorando através de exposições e de outras atividades lúdico-pedagógicas um largo leque de temáticas que o tornam num espaço sempre diferente, sempre renovado.

Desde o início que era patente a inadequação do edifício à nova função. Santos Graça, no entanto, conseguiu criar um Museu que durante anos foi considerado modelar em termos da Etnografia Marítima e milhares de visitantes percorreram este Museu e guardaram uma terna lembrança da forma como este mostrava as tradições e as artes dos pescadores e agricultores poveiros.

As cenas do quotidiano da vida poveira - desde o nascimento até à morte, a faina, os modelos de barcos de pesca e salva-vidas, as tradições, religiosidade e crendices - tornaram-se num dos principais focos de interesse, a par das medalhas do Cego de Maio, dos retratos deste e outros heróis, simples, mas orgulhosos, pescadores.



Praia de Paim fica situada na Povoa do Varzim





A Praia de Paimó é uma praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia da Pedra Negra e a Praia da Aguçadoura na marginal do Fieiro, na freguesia da Aguçadoura. A Praia de Paimó integra-se num extenso areal, com início a cerca de 1 km a norte no Rio Alto da Estela, onde se situa o Parque de Campismo e o Campo de Golfe.

Com boas infraestruturas de apoio, esta praia é muito procurada pelos banhistas, talvez porque o mar é aqui um pouco mais calmo do que nas suas vizinhas, devido à configuração da linha da costa, que nesta zona inflete um pouco para o oceano quebrando a ondulação.A norte, rodeada por campos agrícolas que se escondem entre as dunas, a Praia da Aguçadoura, tranquila e isolada, é bem conhecida dos praticantes de surf, sendo considerada uma das melhores do país para a prática desta modalidade.

A Praia de Paimó integra-se num extenso areal, com início a cerca de 1 km a norte no Rio Alto da Estela, onde se situa o Parque de Campismo e o Campo de Golfe. Com boas infraestruturas de apoio, esta praia é muito procurada pelos banhistas, talvez porque o mar é aqui um pouco mais calmo do que nas suas vizinhas, devido à configuração da linha da costa, que nesta zona inflecte um pouco para o oceano quebrando a ondulação.



Praia do Quio Pvoa de Varzim





A Praia do Quião é uma extensa praia marí­tima da Póvoa de Varzim, localizada entre a Praia de Coim e o Cabo de Santo André, na freguesia de Aver-o-Mar. A Praia do Quião é uma praia pouco frequentada de areia branca, de dimensão fina a média dependendo do local, com bastantes penedos.

No Quião Norte, de acesso difí­cil, pratica-se a tradicional apanha do Sargaço que é estendido ao sol para secar antes de ser amontoado para fazer as medas de sargaço. Esta zona é protegida por dunas de antigas masseiras desaparecidas e, dado ser calma, é usada para encontros e retiros.

Com um areal extenso e fino, a Praia do Quião é delimitada a norte pelo Cabo de Santo André e a sul pela Ribeira do Esteiro. Tem facilidade de acessos e boas infraestruturas de apoio.Nesta praia ainda se praticam as atividades tradicionais, a pesca durante o inverno, ou a recolha do sargaço que fica sobre a areia a secar sobretudo na área norte do areal.  



Igreja de So Pedro de Rates





A Igreja de São Pedro de Rates, também referida como Igreja Românica de Rates, localiza-se em São Pedro de Rates, concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, em Portugal. Constitui um dos mais importantes monumentos românicos medievais no então emergente reino de Portugal, dada a relevância das formas arquitectónicas e escultóricas.

Situada junto à bacia do rio Ave, é um dos mais importantes mosteiros beneditinos clunicenses e está ligado à lenda de São Pedro de Rates, mí­tico primeiro bispo de Braga,



Praia da Lagoa fica situada na Povoa do Varzim em Aver-o-mar





A Praia da Lagoa ou Enseada da Lagoa ou é uma extensa praia marí­tima na área urbana da Póvoa de Varzim. A pequena baí­a está localizada nas freguesias da Póvoa e de Aver-o-Mar, entre a Praia dos Beijinhos e a Praia do Fragosinho, sendo bastante frequentada na época balnear, mas calma no resto do ano, de areia branca com poucos penedos.

Durante a maré baixa, diversos rochedos imersos tornam-se com acesso direto a partir da marginal da cidade, a Praia da Lagoa é bastante concorrida durante o verão.

O seu areal forma uma espécie de baía, com boas condições para a prática de atividades desportivas e possui completas infraestruturas de apoio com bares que garantem animação noite e dia. Ao largo avista-se o Ilhéu da Forcada

A pequena baía desta praia urbana, de areia branca, é bastante frequentada na época balnear, mas calma no resto do ano. Na maré baixa, diversos rochedos imergem e tornam-se “ilhéus” temporários, onde é possível tomar banho em piscinas rochosas, a descoberto com o recuo da maré. É também nesta praia que muitas vezes se inicia a prática de modalidades como o surf ou o bodyboard.Integra as frentes de praias Lagoa, Pontes e Fragosinho.

Por aqui estão instalados vários bares de praia em madeira, constituindo locais de animação noturna.

Possui acesso viário alcatroado e passeio pedonal em toda a extensão.

Serviços disponíveis: Equipamentos com funções de apoio de praia, também para a prática desportiva; pólo de leitura; restaurantes; cafés; parque de estacionamento.





Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal