15 melhores coisas para fazer em Esposende


No litoral da Região Norte de Portugal, Esposende é uma estância do estuário do rio Cávado. O litoral é abençoado com uma cadeia de praias com Bandeira Azul, todas no Parque Natural do Litoral Norte, que se estende por quilômetros norte e sul de Esposende. Você pode aprender a surfar nas ondas do Atlântico em um campo de surf, ou simplesmente relaxar nas luxuosas areias brancas e pular em torno das dunas e margens dos rios.

Na cidade há um par de museus fascinantes e uma linda igreja do século XVII. Enquanto a leste a planície costeira é dominada por montanhas de granito, onde santuários religiosos e aldeias antigas como o Castro de São Lourenço descansam em meio a florestas de coníferas.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Esposende :

1. Castro de São Lourenço

 

Em um esporão de granito, a 200 metros acima do nível do mar, encontra-se uma vila fortificada da Idade do Ferro, que abandonou artefatos tão antigos quanto o século IV aC. Há uma influência romana óbvia em alguns dos edifícios posteriores, e você também pode ver onde as ruas foram pavimentadas entre as casas.

Com o primeiro metro dos prédios da aldeia ainda visível, você não precisa de muita imaginação para imaginar como esse lugar teria olhado a altura de seus poderes.

Para além do interesse histórico, o castro é um lugar elevado para observar o Atlântico e descer até ao Fão e ao rio Cávado.

2. Praia Suave Mar

No verão, entre junho e setembro, você pode pegar um trem turístico de Esposende até esta praia a algumas centenas de metros da orla.

Como toda praia ao redor da cidade, a Praia Suave Mar fica no Parque Natural Litoral Norte, que mantém a construção pesada afastada.

Há apenas uma linha de dunas atrás e vistas até os picos de granito à distância.

A praia tem areia branca bem cuidada e é banhada por ondas.

Estes quebram um longo caminho, o que deixa um grande espaço raso para pessoas que querem apenas mergulhar os pés na água do Atlântico.

3. Praia de Ofir

A sul do Cávado Estaury é outra das praias de Esposende que ganha anualmente uma Bandeira Azul.

A praia fica em frente ao pequeno enclave turístico em Ofir, que é destinado a um público mais jovem e tem uma escola de surf e alguns lugares para sair nas noites de verão.

Tudo isso é cercado por uma floresta de pinheiros-do-mar.

Quanto à praia, há as mesmas dunas e ondas vigorosas que terão fãs de esportes aquáticos ansiosos para ir.

E quando a maré sai, você pode ver os Cavalos de Fão, aglomerados naturais de rocha que emergem do mar.

4. Museu Municipal de Esposende

O museu da cidade encontra-se num atraente edifício de 1911. Este era o Teatro-Clube de Esposende e foi concebido no estilo Beaux-Arts pelo Miguel Ventura Terra, que tinha muitas comissões em Portugal por volta do início do século XX. século.

As galerias contam o passado de Esposende, desde o Paleolítico Superior até aos tempos medievais.

Naturalmente, há achados do Castro de São Lourenço, como fivelas, ganchos de cabelo, moedas, facas, pontas de flecha e objetos de vidro.

Mas há também material do cemitério medieval em Fão, uma villa romana desenterrada em Apúlia e três dolmens megalíticos situados no município.

5. Igreja da Misericórdia de Esposende

A igreja barroca no centro histórico é de meados do século XVII.

O exterior é encantador se discreto, com portais de granito e brasão da cidade na empena.

A manchete, no entanto, é a Capela do Senhor dos Mareantes, que brilha no interior de outro modo sem adornos.

Esta capela é um monumento nacional português e data da doação do seu santuário da crucificação no final dos anos 1600.

Esta imagem é definida contra um conjunto esculpido policromada, com raios de sol dourados, Maria, José e as cabeças dos anjos.

No teto e nas paredes da capela há também painéis representando os profetas messiânicos, com meticuloso acabamento em seus rostos e roupas.

 

6. desportes Aquáticos




Esposende é um bom lugar para aprender a surfar suas primeiras ondas.

As praias da direita e da esquerda produzem picos divertidos e ondas ocas com cerca de um metro de altura, o que é bom para os recém-chegados ao esporte.

Você também não terá que esperar a sua vez, pois as praias são grandes e os surfistas geralmente migram para os resorts ao sul do Porto.

Há três acampamentos de surf na cidade para aqueles que querem um curso intensivo de uma semana (veja Prova Kook, Onda Magna e ElementFish). O kite-surf também está no cardápio, e os mesmos surf camps também alugam pedalinhos stand-up, que são uma maneira divertida de se locomover nas águas calmas do estuário.

7. Parque Natural do Litoral Norte

Uma das melhores coisas sobre estar no meio de um parque natural é a escolha de passeios nas proximidades.

Existem dez trilhos marcados em redor de Esposende, passando por dunas, moinhos de vento, praias de areia branca, canaviais, quintas, bosques de carvalhos, pinhais e pântanos.

Pise tranquilamente nas margens do rio e você poderá ver uma lontra, uma garça ou um mergulhão de pescoço preto.

Um total de 117 espécies de aves foram avistadas no parque, e peles estrategicamente posicionadas foram instaladas, se você está pronto para algumas manchas.

8. Piscinas Municipais Foz do Cávado

Enquanto Esposende tem algumas praias de primeira categoria, o banho pode ser complicado, pois a água do oceano é fria e o surf pode ser muito forte.

Se você gosta de nadar, há uma excelente alternativa no complexo público de piscinas de Esposende, mesmo no estuário.

Isso tem uma piscina coberta aberta o ano todo e gerando ondas por cinco minutos a cada hora.

9. Santuário da Senhora da Guia

Em Belinho você pode lutar até um dos picos do interior para visitar este santuário com uma vista maravilhosa do Atlântico.

A uma altura de 150 metros há uma sequência de terraços interligados por escadas e que abriga uma capela reconstruída em 1970, jardins, uma fonte, uma cruz monumental e estátuas de pessoas importantes para a região.

Um deles é o comandante militar do século XIV, Nuno Álvares Pereira, que teria rezado neste local antes de levar Portugal à vitória contra a Espanha na Batalha de Aljubarrota.

10. Forte de São João Baptista de Esposende

Este forte controlou a foz do Cávado desde o reinado de Pedro II na virada do século XVIII.

E mesmo que seja apenas uma pequena curiosidade, o prédio merece um olhar mais atento, e há uma passarela que atravessa esse canto do estuário ao lado para ajudá-lo a fazer isso.

Você pode dar uma boa olhada nos bartizans nos cantos e nas paredes bem anguladas construídas para repelir o fogo de um canhão.

O farol que se eleva data de 1922 e é um dos poucos faróis metálicos existentes em Portugal.

11. Praia da Ramalha

As praias de Esposende são tão grandes que você sempre encontrará um canto só para você.

Mas se você realmente valoriza a paz e a privacidade, pode seguir até Apúlia, a menos de dez quilômetros ao sul.

A área de areia aqui é vasta, maior do que qualquer outra praia perto de Esposende.

E como os outros nesta lista, é um destinatário da Bandeira Azul e está dentro do parque natural.

Depois disso, não há muito mais do que um acampamento, um bar, um café e as ondas barulhentas.

12. Museu Marítimo de Esposende

Ao lado das piscinas municipais na entrada do estuário é um museu marítimo.

Isso só foi inaugurado em 2012 na Estação de Socorros a Náufragos de Esposende. Construído no início dos anos 1900, era uma estação de resgate para navios em perigo, então você pode imaginar que o prédio já estava encharcado de patrimônio marítimo.

Com modelos, fotografias e equipamentos recuperados de navios, o museu revela a atividade marítima de Esposende, da pesca à construção naval e ao resgate oceânico.

Você também pode ler alguns artefatos de muitos navios que caíram na costa de Esposende, incluindo o naufrágio de uma caravela em 1548.

13. Passeios de bicicleta

Se entregar a sua identidade no escritório de turismo de Esposende, pode alugar uma bicicleta gratuitamente.

Esta é a maneira mais fácil de contornar a rede de passarelas no Parque Natural do Litoral Norte, mas também é ideal para ver Esposende.

Você pode fazer uma visita rápida e auto-guiada ao bonito centro histórico ao redor da Igreja da Misericórdia.

Há a prefeitura, ruas ladeadas por mansões elegantes de granito e um pelourinho que simbolizava a autonomia da cidade e a liberdade de seus cidadãos.

14. Viagens de um dia

Dentro de meia hora você pode chegar às cidades de Viana do Castelo e Barcelos, e ambos são dias fora para manter em seus planos.

Viana do Castelo é uma cidade antiga e refinada de igrejas, praças, fontes e palácios brasonados com os brasões da família.

Há tanta arquitetura que a cidade traçou trilhas especiais para cada estilo, do Renascimento ao Art Déco.

Não saia sem pegar o funicular até o Santuário de Santa Luzia para um panorama épico da costa e das montanhas.

Barcelo é uma linda cidade do Vale do Minho que todo Portugal conhece pelo Galo de Barcelos que se tornou um símbolo nacional.

Há um museu de cerâmica fantástico na cidade, enchendo-o com a lenda do século XVII por trás deste símbolo.

15. Culinária

O mar de Esposende é repleto de polvos, e estes são servidos em quase todos os restaurantes tradicionais.

O prato para experimentar é a polve de Espodende, um ensopado com repolho, batatas e polvo.

Mas você também pode obtê-los grelhados e fritos.

O caranguejo, os mexilhões, as lapas e os camarões também são deliciosos e extremamente frescos, e são servidos em uma infinidade de preparações de arroz e guisados como o arroz de marisco.

Se você não pode decidir sobre uma coisa, você sempre pode apenas ir para um grande prato de frutos do mar.

O Vinho Verde é o vinho regional do Norte de Portugal, e é fresco e fresco o suficiente para combinar lindamente com marisco.




Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal