15 melhores coisas para fazer no Entroncamento


Esta cidade de caminhos-de-ferro no vale do Tejo nasceu na era industrial quando os campos foram lançados para trabalhadores num cruzamento na rede (“entroncamento” é a junção em Português). Logo se tornou um ponto de ligação para os trens de carga e passageiros, indo para o norte e leste. As figuras mais famosas do período desciam para uma refeição no restaurante da estação antes de serem transferidas.

Naturalmente, o Museu Nacional Ferroviário de Portugal fica no Entroncamento, e é um documento perfeito da era do vapor. O vasto Vale do Tejo também é fascinante pelas suas bonitas aldeias onde se criam cavalos lusitanos, bem como por uma linha de castelos medievais, dois dos quais estão a momentos da cidade.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer no Entroncamento :

1. Museu Nacional Ferroviário

 

Entroncamento foi formado em torno das ferrovias, e eles foram sua força vital por mais de um século.

No pico das viagens de trem a vapor e transporte nos anos 40, mais da metade da população da cidade era empregada de alguma forma por essa indústria.

Portanto, não há mais local adequado para um museu ferroviário.

Esta reaberto em 2015 e revela 160 anos de herança ferroviária com locomotivas, carruagens, ferramentas, fotografias, bem como memorabilia, como cartazes e bilhetes.

Existem várias carruagens presidenciais, mas o auge deve ser o Dom Luiz, o trem para a monarquia portuguesa no século XIX.

2. Locomotiva 094

Há outro monumento às ferrovias do Entroncamento em forma de locomotiva a vapor no meio de uma fonte e iluminado à noite.

Esta é a série de comboios 070-097 que foi lançada em Portugal em 1916. São consideradas as melhores e mais equilibradas locomotivas a vapor já em funcionamento em Portugal.

Como o número diz, esta locomotiva era o dia 25 de 28 e tem uma história bastante intrigante para contar: foi feita pela empresa Henschel & Sohn, baseada em Kassel, na década de 1920 e entregue em Portugal como parte das reparações da Primeira Guerra Mundial na Alemanha.

3. Parque Verde do Bonito

Este novo parque da cidade foi inaugurado em 2013 e é ideal para dias lentos e ensolarados.

Há jardins de flores, pequenas praças cobertas de árvores, playgrounds para jovens e áreas de pesca em um reservatório alimentado pelo rio Santa Catarina.

Adicione a estes um restaurante, observatório, campo de mini-golfe e áreas de piquenique e você tem um lugar repousante e acessível para sair com sua família por uma hora ou duas.

Para o final de junho, algumas celebrações do São João do Entroncamento também se desenrolam neste espaço pitoresco, com eventos noturnos no anfiteatro.

4. Castelo de Torres Novas

Mesmo que apenas as paredes externas deste castelo medieval sobrevivam, elas fazem uma cena muito romântica ao lado da cidade de Torres Novas.

O parque é livre para entrar e tem pombas e pavões em meio a seus gramados, pinheiros e cedros.

Você pode subir escadas de pedra até as nove torres com ameias e observar a cena como um guarda há mil anos.

Estas muralhas são do período mouro e o castelo acabou por ser conquistado pelos portugueses na década de 1130.

Os jardins e as paredes são palco de uma feira medieval todo mês de outubro, com mercados e encenações.

5. Casa-Estúdio Carlos Relvas

Carlos Relvas foi um proprietário de terras do século XIX que ajudou a modernizar a agricultura na região do Ribatejo.

Mas sua fama vem de seus interesses de lado, o que implicou esportes difíceis, como as touradas.

Sua maior paixão, porém, foi a emergente arte da fotografia, e ele era um eminente membro da Société Française de Photographie, ganhando vários prêmios por seus tiros.

Em 1872, ele encomendou este estúdio-casa incrível para perseguir seu hobby.

Ele combina uma bela casa com um dossel de ferro e vidro para inundar o interior com luz para seu estúdio.

As fotos de Relvas estão em exibição e novas imagens aparecem à medida que são restauradas.

 

6. Castelo de Almourol

Uma das imagens mais dramáticas de Portugal é a poucos minutos ao longo do Tejo.

O Castelo de Almourol fica em uma ilha rochosa e a cena pertence a um filme de espada e feitiçaria.

Você pode subir sobre as rochas para alcançá-lo, mas o barco é definitivamente a maneira mais cerimoniosa de experimentar este edifício impressionante.

Esse rochedo teria sido fácil de defender, e há sinais de habitação humana desde os tempos celtas.

Foi uma fortaleza romana, visigótica e moura até ser capturada pelos portugueses em 1129 e depois controlada pelos Cavaleiros Templários.

Há placas de interpretação ao redor do castelo, como navegar por suas escadas e passagens, enquanto as vistas das torres são nada menos que heróicas.

7. Igreja Matriz da Golegã

Monumento Nacional Português, esta igreja no centro da Golegã é um exemplo brilhante do estilo manuelino que esteve em voga em Portugal no século XVI.

Esta foi uma fusão de plateresco tardio gótico e espanhol, e é um reflexo ousado de uma nação que estava descobrindo novos mundos na época.

O homem a quem o estilo recebeu o nome, Rei Manuel I, teria visitado essa igreja muitas vezes, e você pode ver seu brasão de armas e seu símbolo pessoal, a esfera armilar, em várias esculturas ao redor da igreja.

O portal principal é carregado com alvenaria ornamentada e flanqueado por colunas de torção, e há abóbada maravilhosa na nave.

8. Museu Municipal da Máquina de Escrever

Enquanto passeia pela Golegã, um edifício requintado e pintado com arcos ogivais chama a sua atenção; este é o Palacete Marques de Almeida, que desde 2006 mantém a biblioteca da cidade.

Há um pouco de atração para visitar no interior, um museu dedicado inteiramente a máquinas de escrever reunidas pelo colecionador local Artur Azinhais. Este foi inaugurado em 2013 e tem 350 peças, que datam do final dos anos 1800 aos anos 1960 e 70.

Para os visitantes mais velhos, será uma viagem pela memória, vendo marcas como Olympia, Bennett, Remington, Royal e Corona.

9. Feira Nacional do Cavalo da Golegã

 

Há uma rica tradição de criação de cavalos luistanos e equitação em torno do Entroncamento.

E durante dez dias, todo mês de novembro, isso se manifesta em uma famosa feira de cavalos realizada na Golegã.

Uma pequena cidade discreta se torna o centro das atenções, abrigando uma agenda lotada de exibições de equitação e competições de modelo e marcha.

Há uma elegância no local também com multidões vestidas com uniformes tradicionais portugueses.

Lojas e barracas de montaria e nas noites frias as coisas ficam quentes e sociáveis nos bares e restaurantes da Golegã.

10. Equuspolis

A Golegã é conhecida como a Capital do Cavalo e a cidade utilizou o seu pedigree equestre como inspiração para o seu centro cultural e artístico.

O complexo tem uma silhueta projetada para se parecer com dois cavalos e possui um museu, galeria para exposições de curto prazo, auditório e área verde na margem do rio.

O museu é a razão para vir, e é dedicado ao escultor e pintor do século XX, Martins Correia, que tem obras públicas em Lisboa e peças expostas nos principais museus de arte moderna de Portugal, como o Soares dos Reis no Porto.

11. Centro Ciência Viva de Constância

Para mentes curiosas, há um excelente observatório e museu de ciência no topo de uma colina fora de Constância.

Algo incomum sobre o centro é que muitas de suas exposições estão do lado de fora.

Há um modelo em movimento do sistema solar e uma esfera celeste, entre alguns outros módulos interativos cercados por florestas de pinheiros.

Você pode vir para shows no planetário (que é afundado no chão) e há noites regulares de observação de estrelas em que as imagens do telescópio do observatório são alimentadas ao vivo para a tela no auditório.

12. Festas de São João e da Cidade

visitar o Entroncamento para a segunda quinzena de junho, haverá uma atmosfera exultante ao redor da cidade durante o festival anual.

Eles geralmente começam alguns dias antes do Dia de São João no dia 24 e terminam alguns dias depois, período durante o qual uma pequena cidade de barracas e barracas são montadas em frente à prefeitura.

Muitos deles são para comida e bebida, mas alguns vendem artesanato local e há também uma tenda para crianças.

Vai parecer que toda a cidade está envolvida nas celebrações, e há concertos noturnos, procissões tradicionais e danças folclóricas.

13. Barragem de Castelo do Bode

Uma das estruturas mais altas do país fica a menos de 20 minutos, na saída de Tomar.

Esta imensa barragem de gravidade gravitacional subiu no final da década de 1940 e tem uma usina hidrelétrica.

Depois de deixar a A13, a unidade lá através da paisagem rural de montanha é adorável.

Se você está impressionado com megastructures a barragem é realmente algo para se ver, eo mesmo vale para a vista para baixo do rio Zézéro a partir da passarela de 115 metros para cima.

Mas há uma razão secundária para parar, pois o lago artificial de 33 quilômetros quadrados é um local de lazer no verão.

Você encontrará uma praia pequena, mas sedutora, com sua própria área de piscina, bar, área de camping e áreas para piquenique.

14. Cavalgadas

Não seria correto listar os eventos equinos e as atrações ao redor do Entroncamento sem que você saiba que pode participar também.

Existem vários estábulos nas proximidades para os recém-chegados e pilotos mais experientes, mas uma escolha muito bem avaliada é Ride and Escape, a apenas 15 minutos em Constância.

Este centro tem uma arena onde você pode pegar dicas de hipismo, mas também irá levá-lo em ataques em vales íngremes de florestas de eucalipto e vinhas, onde os cavalos lusitanos podem mostrar sua destreza e capacidade de resposta.

15. Gastronomia Local

A gastronomia do Ribatejo é vibrante o suficiente para que cada pequena cidade tenha os seus pratos exclusivos.

No Entroncamento, o bacalhau é o prato principal, normalmente assado e servido com batatas “esmagadas”, preparadas com alho e azeite.

Para um lanche empanadas de carne são bolsos de massa recheados com carne picada.

Outra preparação local é o pato assado no forno com arroz e chouriço.

Pudim de arroz é uma sobremesa comum, assim como tigeladas, uma espécie de torta doce composta de ovos e farinha e temperada com canela.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal