Uma das principais fugas do Algarve , Albufeira tem vida noturna agitada, uma escolha inesgotável de atividades e muitas praias badaladas pelo mundo. A enorme quantidade de 25 praias tem a Bandeira Azul aqui, que é mais do que qualquer outro município da Europa. É seguro dizer que grande parte do seu tempo será disputada em areia dourada, com falésias ocre, ondas azuis e sol quente.

E apesar da reputação de Albufeira nas festas até o amanhecer, o centro da cidade está muito longe de todas as casas noturnas mais loucas. Este pitoresco bairro antigo é totalmente mais português e tem restaurantes que servem peixes e frutos do mar capturados pela frota pesqueira da cidade.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Albufeira :

1. Praia da Falésia




Esta praia de seis quilómetros a caminho de Vilamoura encapsula o melhor do Algarve.

Há uma longa e impecável faixa de areia dourada cercada por penhascos contínuos.

São camadas de calcário vermelho e amarelo e parecem mudar com o ângulo do sol.

Você pode andar o comprimento da praia em um caminho no topo da falésia, com acesso à praia abaixo por escadas íngremes.

Com apenas edifícios de apartamentos isolados e moradias nas falésias, a Praia da Falésia tem uma qualidade remota e intocada.

As crianças podem passar tardes despreocupadas construindo castelos de areia e cascas de caça, e quando a maré se põe, há largas águas rasas até o joelho para brincar.


2. Praia de São Rafael

Esta praia deslumbrante é um pouco mais perto da cidade velha de Albufeira, mas totalmente removida do resort.

Deve seu afastamento a um foreshore áspero, que você cruzará com a ajuda de passagens levantadas.

Há pedras estranhas em três lados da praia, mas também espalhadas na beira da água.

Estas são riscadas de amarelo, laranja e vermelho e se erguem em pedregulhos e funis retorcidos.

Os afloramentos ajudam a proteger a praia do vento e as ondas não passam de ondas em dias mais calmos.

4. Antiga Albufeira

 

O centro histórico da cidade é ótimo para ficar ocioso por cerca de uma hora ou mais.

Tem ruas sinuosas que se reduzem a pouco mais do que o alcance de braços, através de ravinas de casas caiadas de branco.

Muitos destes becos têm “calçada portuguesa”, em belos padrões. A parte mais antiga de Albufeira é em terreno alto, e você vai encontrar-se virar uma esquina e ser tratado com a vista do oceano em toda a Praia do Peneco.

Lá embaixo há um túnel de pé através da rocha, levando você direto da rua pedonal Rua 5 de Outubro até a praia.

 

5. Desportos

Entre as praias fenomenais, Albufeira tem uma costa coberta de cavernas, e a única maneira de abordar muitas delas é pela água.

É aí que entram as muitas empresas que organizam passeios de caiaque, canoa e stand-up paddleboard.

Você será instruído sobre segurança e obterá orientação especializada e, em muitos casos, seu guia estará usando uma GoPro, registrando uma lembrança de sua viagem.

As ondas nas praias ocidentais de Albufeira são frequentemente surfáveis, enquanto a brisa consistente permite windsurf e kitesurf quase todos os dias.

Aluguer de equipamentos e aulas estão sempre à disposição no resort.

6. Praia da Galé




A oeste de Albufeira existe outra longa praia natural que parece distante do néon e do barulho.

O extremo leste da Praia da Galé tem penhascos e aglomerados de rochas, esconderijos e cavernas que são divertidas de explorar se você ficar de olho nas marés.

Esta é também a parte mais construída da praia, com restaurantes e bares garantindo um pouco mais de conforto e comodidade.

Conforme você vai para o leste, a paisagem se achata e as coisas ficam um pouco mais silenciosas, mas ainda há alguns afloramentos baixos espalhados pela costa, que as crianças vão adorar escalar.




7. Zoomarine Algarve

O dia essencial para as famílias em Albufeira, esta atração tem demonstrações de animais marinhos ao lado de um parque aquático.

Se estiver preocupado com o bem-estar animal, poderá ficar contente por ver que o Zoomarine Algarve é o único centro de reabilitação de animais selvagens da região.

Há também habitats para uma variedade de animais, incluindo jacarés e aves tropicais, bem como arenas para apresentações de golfinhos, aves de rapina e focas / leões-marinhos.

Adicione a estes espectáculos com artistas de dublês, um cinema 4D e as piscinas, praia de ondas, rio rápido e escorregas de água no parque aquático.

 

8. Miradouro do Pau da Bandeira

 

Com falésias e morros íngremes, Albufeira tem alguns locais onde pode parar e apreciar a paisagem.

O mais fácil de encontrar é este em uma rocha entre a Praia do Inatel e a Praia do Peneco.

Você está no canto sudeste da cidade velha, você pode olhar para trás através da baía e sobre a paisagem pitoresca de casas caiadas de branco subindo a colina.

Há escadas rolantes levantando você até este poleiro e um punhado de bancos sob um dossel metálico, apontando para a cidade, praia ou mar.

9. Igreja Matriz

 

A principal igreja de Albufeira é do final do século XVIII e tem uma arquitetura neoclássica digna.

Há uma abóbada de berço, com estuque de filigrana no tecto e um moderno retábulo desenhado pelo artista algarvio Samora Barros.

O verdadeiro interesse está na estátua mariana de Nossa Senhora da Orada, esculpida em 1400.

Este é o santo padroeiro dos pescadores de Albufeira, e todo dia 15 de agosto há uma procissão que leva esta imagem da igreja até a ermida de Nossa Senhora da Orada, do século XV, onde foi originalmente instalada.

A rota também inclui uma pequena viagem do píer da marina até a Praia do Inatel.

10. Praia dos Salgados

 

A mais isolada e natural de todas as praias do concelho de Albufeira é este troço que faz fronteira com uma lagoa.

É quase redundante dizer que a praia é imaculada, e quase todas as praias de Albufeira são um eterno recipiente da Bandeira Azul para limpeza.

Mas é a total ausência de edifícios, além da distante vila de Armação de Pera e de um único restaurante, que faz você se sentir em harmonia com a natureza.

Ao contrário da maioria das outras praias da região, esta enfrenta o oeste, por isso é mais aberto para a brisa do oceano, tem surf vigoroso para esportes aquáticos e recebe belo pôr do sol.

Há um calçadão na parte de trás que dá vista para a lagoa dos Salgados, repleta de pássaros no outono e na primavera.

11. Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

No núcleo histórico compacto de Albufeira, o museu arqueológico fica na antiga prefeitura da Praça da República com vista para o mar.

É para qualquer um curioso sobre as diferentes culturas que têm chamado este lugar para casa ao longo dos tempos, e há artefatos da pré-história, o período romano, período islâmico, Portugal medieval e da Idade Moderna.

Alguns destaques são um navio neolítico, fragmentos arquitectónicos de uma villa romana escavada e arte sacra recuperada da antiga igreja de Albufeira.

O que impressiona é que a maior parte desta colecção foi montada por um homem, Padre José Manuel Semedo de Azevedoa, um padre e chefe da comissão turística de Albufeira em meados do século XX.

12. Atividades ao ar livre

A vantagem de estar em um dos resorts mais movimentados do Algarve é a fantástica variedade de coisas para se fazer quando você quer um dia longe da praia.

Em terra, podem ser caminhadas, passeios de pónei, cortes e aulas num dos dois centros equestres perto de Albufeira.

Para as cabeças de gasolina, há passeios de quadriciclo pelas colinas, passando por matos empoeirados e descobrindo as pequenas aldeias a norte e a leste de Albufeira.

E para as famílias Luso Aventura Albufeira é um parque de aventuras, com passarelas, tirolesas e pontes de corda suspensas sob o dossel de pinheiros como uma aldeia de árvores.

Não há perigo, pois você estará usando um equipamento e ligado a uma linha de segurança.

13. Castelo de Paderne

  Para um pouco mais de história, pode investigar as ruínas de um castelo medieval a uma curta distância de Albufeira.

O castelo repousa sobre um promontório numa curva no rio Quarteira, numa árida paisagem mediterrânica de olivais e alfarrobeiras.

A estrutura está em ruínas, mas ainda há muito, com arcadas, paredes grossas e a concha da capela para se aventurar.

Foi construído pelos mouros no século XII durante o período da Reconquista Cristã e foi capturado em 1248 após um massacre.

Este castelo é um dos sete que aparece no brasão de Portugal.

Descendo a colina, você também pode encontrar uma pequena ponte sobre a Quarteira da mesma época.

14. Passeios de Barco

A marina de Albufeira é o ponto de partida para aventuras nas ondas.

Aulas de vela e iate estão disponíveis se você quiser assumir o volante.

Mas você também pode navegar em um cruzeiro organizado ao longo da incomparável costa de Albufeira.

Normalmente você vai entrar nessas cavernas, parar em uma praia tranquila para um churrasco e se os mares estiverem calmos, será capaz de mergulhar para nadar.

A natureza é abundante nessas águas também, e viagens para observar golfinhos oferecem uma grande chance de avistar vagens de bottlenose, Risso ou golfinhos comuns em estado selvagem.

15. Culinária

 
Com o Atlântico batendo na praia, e uma pequena comunidade de pescadores ainda trabalhando em Albufeira, você pode apostar que peixes e frutos do mar devem estar no cardápio.

O prato de assinatura em todo o Algarve tem que ser cataplana, um guisado nomeado após o cookware metálico é preparado dentro

A receita pode variar, mas normalmente terá algumas combinações de moluscos, mexilhões, camarões, vieiras e lagostas em um caldo de tomate.

Caldeirada é outro delicioso guisado, incluindo uma mistura de peixe branco e oleoso, além de mexilhões, mariscos, lulas e outros frutos do mar cozidos com tomates, pimentões e batatas.