No verão de 1917, diz-se que a Virgem Maria apareceu a três jovens pastores no que hoje é a cidade de Fátima, na Região Centro de Portugal. O lugar onde a viram se tornou um imenso santuário e um dos locais de peregrinação mais importantes do cristianismo. Existem duas basílicas, uma praça onde milhares de devotos podem se reunir e um itinerário de locais que possuem um significado especial para as aparições.

Acrescente-se a esses museus, hotéis de luxo e algumas lojas de souvenirs cafonas. Você não precisa ser católico para se surpreender com o tamanho de Fátima e o número de devotos que visitam no verão. Mas se você é católico, o santuário e a história das três crianças serão muito mais significativas.

Vamos explorar as melhores coisas para fazer em Fátima :

1. Santuário de Fátima

 

Para muitos católicos, ficar nesta gigantesca praça pode ser uma ambição para toda a vida.

Para todos os outros, ainda é algo que você precisa fazer, para avaliar o incrível tamanho deste lugar e compreender o que faz tantas pessoas marcarem.

Em cada extremidade da praça estão as duas basílicas de Fátima, e há um grande crucifixo moderno em frente ao mais novo dos dois no lado sul.

A vista mais fascinante está voltada para o declive em direção ao santuário mais antigo, que é alado por uma colunata.

Se há um melhor momento para vir, é em torno do dia 13 de cada mês de maio a outubro, quando há "grandes" e "menores" peregrinações ao santuário.

2. Basílica de Nossa Senhora do Rosário

 

Foi apenas uma década após as aparições que a construção começou nesta igreja com arquitetura Neo-barroca.

É no local onde se diz que os jovens pastores viram o brilho de Maria, que de início confundiram com uma tempestade.

O arquiteto era o holandês Gerardus Samuel van Krieken, e quando a igreja foi finalmente concluída e consagrada, foi concedido o status de basílica menor pelo papa Pio XII. Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto estão em ambos os lados do transepto.

Também no pórtico na entrada é um mosaico trabalhado no Vaticano e mostrando a Santíssima Trindade coroando Maria.

 

3. Capela das Aparições

 

O primeiro local de culto fundado em Fátima depois dos avistamentos foi esta simples capela, completada dois anos depois em 1919. Foi construída para satisfazer o suposto pedido que Maria deu aos três pastores e está agora alojado num edifício moderno maior com fileiras de bancos para os devotos.

A estátua de Nossa Senhora está no local exato da azinheira onde Maria foi vista e está em uma caixa de vidro em frente à capela.

A própria árvore logo desapareceu quando seus galhos e tronco se tornaram relíquias religiosas.

4. Basílica da Santíssima Trindade

 

Em meados do século XX, a popularidade de Fátima explodiu e os planos estavam em andamento para uma segunda basílica, muito maior, desde os anos 50.

Este projeto foi finalmente realizado nos anos 2000 e foi liderado pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis.

Como muitos de Fátima, os não-cristãos irão apreciar este edifício minimalista pela sua vertiginosa sensação de escala.

Pode acomodar mais de 8.633 fiéis, tem obras magníficas de arte litúrgica, bem como salas de oração menores em seu porão.

Note as grandes portas e painéis de bronze do artista português Pedro Calapez e a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com três metros de altura e em forma de mármore de Carrara.

5. Grutas da Moeda

 

Em uma abordagem diferente, essas cavernas maravilhosas foram descobertas por acidente em 1971, quando dois caçadores perseguiram uma raposa por um buraco e se viram cercados por concreções sobrenaturais.

Há dez câmaras individuais, cada uma com rochas calcárias, formadas por água corrente ao longo de milhões de anos, e que receberam nomes religiosos em homenagem a Fátima.

A rede continua por mais de 350 metros, e é um dia refrescante no verão, já que as cavernas têm uma temperatura constante de 18 ° C. O centro de interpretação oferece algumas informações geológicas sobre as cavernas e possui uma exibição de minerais e fósseis jurássicos.

 

6. Casa Jacinta e Francisco Marto

 

Os três pastores viviam na pequena aldeia de Aljustrel, a um quilómetro ou dois do santuário de Fátima.

Você poderia dirigir, pegar o trem turístico ou até mesmo andar na Via Sacra, se você quiser.

As pessoas fazem a viagem para ver a casa humilde que o irmão e a irmã, Jacinta e Francisco Marto, partilhavam com os pais e outros três irmãos.

Foi aqui em 1919 e 1920 que Francisco e depois Jacinta morreram durante a epidemia de gripe após a Primeira Guerra Mundial.

Independentemente de seus pensamentos sobre religião, você ainda pode entender o estilo de vida na região na época, e também é um sentimento especial saber que você está na casa de dois santos, mesmo que suas vidas curtas tenham sido difíceis.

7. Santuário de Valinhos

 

A rota que os três pastores levaram de Aljustrel para o local das aparições na Cova da Iria foi transformada numa “Via Sacra” na segunda metade do século XX.

Há um caminho pavimentado através de oliveiras idílicas e azinheiras, com 14 paragens, cada uma para uma estação da cruz.

Tudo termina com uma 15ª estação, a Capela de Santo Estêvão, para representar a ressurreição.

Como o resto da Via Sacra, esta foi financiada por católicos húngaros, incapazes de praticar sua religião em seu próprio país durante a Guerra Fria.

8. Casa de Lúcia

 

Enquanto estiver em Aljustrel poderá também fazer uma pausa na casa da outra jovem pastora, Lúcia de Jesus dos Santos.

Ela era prima dos irmãos Marto e sobreviveu à epidemia de gripe para se tornar freira e viver até os 97 anos de idade, morrendo em 2005. Como ela morreu recentemente, Lúcia ainda está no processo de se tornar santa. canonização pelo Papa Bento em 2008. Como a casa de seus parentes, a casa de Lúcia funciona melhor para os não-católicos como uma visão da vida rural em Portugal há um século.

A mobília e poucos pertences são todos originais, incluindo um frágil tear de madeira.

9. Museu de Cera

 

Uma que você viu nas igrejas, capelas e casas das crianças em Fátima, há uma infinidade de atrações e lojas de presentes.

Um dos melhores destes é este museu de cera, que é mais de bom gosto do que você poderia esperar.

Utilizando 31 quadros realistas, o museu apresenta a história das Aparições de Fátima, contexto histórico e impacto cultural.

Você também receberá um contexto sobre a cristandade de 1917 e sairá um pouco mais informado sobre o fenômeno de Fátima.

10. Igreja Paroquial de Fátima

 

Uma parada em movimento em Fátima é a igreja paroquial que aqui muito antes das aparições.

Com um estilo renascentista discreto, remonta pelo menos aos anos 1500, mesmo que tenha sofrido muitas reconstruções desde os avistamentos.

O mais recente deles aconteceu no ano 2000, quando Jacinta e Francisco foram canonizados.

Dentro você pode encontrar a fonte onde os três pastores foram batizados.

O grande cemitério em frente acrescenta alguma solenidade extra, e foi aqui que Jacinta e Francisco foram enterrados antes de serem transferidos para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

 

11. Museu Vida de Cristo

 
 
Também muito mais do que uma armadilha para turistas, este museu construído para o efeito é dotado de mais de 200 figuras de cera de alta qualidade que contam a vida de Cristo.

Esses personagens são organizados em 33 cenas diferentes, desde a anunciação de Cristo antes de seu nascimento até sua ascensão após sua ressurreição.

O museu foi inaugurado em 2007 e é o único do gênero no mundo.

Para os visitantes seculares, há muito o que admirar na arquitetura moderna do museu e no nível de cuidado e mão de obra que entrou em cada quadro.

12. Ourém

 

Você pode estar pronto para um descanso da devoção religiosa de Fátima e, nesse caso, a sede do município fica a apenas 10 quilômetros de distância.

Ourém é uma cidade antiga e fascinante governada por um castelo no topo de uma colina em um gradiente quase absurdo.

A primeira regra de Ourém é usar sapatos sensatos para percorrer os becos e escadas do bairro antigo.

Todo o esforço compensa quando você se depara com pontos de vista que podem derrubá-lo, e a luxuosa casa dos Condes de Ourém.

Este foi transformado em um palácio de prazer High Gothic no século 15 e se eleva no ponto mais alto, em uma praça a centenas de metros acima do nível do mar.

13. Viagens de um dia

 
 
Para a natureza, você pode se aventurar no sul, onde o campo se torna dramático na Serra de Aire.

Este é um parque natural com trilhas para caminhada através de profundos vales de calcário e minas abandonadas há muito tempo.

As cavernas de Mira de Aire, a 15 km de distância, são os primeiros de muitos sistemas subterrâneos.

Um espectáculo de um tipo diferente está à mão na Batalha, onde existe um mosteiro medieval listado pela UNESCO.

A pedra neste monumento está fora deste mundo e merece o máximo de tempo que você puder pagar.

Não perca a capela inacabada e os túmulos de João I, Filipa de Lancaster, e seus filhos, pioneiros da Era dos Descobrimentos.

14. Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio de Ourém-Torres Novas

 

Fátima está a uma distância do que pode ser o principal sítio paleontológico de Portugal.

Em uma antiga pedreira na Serra de Aire está o conjunto mais antigo e mais longo de pegadas saurópodes encontradas em qualquer parte da Terra.

Os saurópodes eram algumas das maiores criaturas que percorreram o planeta, com corpos e caudas longos e cabeças pequenas.

Suas pegadas neste local têm cerca de 175 milhões de anos e estão situadas em calcário que há muito tempo era uma lagoa lamacenta.

As melhores pegadas estão em uma pista que dura 147 metros, tão detalhadas que os paleontólogos puderam tirar novas conclusões e propor teorias sobre a anatomia e o comportamento dos animais.

15. Culinária

 

 

Se você tiver a chance de jantar em um restaurante tradicional em Fátima, as receitas locais voltarão antes dos dias dos três pastores.

As refeições precisavam ser preenchidas e aproveitar ao máximo o que quer que viesse à mão.

Assim, o pão que sobrou foi reutilizado para preparações como migas, nas quais seria frito com repolho e chouriço.

Há muitas sopas da velha escola (sopas do verde) usando todos os ingredientes estavam disponíveis no momento.

Em ocasiões especiais, o sangue de animais recém-abatidos seria usado para engrossar o caldo.

Um pouco mais apetitoso é o cozido de cordeiro, em que a carne é marinada durante a noite em páprica e alho.