O jornal americano USA Today considerou o Mercado do Livramento, em Setúbal, como um dos melhores do mundo, entre o de Tóquio ou o de Brooklin.
Conheça os números deste mercado, um dos mais conhecidos no país pelas bancas de peixe - fresco e muito variado.
6000 metros quadrados é a área total de implantação
1876 é a data de fundação do Mercado do Livramento
132 bancas com várias atividades comerciais
125 produtores inscritos nas vendas e 44 lojas nos pisos térreo e superior
24 metros de comprimento na nova área técnica
Conhecido pelas suas bancas de peixe sempre fresco, o Mercado do Livramento foi considerado, em 2015, pelo jornal americano USA Today um dos melhores mercados de peixe do mundo. Além do peixe, no mercado – ou praça, como é conhecido entre os setubalenses encontra-se também produtos hortícolas, ervas aromáticas e produtos regionais, como o vinho, o mel, várias qualidades de pão e artesanato local.
Todos os dias o mercado é procurado por turistas, que vêm não só pelos produtos, mas também para fotografar o painel de azulejos novecentista, com mais de cinco mil peças, que retrata cenas da vida quotidiana. O primeiro edifício do Mercado do Livramento foi inaugurado em 1876, sendo substituído por outra construção, em 1930.
A publicação destaca que Setúbal é“uma área com uma grande tradição de pesca e sublinha que, naquele mercado, a estrela é a sardinha. Chegam mesmo a recordar que Portugal consome 13 sardinhas por segundo no mês de junho, mês das festas populares de St. António, S. João e S. Pedro.
A decoração do Livramento, único mercado português em destaque, também não escapou ao USA Today. Referem as paredes, cobertas pelos “chamados azulejos”, que retratam cenas da vida quotidiana, “como a pesca ou a agricultura”. No mercado premiado estão 5700 peças de azulejos.