A partir desse dia, e até 15 de setembro, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, o acesso às praias da Arrábida vai ser restrito.

O troço de estrada entre a Figueirinha e o Creiro estará encerrado, nos dois sentidos do trânsito, todos os dias, entre as 8h00 e 20h00. Nessas alturas, apenas é permitida a passagem de transportes públicos, veículos de emergência e residentes.

Em alternativa, pode sempre utilizar os parques de estacionamento da praia da Figueirinha ou do Creiro. Só que estes são pagos. Entre as 8h00 e as 19h, paga 40 cêntimos por 1 hora, durante a semana, e 60 cêntimos ao fim de semana.

 

Isto quer dizer que, a partir do momento em que esteja esgotada a capacidade de estacionamento junto das praias, está prevista a proibição de circulação de carros entre a praia da Figueirinha e o Creiro.Apenas será permitida a passagem a transportes públicos, veículos de emergência e residentes.

Segundo o jornal “Setúbal Mais“, para quem conseguir um lugar, entre as 8 e as 19 horas, será cobrado um valor. Em junho e setembro, cada fração de 15 minutos custará 40 cêntimos durante a semana e 60 cêntimos ao fim de semana. Em julho e agosto, os preços são de 80 cêntimos e 1€, respetivamente. No entanto, haverá um vai-vem gratuito, a cada 20 minutos, entre a Figueirinha e o Creiro.

Já nos meses de julho e agosto, durante a semana pagará 80 cêntimos e um euro ao fim de semana.

Interdito ao trânsito automóvel, neste caso entre as 8h00 e as 19h00, está também o troço a partir do cruzamento de acesso ao Portinho da Arrábida, sendo, contudo, permitida a inversão de marcha junto da Casa do Gaiato, quando esgotada a capacidade da bolsa de estacionamento do Portinho, a qual disponibiliza uma zona para tomada e largada de passageiros.

A circulação de automóveis ligeiros é também condicionada no acesso à Praia de Albarquel, entre as 9h00 e as 18h00, quando esgotada a capacidade do parque de estacionamento existente.

Ao longo da EN379-1, entre a interseção para o Hospital do Outão e após o parque de estacionamento da Figueirinha, e, este ano, também entre o Creiro e o Portinho da Arrábida, são colocadas barreiras físicas nas bermas da estrada de forma a impedir o estacionamento abusivo.

Para garantir o acesso às praias no troço cortado ao trânsito automóvel individual, é mantido o serviço de vaivém gratuito entre a Figueirinha e o Creiro, que inclui paragens em Galapos e Galapinhos, com frequência de vinte em vinte minutos, a funcionar das 9h00 às 19h30.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal