A beleza da sua paisagem, combina com a vegetação natural que se pode observar em toda a extensão da ilha.
Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira que separam o mar da Ria. Não se encontram aqui veículos motorizados, reinando a paz e tranquilidade num ambiente propício a quem pretende descansar num areal espaçoso, banhado por um mar calmo. As suas águas transparentes proporcionam uma visibilidade de cerca de 15 metros, ideal para os praticantes de mergulho.
Na Culatra, antiga povoação piscatória, encontram-se alguns restaurantes especializados no famoso arroz de lingueirão ou na caldeirada, que mistura as muitas variedades de peixe que aqui abundam.
Uma publicação partilhada por Cláudia (@claujour) a29 de Abr, 2019 às 11:17 PDT
A zona ocidental da ilha, também é conhecida como Ilha do Farol. O farol que guia os barcos dá o nome à Praia do Farol. O acesso à ilha é de barco de Faro (apenas durante a época de Verão) e Olhão (durante todo o ano) e tem infra-estruturas básicas. A pequena povoação na ilha consiste de casas de pescadores e alojamento para férias, virados para a ria.
Mais para leste na Ilha da Culatra encontra-se a Praia dos Hangares, o nome provém dos antigos hangares lá existentes para os aviões da Marinha, dos quais ainda se vêm vestígios. Na praia virada para a ria encontra-se outra pequena povoação de casas de pescadores, hoje em dia também usadas para férias.