Tem mais de 500 anos esta é a casa mais antiga de Lisboa


terramoto de Lisboa no dia 1 de Novembro de 1755 foi um dos maiores da história da humanidade e devastou praticamente toda a capital de Portugal. Poucos foram os edifícios que resistiram e os poucos que resistiram foram sendo demolidos ao longo dos anos para dar lugar a construções mais modernas. No entanto, a maioria das casas construídas antes do terramoto que resistiu estão todas no bairro de Alfama. Este bairro medieval (que já foi uma judiaria e uma comunidade piscatória) é o bairro mais antigo da Europa, depois de El Pópulo em Cádis. É uma pequena aldeia ou medina no meio da capital, e uma relíquia dos tempos anteriores ao grande terramoto de 1755.

 

Escapou à catástrofe graças aos seus sólidos alicerces na colina mais alta da cidade, que se estende até ao bairro da Graça. É um bairro para se perder por becos e largos, deixando-se guiar pelos sentidos: vendo estendais nas varandas e fantásticas vistas do Tejo, cheirando peixe a assar na esquina, ouvindo os sons do Fado do interior de um restaurante típico, saboreando pratos tradicionais e tocando em magníficos painéis de azulejos. Este é o bairro mais pitoresco de Lisboa e a verdadeira alma da cidade.

 

 

Na Rua dos Cegos, a S. Tomé, mantém-se uma casa quinhentista, com um ressalto a partir do primeiro andar, característico da época. Estas casas são raras em Lisboa e esta encontrava-se rodeada de muitas outras de vários estilos que foram demolidas por volta da década de 40 do século XX. Na fachada encontra-se um painel de azulejos do século XX em estilo seiscentista. Representa cópia de um frontal de altar seiscentista com uma custódia ladeada por dois anjos com uma figuração simplista emoldurada em moldura geométrica.

 

Os painéis daquela época são pintados por curiosos sem preparação artística sendo os contornos definidos a manganés. É um edifício quinhentista e será provavelmente um dos mais antigos prédios existentes na cidade de Lisboa. Apesar da sua pequena dimensão, marca sem qualquer dúvida o tipicismo da zona onde se encontra, no Bairro de Alfama

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal