Praia da Apúlia Com a beleza dos seus moinhos e de extenso areal esta é a praia mais procurada a Norte de Portugal


As cores são o que mais marcam, numa primeira visita, os olhos de quem lá passa. Porque a Praia da Apúlia é uma praia colorida e bem-disposta, perfeita para quem goste de molhar os pés sem ter de sair muito da zona confortável das casas e das esplanadas. 

A cor que marca a paisagem vem do azul do mar e, principalmente, dos muitos e alinhados toldos que abrigam os veraneantes do calor quando o sol vai alto. Também os barcos, parados junto à praia, no pequeno porto de pesca, trazem mais cor à Praia da Apúlia, decorando-a com tipicidade e tradição, seja a pesca, seja a apanha do sargaço. Os famosos moinhos de vento complementam o postal desta praia e lembram que, aqui, o vento é forte, ainda que as dunas sejam um bom refúgio.

 

Praia da Apúlia

 
Integrada na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, a Praia da Apúlia possui um enorme areal, rodeado por dunas que o protegem dos ventos mais fortes, onde subsistem os antigos moinhos de vento, transformados atualmente em casas de férias.

Muito procurada durante o verão, esta praia possui completas infraestruturas de apoio e é recomendada pelos próprios médicos pela riqueza em iodo. A abundância de algas é uma das características mais marcantes e esteve na origem de uma das figuras mais pitorescas do litoral norte - o Sargaceiro da Apúlia, assim denominado por se dedicar à apanha do sargaço (nome dado às algas), que era utilizado como fertilizante nos campos agrícolas das redondezas.

 

Praia da Apúlia

Características: Praia arenosa extensa, onde surgem alguns afloramentos rochosos a norte. Termina no molhe a Sul. Passadiços em madeira permitem acesso mais fácil ao areal. Moinhos de Vento transformados em habitação a coroar uma antiga duna.
  
Serviços: Parque de estacionamento. Área concessionada. Restaurante. Bar/cafetaria. Balneários. Aluguer de toldos. Chuveiros. Praia vigiada. Primeiros socorros. Área de guarda-sóis. Acesso a cadeiras de rodas.

Acessos: Fácil, com estacionamento próximo e gratuito. Passadiços em madeira à zona concessionada.

Atividades Desportivas / Lazer: Windsurf. Kitesurf. Futebol e voleibol de praia. Pesca desportiva.

Galardões: Possui Bandeira Azul.

Qualidade da Água: Excelente (*) . Temperatura média da água: 19ºC

Localização: Vila de Apúlia, Esposende. 41° 28 57.09" N 8° 46 39.89" O

Observações: (*) Consultar os boletins atualizados (**) Junto à Autoridade Marítima, verificar as zonas e concessões especiais para a prática de atividade.

Turismo em Portugal

Explora restaurantes museus hoteis e muito mais em Portugal