Rua de Belomonte no Centro Histórico do Porto Visita


Implantado em pleno centro histórico da cidade do Porto, junto a um dos muros de suporte da Sé, a Fonte da Rua Escura é uma das principais obras de abastecimento de água à cidade antes do impulso dado pelo Barroco e pelo Neo-clássico dos Almadas no burgo.
A sua construção foi efectuada no século XVII, sobressaindo ainda um claro classicismo no conjunto.

A delimitar a composição vertical, duas pilastras com carátides associadas suportam o friso horizontal superior, decorado com métopas e caneladuras tipicamente maneiristas. Superiormente, o chafariz termina com um coroamento complexo, mais elevedo ao centro para albergar os símbolos das armas reais, solução de cronologia posterior e que contrasta claramente com o produto maneirista inferior. Em baixo, ao centro, duas figuras atlantas suportam a boca do chafariz, composta por uma pequena taça sobrepujada por um pelicano, de cujo furo no peito provinha inicialmente a água.



 

Pitoresca rua

Esta rua pertence ao distrito de São Nícolas. A primeira referência histórica que faz desta rua data de 1503. É uma rua bastante central em declive com o que a vista é muito bonita. Ele começa no tempo São João Novo onde a Igreja do mesmo nome e só perto da Escola Superior de Arte. Nele existem alguns edifícios representativos como o Palácio de Belmonte e alguns estabelecimentos curiosos como hardware antigo armazenar, uma fábrica de vassouras, etc.

 

Historia da rua

A rua de Belomonte aparece referida pela primeira vez numa escritura de 1503, na qual se aforavam trinta varas de chãos ao armeiro Álvaro Gonçalves personagem referido no romance histórico A Última Dona de São Nicolau (1864) de Arnaldo Gama para aí construir cinco moradias.




Pontes de interesse 

Palacete de Belomonte, também conhecido como Casa dos Pacheco Pereira, localizada nos números 43 a 55 da rua, é uma casa apalaçada da primeira metade do século XVIII. Presentemente, está aqui instalado um dos núcleos da Escola Superior Artística do Porto.



No fim de tudo é a Torre dos Clérigos

Porto estreita típica rua, pavimentada com este ar decadente e nostálgico das cidades com final puerto.Al do que é a Torre de Clerigos.en a parte intermédia do mesmo o Belomonte hotel residência digna de ficar lá para os quartos e os cuidados que prestam seus proprietários, dois irmãos encantadores.Tambien é um restaurante na mesma rua famosa pela sua cozinha adaptada aos gostos modernos.






  • Rua de Belomonte no Centro Histórico do Porto Visita


Outros Artigos Populares no Blogue